A (co)avaliação em sala de aula: importância e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Micaela Alexandra Glória da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/6684
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_70a8a2ae06ae26482f89fcc16d9c8299
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/6684
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A (co)avaliação em sala de aula: importância e desafios(Co)avaliaçãoGestão curricularDiferenciação pedagógicaPIT1º CEBRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágio(Co)evaluationCurricular managementPedagogic differentiationMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoO presente projeto de investigação possui como desígnio principal perceber o valor da avaliação formativa, nomeadamente da (co)avaliação - estabelecida entre os pares (alunos) e o docente responsável pelo grupo -, que surge através da partilha da avaliação defendida e praticada pela equipa docente. Esta perspetiva de trabalho preconiza uma gestão curricular adequada, centrada na especificidade do grupo, fomentando a diferenciação pedagógica e a partilha de aprendizagens de forma pluridimencional (professor-aluno, aluno-professor e aluno-aluno), num ato de comunicação reflexivo e democrático. Para tal, recorreu-se à utilização do Plano Individual de Trabalho (PIT), instrumento de organização do estudo autónomo do Movimento da Escola Moderna, e respetivos mapas de registo e à realização de um momento semanal (Conselho de Cooperação Educativa) do qual emergem diversas funções, como a de regulação de percursos de aprendizagem, centrada na avaliação do PIT e sua programação. Este trabalho centra-se numa abordagem qualitativa próxima da investigação-ação, tendo a recolha de dados sido realizada através da observação participante, inquérito por entrevista e análise de documentos. O trabalho foi desenvolvido com uma turma de 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) que funcionou com dois níveis de ensino (2º e 3º anos de escolaridade). Como principal resultado poder-se-á destacar o facto de os momentos avaliativos cooperados serem impulsionadores do desenvolvimento de competências transversais como a comunicação, autonomia, reflexão e colaboração e fomentarem a tomada de consciência das dificuldades individuais, contribuindo para a sua supressão.The present investigation has as its main goal to perceive the value of formative evaluation, namely (co)evaluation - established between the peers (students) and the teacher responsible for the group - which emerges through the sharing of the evaluation defended and practiced by the teaching team. This same evaluation stands for an adequate curricular management focused on the group specificity, giving way to pedagogic differentiation and the sharing of learning experiences through pluridimensional relationships (teacher-student; student-teacher; and student-student), in an act of communication but at the same time reflective and democratic. To this end, it was used the PIT, an instrument of organization of the independent studying and its respective recording maps and the creation of a weekly moment (CCE), from which several functions emerge, like the regulation of learning tracks, centered on evaluating PIT and its programming. This paper is centered on a qualitative approach close to investigation-action, in which the data collection was made through participant's observation, survey by interview and document analysis. This study was developed with a 1º Cycle of Basic Education class (CEB) that functioned with two grading levels (2º and 3º grades). The main result obtained was the fact the cooperative evaluation moments were stimulators of the development of transversal abilities, mainly communication, autonomy, reflection and collaboration but also to promote the realization of individual difficulties, making suppression possible.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalPinto, JorgeRepositório ComumSilva, Micaela Alexandra Glória da2014-08-27T08:42:40Z2014-022014-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/6684TID:201683563porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:50:51Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/6684Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:06:53.319486Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A (co)avaliação em sala de aula: importância e desafios
title A (co)avaliação em sala de aula: importância e desafios
spellingShingle A (co)avaliação em sala de aula: importância e desafios
Silva, Micaela Alexandra Glória da
(Co)avaliação
Gestão curricular
Diferenciação pedagógica
PIT
1º CEB
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
(Co)evaluation
Curricular management
Pedagogic differentiation
title_short A (co)avaliação em sala de aula: importância e desafios
title_full A (co)avaliação em sala de aula: importância e desafios
title_fullStr A (co)avaliação em sala de aula: importância e desafios
title_full_unstemmed A (co)avaliação em sala de aula: importância e desafios
title_sort A (co)avaliação em sala de aula: importância e desafios
author Silva, Micaela Alexandra Glória da
author_facet Silva, Micaela Alexandra Glória da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, Jorge
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Micaela Alexandra Glória da
dc.subject.por.fl_str_mv (Co)avaliação
Gestão curricular
Diferenciação pedagógica
PIT
1º CEB
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
(Co)evaluation
Curricular management
Pedagogic differentiation
topic (Co)avaliação
Gestão curricular
Diferenciação pedagógica
PIT
1º CEB
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
(Co)evaluation
Curricular management
Pedagogic differentiation
description Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-27T08:42:40Z
2014-02
2014-02-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/6684
TID:201683563
url http://hdl.handle.net/10400.26/6684
identifier_str_mv TID:201683563
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135324636446720