Validação do profile of emotional competence-short form (S-PEC) em estudantes do ensino superior
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/4490 |
Resumo: | A competência emocional (CE) tem vindo a ser identificada como relevante para o desenvolvimento pessoal e interpessoal e ajustamento psicológico dos estudantes de Ensino Superior (ES), nomeadamente na transição para o mundo profissional. No entanto, são ainda poucos os estudos de validação de instrumentos de avaliação da CE em contexto de ES. Este estudo procurou adaptar e validar o Profile of Emotional Competence - Short Form (S-PEC), um instrumento recente de avaliação psicológica da CE, junto de um grupo de estudantes (N = 652, M = 21.11; DP = 2.41, 68 % do género feminino), do 1º e 2º ciclo de ES. O grupo foi dividido em duas subamostras, junto das quais foram exploradas as propriedades psicométricas dos resultados de avaliação (sensibilidade, fiabilidade e validade). Os resultados da análise fatorial exploratória identificaram as dimensões esperadas de Compreensão, Identificação, Regulação, Utilização e Expressão/Escuta das Emoções, quer para a competência intrapessoal, quer interpessoal. Foram encontrados indicadores de satisfatória fiabilidade através do método de consistência interna. Os resultados mostraram ainda evidências de validade convergente, nomeadamente na relação com variáveis de ajustamento psicológico (bem-estar, satisfação com a vida e stress percebido) e variáveis relevantes para a preparação para o mercado de trabalho (perceção de empregabilidade, competências interpessoais e envolvimento na carreira). O S-PEC revela-se, assim, como uma medida de autorrelato útil para a avaliação breve e confiável da perceção da CE em contexto académico. Discutem-se implicações dos resultados para a investigação e intervenção, nomeadamente para o treino da CE em estudantes do ES.. |
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Validação do profile of emotional competence-short form (S-PEC) em estudantes do ensino superiorCompetência emocionalAvaliação psicológicaPropriedades psicométricasEnsino superiorA competência emocional (CE) tem vindo a ser identificada como relevante para o desenvolvimento pessoal e interpessoal e ajustamento psicológico dos estudantes de Ensino Superior (ES), nomeadamente na transição para o mundo profissional. No entanto, são ainda poucos os estudos de validação de instrumentos de avaliação da CE em contexto de ES. Este estudo procurou adaptar e validar o Profile of Emotional Competence - Short Form (S-PEC), um instrumento recente de avaliação psicológica da CE, junto de um grupo de estudantes (N = 652, M = 21.11; DP = 2.41, 68 % do género feminino), do 1º e 2º ciclo de ES. O grupo foi dividido em duas subamostras, junto das quais foram exploradas as propriedades psicométricas dos resultados de avaliação (sensibilidade, fiabilidade e validade). Os resultados da análise fatorial exploratória identificaram as dimensões esperadas de Compreensão, Identificação, Regulação, Utilização e Expressão/Escuta das Emoções, quer para a competência intrapessoal, quer interpessoal. Foram encontrados indicadores de satisfatória fiabilidade através do método de consistência interna. Os resultados mostraram ainda evidências de validade convergente, nomeadamente na relação com variáveis de ajustamento psicológico (bem-estar, satisfação com a vida e stress percebido) e variáveis relevantes para a preparação para o mercado de trabalho (perceção de empregabilidade, competências interpessoais e envolvimento na carreira). O S-PEC revela-se, assim, como uma medida de autorrelato útil para a avaliação breve e confiável da perceção da CE em contexto académico. Discutem-se implicações dos resultados para a investigação e intervenção, nomeadamente para o treino da CE em estudantes do ES..Emotional competence (EC) has been identified as relevant for the personal and interpersonal development and psychological adjustment of higher education (HE) students, particularly in the transition to the professional world. However, there are still few validation studies of EC assessment instruments in a HE context. This study aimed at adapting and validating the Profile of Emotional Competence - Short Form (S-PEC), a recent instrument for psychological assessment of EC among a group of students (N = 652, M = 21.11; SD = 2.41, 68% female) in the 1st and 2nd cycle of BS. The group was divided into two sub-samples, with which the psychometric properties of the assessment results (sensitivity, reliability, and validity) were explored. The results of the exploratory factor analysis identified the expected dimensions of Understanding, Identifying, Regulating, Using, and Expressing/Listening to Emotions for both intrapersonal and interpersonal competence. Indicators of satisfactory reliability were found using the internal consistency method. The results also showed evidence of convergent validity, namely in relation to psychological adjustment variables (well-being, life satisfaction and perceived stress) and variables relevant to preparing for the job market (perceived employability, interpersonal skills and career involvement). S-PEC thus proves to be a useful self-report measure for the brief and reliable assessment of perceived EC in an academic context. Implications of the results for research and intervention, particularly for EC training in ES students, are discussed.2022-09-27T14:06:11Z2022-09-23T00:00:00Z2022-09-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/4490porMoreira, Inês da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:13:10ZPortal AgregadorONG |
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A competência emocional (CE) tem vindo a ser identificada como relevante para o desenvolvimento pessoal e interpessoal e ajustamento psicológico dos estudantes de Ensino Superior (ES), nomeadamente na transição para o mundo profissional. No entanto, são ainda poucos os estudos de validação de instrumentos de avaliação da CE em contexto de ES. Este estudo procurou adaptar e validar o Profile of Emotional Competence - Short Form (S-PEC), um instrumento recente de avaliação psicológica da CE, junto de um grupo de estudantes (N = 652, M = 21.11; DP = 2.41, 68 % do género feminino), do 1º e 2º ciclo de ES. O grupo foi dividido em duas subamostras, junto das quais foram exploradas as propriedades psicométricas dos resultados de avaliação (sensibilidade, fiabilidade e validade). Os resultados da análise fatorial exploratória identificaram as dimensões esperadas de Compreensão, Identificação, Regulação, Utilização e Expressão/Escuta das Emoções, quer para a competência intrapessoal, quer interpessoal. Foram encontrados indicadores de satisfatória fiabilidade através do método de consistência interna. Os resultados mostraram ainda evidências de validade convergente, nomeadamente na relação com variáveis de ajustamento psicológico (bem-estar, satisfação com a vida e stress percebido) e variáveis relevantes para a preparação para o mercado de trabalho (perceção de empregabilidade, competências interpessoais e envolvimento na carreira). O S-PEC revela-se, assim, como uma medida de autorrelato útil para a avaliação breve e confiável da perceção da CE em contexto académico. Discutem-se implicações dos resultados para a investigação e intervenção, nomeadamente para o treino da CE em estudantes do ES.. |
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