Relatório de estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Inês Vaz do Rego Pacheco
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/11540
Resumo: Para a grande maioria dos professores, tornarem-se melhores profissionais passa pelo alcance máximo de sucesso pelos seus alunos (Guskey, 2002), sendo este o principal foco deste relatório. A interligação entre as quatro áreas de intervenção do estágio pedagógico, permite potencializar cada uma. A reflexão sobre o desenvolvimento pessoal e profissional enquanto professora estagiária tendo em conta um sentimento de auto-eficácia positivo (Jardim & Onofre, 2009) e uma inteligência emocial (Mouton, Hansenne, Delcour & Coles, 2013) foi fundamental para contribuir para uma gestão correta da sala de aula através do modelo ecológico (Hastie e Siedentop, 1999) em conjunto com as 4 dimensões de uma intervenção pedagógico de sucesso (Sidentop, 1983; citado por Onofre, 1995). Tornando-se essencial entender a evolução e as diferenças entre os alunos por ser o centro do processo de ensino-aprendizagem. Assim, o trabalho do professor, começa muito antes do espaço de sala de aula (Fentermacher & Soltis, 1986). A comunidade escolar da Escola Secundária José Gomes Ferreira, compreende que a disciplina tem benefícios educacionais, mas nem sempre a consegue suportar. Assim, é necessário promover experiências positivas no 1º ciclo, de forma a desenvolver atitudes positivas face à Educação Física.
id RCAP_7123c089350c0559a68b32025833cd24
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/11540
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio realizado na Escola Secundária José Gomes FerreiraProfessor estagiárioGestão da sala de aulaEducação FísicaProcesso de ensino-aprendizagemDesenvolvimento da Educação FísicaFirst year teacherClass managementPhysical EducationTeaching-learning processPhysical education developmentDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoPara a grande maioria dos professores, tornarem-se melhores profissionais passa pelo alcance máximo de sucesso pelos seus alunos (Guskey, 2002), sendo este o principal foco deste relatório. A interligação entre as quatro áreas de intervenção do estágio pedagógico, permite potencializar cada uma. A reflexão sobre o desenvolvimento pessoal e profissional enquanto professora estagiária tendo em conta um sentimento de auto-eficácia positivo (Jardim & Onofre, 2009) e uma inteligência emocial (Mouton, Hansenne, Delcour & Coles, 2013) foi fundamental para contribuir para uma gestão correta da sala de aula através do modelo ecológico (Hastie e Siedentop, 1999) em conjunto com as 4 dimensões de uma intervenção pedagógico de sucesso (Sidentop, 1983; citado por Onofre, 1995). Tornando-se essencial entender a evolução e as diferenças entre os alunos por ser o centro do processo de ensino-aprendizagem. Assim, o trabalho do professor, começa muito antes do espaço de sala de aula (Fentermacher & Soltis, 1986). A comunidade escolar da Escola Secundária José Gomes Ferreira, compreende que a disciplina tem benefícios educacionais, mas nem sempre a consegue suportar. Assim, é necessário promover experiências positivas no 1º ciclo, de forma a desenvolver atitudes positivas face à Educação Física.For the majority of teachers, becoming better professionals reflects in the maximum success for their students (Guskey, 2002), making it the main focus of this report. Connecting the four areas of the pedagogical training teacher program, allows to strengthen each one. The reflection about the personal and professional devolpment while a training teacher, having a positive sense of self-efficacy (Jardim & Onofre, 2009) and a emocial intelligence (Mouton, Hansenne, Delcour & Coles, 2013), was fundamental through the first year, contributing to a correct class management through the ecological model (Hastie e Siedentop, 1999) along with the dimensions of a pedagogical success intervention (Sidentop, 1983; citado por Onofre, 1995). Therefor, the teachers work, begins long before the classroom (Fentermacher & Soltis, 1986). The José Gomes Ferreira High School community, understant the education benefits of the subject but can’t support it. Therefore, its necessary to promote positive experiences in the primary education so that students develop positive attitudes about Physical Education.Ferro, Nuno Alberto SecuraChorão, Maria Filomena Caeiro Rosado BastosRepositório da Universidade de LisboaSilva, Maria Inês Vaz do Rego Pacheco2016-05-12T10:54:27Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/11540porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:41:48Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/11540Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:49.971571Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira
title Relatório de estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira
spellingShingle Relatório de estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira
Silva, Maria Inês Vaz do Rego Pacheco
Professor estagiário
Gestão da sala de aula
Educação Física
Processo de ensino-aprendizagem
Desenvolvimento da Educação Física
First year teacher
Class management
Physical Education
Teaching-learning process
Physical education development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira
title_full Relatório de estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira
title_fullStr Relatório de estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira
title_full_unstemmed Relatório de estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira
title_sort Relatório de estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira
author Silva, Maria Inês Vaz do Rego Pacheco
author_facet Silva, Maria Inês Vaz do Rego Pacheco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferro, Nuno Alberto Secura
Chorão, Maria Filomena Caeiro Rosado Bastos
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Inês Vaz do Rego Pacheco
dc.subject.por.fl_str_mv Professor estagiário
Gestão da sala de aula
Educação Física
Processo de ensino-aprendizagem
Desenvolvimento da Educação Física
First year teacher
Class management
Physical Education
Teaching-learning process
Physical education development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Professor estagiário
Gestão da sala de aula
Educação Física
Processo de ensino-aprendizagem
Desenvolvimento da Educação Física
First year teacher
Class management
Physical Education
Teaching-learning process
Physical education development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Para a grande maioria dos professores, tornarem-se melhores profissionais passa pelo alcance máximo de sucesso pelos seus alunos (Guskey, 2002), sendo este o principal foco deste relatório. A interligação entre as quatro áreas de intervenção do estágio pedagógico, permite potencializar cada uma. A reflexão sobre o desenvolvimento pessoal e profissional enquanto professora estagiária tendo em conta um sentimento de auto-eficácia positivo (Jardim & Onofre, 2009) e uma inteligência emocial (Mouton, Hansenne, Delcour & Coles, 2013) foi fundamental para contribuir para uma gestão correta da sala de aula através do modelo ecológico (Hastie e Siedentop, 1999) em conjunto com as 4 dimensões de uma intervenção pedagógico de sucesso (Sidentop, 1983; citado por Onofre, 1995). Tornando-se essencial entender a evolução e as diferenças entre os alunos por ser o centro do processo de ensino-aprendizagem. Assim, o trabalho do professor, começa muito antes do espaço de sala de aula (Fentermacher & Soltis, 1986). A comunidade escolar da Escola Secundária José Gomes Ferreira, compreende que a disciplina tem benefícios educacionais, mas nem sempre a consegue suportar. Assim, é necessário promover experiências positivas no 1º ciclo, de forma a desenvolver atitudes positivas face à Educação Física.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2016-05-12T10:54:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/11540
url http://hdl.handle.net/10400.5/11540
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131061518598144