Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária da Lousã junto da turma 10ºC no ano letivo 2020/2021. Estudo da perceção dos alunos sobre a intervenção do professor no contexto de aula: Evolução ao longo do ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Madeira, João Gonçalo Amaral
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/97409
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_711fc8b0914be4ffb17a19f4b7f46784
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/97409
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária da Lousã junto da turma 10ºC no ano letivo 2020/2021. Estudo da perceção dos alunos sobre a intervenção do professor no contexto de aula: Evolução ao longo do anoPedagogical internship report developed at Escola Secundária da Lousã with the 10ºC class in the 2020/2021 school year. Study of students' perception of teacher intervention in the classroom context: Evolution throughout the yearEstágio PedagógicoEducação FísicaIntervenção PedagógicaPlaneamentoRealizaçãoPedagogical InternshipPhysical EducationPedagogical InterventionPlanningAchievementRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO presente relatório está inserido no âmbito da unidade curricular de Estágio Pedagógico do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Foi desenvolvido na Escola Secundária da Lousã, junto da turma C do 10º ano de escolaridade. Através deste, é pretendido descrever todas as vivências obtidas ao longo deste ano letivo, assim como, todos os conhecimentos adquiridos. Esta etapa representou a transição da teoria para a prática, isto é, a mudança da posição de aluno para professor em contexto real, onde aplicámos as aprendizagens obtidas ao longo de todo o nosso percurso académico. Neste relatório será apresentado planeamento, a posterior realização e a avaliação das práticas realizadas, mas também, todas as decisões, adaptações, dificuldades e sucessos vividos ao longo do Estágio Pedagógico, havendo sempre uma análise refletida de todo o processo. Neste sentido, o presente documento está dividido em três capítulos. No primeiro é apresentado o contexto da prática pedagógica onde foi realizado o estágio. No segundo, serão descritas as atividades de ensino aprendizagem, as atividades de organização e gestão escolar, os projetos e parcerias educativas e a atitude ético-profissional. O terceiro e último capítulo, será alusivo ao estudo desenvolvido ao longo do ano letivo, na turma em que estivemos a lecionar, investigação essa sobre a perceção dos alunos acerca da evolução da intervenção pedagógica do professor ao longo do ano letivo.This report is part of the Pedagogical Internship course unit of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education at the Faculty of Sport Sciences and Physical Education at the University of Coimbra. It was developed at Escola Secundária da Lousã, with the C class of the 10th grade. Through this, it is intended to describe all the experiences gained throughout this school year, as well as all the knowledge acquired. This stage represented the transition from theory to practice, that is, the change from the position of student to teacher in a real context, where we applied the learning obtained throughout our academic path. In this report, planning, the subsequent implementation and evaluation of the practices carried out will be presented, as well as all the decisions, adaptations, difficulties and successes experienced during the Pedagogical Internship, always having a reflected analysis of the entire process. In this sense, this document is divided into three chapters. The first presents the context of the pedagogical practice where the internship was carried out. In the second, teaching-learning activities, school organization and management activities, educational projects and partnerships, and the ethical-professional attitude will be described. The third and last chapter will allude to the study developed throughout the school year, in the class we were teaching, an investigation on the perception of students about the evolution of the teacher's pedagogical intervention throughout the school year.2021-07-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/97409http://hdl.handle.net/10316/97409TID:202809331porMadeira, João Gonçalo Amaralinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T04:46:34Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/97409Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:15:27.882122Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária da Lousã junto da turma 10ºC no ano letivo 2020/2021. Estudo da perceção dos alunos sobre a intervenção do professor no contexto de aula: Evolução ao longo do ano
Pedagogical internship report developed at Escola Secundária da Lousã with the 10ºC class in the 2020/2021 school year. Study of students' perception of teacher intervention in the classroom context: Evolution throughout the year
title Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária da Lousã junto da turma 10ºC no ano letivo 2020/2021. Estudo da perceção dos alunos sobre a intervenção do professor no contexto de aula: Evolução ao longo do ano
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária da Lousã junto da turma 10ºC no ano letivo 2020/2021. Estudo da perceção dos alunos sobre a intervenção do professor no contexto de aula: Evolução ao longo do ano
Madeira, João Gonçalo Amaral
Estágio Pedagógico
Educação Física
Intervenção Pedagógica
Planeamento
Realização
Pedagogical Internship
Physical Education
Pedagogical Intervention
Planning
Achievement
title_short Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária da Lousã junto da turma 10ºC no ano letivo 2020/2021. Estudo da perceção dos alunos sobre a intervenção do professor no contexto de aula: Evolução ao longo do ano
title_full Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária da Lousã junto da turma 10ºC no ano letivo 2020/2021. Estudo da perceção dos alunos sobre a intervenção do professor no contexto de aula: Evolução ao longo do ano
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária da Lousã junto da turma 10ºC no ano letivo 2020/2021. Estudo da perceção dos alunos sobre a intervenção do professor no contexto de aula: Evolução ao longo do ano
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária da Lousã junto da turma 10ºC no ano letivo 2020/2021. Estudo da perceção dos alunos sobre a intervenção do professor no contexto de aula: Evolução ao longo do ano
title_sort Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária da Lousã junto da turma 10ºC no ano letivo 2020/2021. Estudo da perceção dos alunos sobre a intervenção do professor no contexto de aula: Evolução ao longo do ano
author Madeira, João Gonçalo Amaral
author_facet Madeira, João Gonçalo Amaral
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Madeira, João Gonçalo Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Educação Física
Intervenção Pedagógica
Planeamento
Realização
Pedagogical Internship
Physical Education
Pedagogical Intervention
Planning
Achievement
topic Estágio Pedagógico
Educação Física
Intervenção Pedagógica
Planeamento
Realização
Pedagogical Internship
Physical Education
Pedagogical Intervention
Planning
Achievement
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/97409
http://hdl.handle.net/10316/97409
TID:202809331
url http://hdl.handle.net/10316/97409
identifier_str_mv TID:202809331
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134051545645056