Pular a cerca : encontros entre a educação visual e o museu de arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Catarina Soares e
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/41862
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019
id RCAP_7066155f1d27668c11b900fb1346289a
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/41862
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Pular a cerca : encontros entre a educação visual e o museu de arteEducação artísticaEducação visualMuseusArte contemporâneaVisita de estudoConstrutivismoFormalismoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019Este relatório reflete o projeto elaborado no contexto da prática pedagógica inerente ao Mestrado em Ensino de Artes Visuais da Universidade de Lisboa que, neste caso, consistiu na criação e desenvolvimento de uma unidade didática no âmbito de Educação Visual, dirigida ao 9º ano do ensino básico, na Escola Básica e Secundária de Carcavelos, e implementada no 3º período de 2018/2019. Decorreu em dezasseis tempos letivos, que incluíram uma visita de estudo à coleção moderna do Museu Gulbenkian. Aglomera três temas, presentes nos conteúdos curriculares definidos pelos documentos oficiais que regem a disciplina: museus, arte contemporânea e cor/luz. A intenção que motivou e orientou este trabalho foi, não só a de tornar aplicáveis à realidade extraescolar alguns dos conteúdos previstos no programa de Educação Visual e lecionados em sala de aula, mas também que essa aplicabilidade fosse sentida pelos alunos de forma imediata, por ocasião da experiência proporcionada através da visita orientada ao museu. Para a maioria dos alunos, o 9º ano representa o fim da formação em artes visuais, em contexto escolar, pelo que se pretendeu promover o valor da visita a um museu e, especificamente, da apreciação da obra de arte, como possível fator de continuidade da relação dos alunos com as artes visuais, ao longo das suas vidas e de forma emancipada. Na esperança de contribuir para o desenvolvimento global dos alunos, defende-se o potencial do recurso a instituições culturais para o exercício de uma cidadania participativa e para um saudável sentido de pertença à sociedade. O presente relatório está estruturado em três partes. Para a fundamentação dos objetivos e práticas que caracterizam o projeto, percorreram-se as teorias educacionais que melhor as enquadram e reforçam. Com o intuito de clarificar o contexto em que a ação decorreu apresentam-se as duas instituições envolvidas, escola e museu, e as características da relação que tipicamente estas instituições estabelecem. A terceira parte ocupa-se da descrição e análise de todo o processo de criação, desenvolvimento e implementação da unidade didática “Cor e luz na arte contemporânea – Museus, para que vos quero?” Foi possível aferir, pelos resultados comparativos dos inquéritos aplicados no início e no fim da implementação da unidade didática, que a motivação dos alunos para a apreciação da obra de arte e para o usufruto do museu de arte aumentou significativamente. Desenvolveram também competências para a leitura da obra de arte, adquiriram conhecimentos sobre arte contemporânea e transformaram as conceções que traziam de museu para outras, mais positivas, reconhecendo as possibilidades e benefícios do usufruto do museu de arte enquanto espaço de aprendizagem e de lazer.This report reflects the project developed in the context of the pedagogical practice inherent to the Master's Degree in Visual Arts Teaching at the University of Lisbon, which, in this particular case, has consisted in the creation and development of a didactic unit within the scope of Visual Education discipline, designed for the 9th grade of basic education, at the Escola Básica e Secundária de Carcavelos, and implemented in the 3rd period of 2018/2019 academic year. It took place during sixteen lessons, which included a study visit to the modern collection of the Gulbenkian Museum. This project congregates three themes that are present in the curricular contents defined by the official documents that rule the discipline: museums, contemporary art and color/light. The purpose and motivation that guided this work was, not only, to make applicable to the extracurricular reality some of the contents foreseen in the Visual Education programme and taught in the classroom, but also that this applicability was felt by students immediately, on the occasion of the experience provided through the guided visit to the museum. For the majority of students, the 9th grade usually represents the end of training in visual arts, in a school context, so it was intended to promote the value of the visit to a museum and, specifically, the appreciation of the work of art, as a possible factor of continuity in the relationship of students with the visual arts, throughout their lives and in an emancipated way. In the hope of contributing to the overall development of students, the potential of resorting to cultural institutions for the exercise of participatory citizenship and for a healthy sense of belonging to society is defended. This report is structured in three parts. In the first part we substantiate the objectives and practices that characterize the project, the educational theories that best frame and reinforce them were explored. The second part intends to clarify the context in which the action took place, the two institutions involved, school and museum, and the characteristics of the relationship that these institutions typically establish are presented. The third part is the description and analysis of the whole process of creation, development and implementation of the didactic unit "Color and light in contemporary art - Museums, what do I want you for?". It was possible to assess, from the comparative results of the surveys applied at the beginning and at the end of the implementation of the didactic unit that the students motivation for the appreciation of the work of art and for the enjoyment of the art museum has increased significantly. They also developed skills for reading the work of art, acquired knowledge about contemporary art and transformed the conceptions they brought from museum to others, more positive, recognizing the possibilities and benefits of using the art museum as a space for learning and leisure.Sousa, Ana Isabel Tudela de, 1980-Repositório da Universidade de LisboaSá, Catarina Soares e2020-02-17T14:55:59Z20192019-10-082019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/41862TID:202380327porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:41:30Zoai:repositorio.ul.pt:10451/41862Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:55:03.354344Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pular a cerca : encontros entre a educação visual e o museu de arte
title Pular a cerca : encontros entre a educação visual e o museu de arte
spellingShingle Pular a cerca : encontros entre a educação visual e o museu de arte
Sá, Catarina Soares e
Educação artística
Educação visual
Museus
Arte contemporânea
Visita de estudo
Construtivismo
Formalismo
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Pular a cerca : encontros entre a educação visual e o museu de arte
title_full Pular a cerca : encontros entre a educação visual e o museu de arte
title_fullStr Pular a cerca : encontros entre a educação visual e o museu de arte
title_full_unstemmed Pular a cerca : encontros entre a educação visual e o museu de arte
title_sort Pular a cerca : encontros entre a educação visual e o museu de arte
author Sá, Catarina Soares e
author_facet Sá, Catarina Soares e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Ana Isabel Tudela de, 1980-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá, Catarina Soares e
dc.subject.por.fl_str_mv Educação artística
Educação visual
Museus
Arte contemporânea
Visita de estudo
Construtivismo
Formalismo
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação artística
Educação visual
Museus
Arte contemporânea
Visita de estudo
Construtivismo
Formalismo
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-10-08
2019-01-01T00:00:00Z
2020-02-17T14:55:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/41862
TID:202380327
url http://hdl.handle.net/10451/41862
identifier_str_mv TID:202380327
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134490999652352