Liderança intermédia no setor fabril : estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/36491 |
Resumo: | As organizações são diariamente confrontadas com inúmeros desafios, sendo estes cada mais difíceis, complicados e problemáticos. A globalização e transformações económicas, sociais e ambientais obrigam a que haja um novo alinhamento dos objetivos das organizações por forma a conseguirem sobreviver no mercado. Para que as empresas consigam se manter competitivas é também necessário apostarem nos seus líderes e nos seus colaboradores. A liderança tem um papel fundamental no sucesso ou insucesso de uma organização. A liderança, em qualquer patamar da hierarquia da organização, impacta no seu futuro. Os líderes intermédios têm um papel crucial, são o elo de ligação entre a liderança de topo e a restante cadeia. Tendo como principal objetivo analisar os estilos de liderança de líderes intermédios numa organização do setor fabril na região de Viseu, foi desenvolvida uma investigação de tipologia mista, qualitativa e quantitativa, cujos dados foram recolhidos através de um inquérito por entrevista direcionado aos líderes, total de 5, e um inquérito por questionário direcionado aos colaboradores da equipa de cada líder, total de 99. A análise dos dados foi feita recorrendo à estatística descritiva e ao teste de Kruskal-Wallis e teste de Mann-Whitney. Os resultados obtidos mostram que apesar de existirem pequenas divergências na visão do líder tem sobre si e a visão que a equipa tem, estas não são significativas, os estilos de liderança identificados são democrático, autocrático, situacional, transacional e intermédio, para além disso, verificou-se que as variáveis profissionais influenciam mais a perceção que se tem sobre o líder do que as variáveis pessoais. De acordo com os resultados obtidos, consideramos que ao nível empresarial a organização deve apostar na formação dos seus líderes de modo a potenciar um melhor relacionamento entre líder e equipa e um melhor fluxo de comunicação. |
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Liderança intermédia no setor fabril : estudo de casoLiderançaLiderança intermédiaSetor fabrilLeadershipIntermediate leadershipIndustryManufacturing sectorTeamDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoAs organizações são diariamente confrontadas com inúmeros desafios, sendo estes cada mais difíceis, complicados e problemáticos. A globalização e transformações económicas, sociais e ambientais obrigam a que haja um novo alinhamento dos objetivos das organizações por forma a conseguirem sobreviver no mercado. Para que as empresas consigam se manter competitivas é também necessário apostarem nos seus líderes e nos seus colaboradores. A liderança tem um papel fundamental no sucesso ou insucesso de uma organização. A liderança, em qualquer patamar da hierarquia da organização, impacta no seu futuro. Os líderes intermédios têm um papel crucial, são o elo de ligação entre a liderança de topo e a restante cadeia. Tendo como principal objetivo analisar os estilos de liderança de líderes intermédios numa organização do setor fabril na região de Viseu, foi desenvolvida uma investigação de tipologia mista, qualitativa e quantitativa, cujos dados foram recolhidos através de um inquérito por entrevista direcionado aos líderes, total de 5, e um inquérito por questionário direcionado aos colaboradores da equipa de cada líder, total de 99. A análise dos dados foi feita recorrendo à estatística descritiva e ao teste de Kruskal-Wallis e teste de Mann-Whitney. Os resultados obtidos mostram que apesar de existirem pequenas divergências na visão do líder tem sobre si e a visão que a equipa tem, estas não são significativas, os estilos de liderança identificados são democrático, autocrático, situacional, transacional e intermédio, para além disso, verificou-se que as variáveis profissionais influenciam mais a perceção que se tem sobre o líder do que as variáveis pessoais. De acordo com os resultados obtidos, consideramos que ao nível empresarial a organização deve apostar na formação dos seus líderes de modo a potenciar um melhor relacionamento entre líder e equipa e um melhor fluxo de comunicação.Organizations are daily faced with countless imaginable challenges, which are increasingly difficult, complicated, and problematic. Globalization and economic, social, and environmental changes force a new alignment of the organization’s goals, to survive in the global market. For companies to be able to remain competitive it is necessary to bet on their leaders and their employees. Leadership plays a key role in the success or failure of an organization. Leaderships at any level of the organization’s hierarchy impacts the organization’s future. Middle leaders play a crucial role, they are the link between the top leadership and the rest of the chain. Having as main objective to analyze the leadership styles of intermediate leaders in an organization of the manufacturing sector, an investigation of mixed typology, qualitative and quantitative was developed. The data was collected through an interview survey directed to the leaders, total of 5 and questionnaire inquiry directed to the collaborators of the team of each leader, total of 99. Data analysis was performed using descriptive statistics and the Kruskal-Wallis test and Mann-Whitney test. The results obtained show that although there are small divergences in the leader’s view of himself and the vision that the teams have, they are nor significant, furthermore it was found that professional variables influence mora the perception that one has about the leader than the personal variables. According to the results obtained, we believe that, at the business level, the organization should focus on training its leaders to foster a better relationship between leader and team and a better flow of communication.Ribeiro, Célia dos PrazeresPereira, Paulo Jorge de AlmeidaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCosta, Mafalda Correia da2022-01-19T13:14:19Z2021-12-132021-102021-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/36491TID:202839257porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:41:58Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/36491Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:29:39.614886Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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