A aprendizagem cooperativa nas aulas de história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Helena Isabel Melo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/58136
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
id RCAP_d4b82c15239fd4634e5b0a2ac30cc03f
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/58136
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A aprendizagem cooperativa nas aulas de históriaAprendizagem cooperativaHistória - Estudo e ensinoTrabalho de grupoCompetências sociaisRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoA escola constitui-se como o agente educativo por excelência, responsável pela formação integral dos alunos com o intuito de prepará-los para os desafios das sociedades atuais. Assente nesta premissa, compreendemos a necessidade de desenvolver metodologias ativas que coloquem o aluno no centro do processo de ensino-aprendizagem e que contribuam para a construção do saber, do estar e do fazer. Neste quadro, nas últimas décadas o crescente número de investigações apontam para a importância e eficácia da aprendizagem cooperativa no desenvolvimento de competências basilares que, inclusive, encontram-se elencadas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Esta metodologia captou o nosso interesse e, como tal, ao longo da prática letiva na Escola Básica Dr. António Augusto Louro, procurámos implementar práticas cooperativas em contexto de sala de aula. Assim, o presente Relatório de Prática de Ensino Supervisionada, cujo tema central é a aprendizagem cooperativa, consubstancia uma reflexão sobre a sua implementação numa turma de História do 7º ano a partir da lecionação do subdomínio Contributos das primeiras civilizações inserido no bloco didático Das sociedades recolectoras às primeiras civilizações.The school constitutes itself as the educacional agent par excellence, responsible for the integral formation of students in order to prepare them for the challenges of today’s societies. Based on this premise, we understand the need to develop active methodologies that place the students at the center of the teaching-learning process and that contribute to the construction of knowledge, being and doing. In this context, in the last decades the growing number of investigations point to the importance and effectiveness of cooperative learning that are even included in the Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. This methodology captured our interest and, as such, throughout the internship at Escola Básica Dr. António Augusto Louro, we tried to implement cooperative practices in the context of the classroom. Thus, the present Supervised Teaching Practice Report, whose central theme is cooperative learning, substantiates a reflection on its implementation in a 7th grade History class from the teaching of the subdomain Contributions of the first civilizations inserted in the didactic block From collecting societies to first civilizations.Monteiro, Miguel Maria Santos Correia, 1951-Repositório da Universidade de LisboaVieira, Helena Isabel Melo2023-06-09T10:55:48Z2022-10-242022-09-202022-10-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/58136porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:06:53Zoai:repositorio.ul.pt:10451/58136Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:08:28.870523Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem cooperativa nas aulas de história
title A aprendizagem cooperativa nas aulas de história
spellingShingle A aprendizagem cooperativa nas aulas de história
Vieira, Helena Isabel Melo
Aprendizagem cooperativa
História - Estudo e ensino
Trabalho de grupo
Competências sociais
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A aprendizagem cooperativa nas aulas de história
title_full A aprendizagem cooperativa nas aulas de história
title_fullStr A aprendizagem cooperativa nas aulas de história
title_full_unstemmed A aprendizagem cooperativa nas aulas de história
title_sort A aprendizagem cooperativa nas aulas de história
author Vieira, Helena Isabel Melo
author_facet Vieira, Helena Isabel Melo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monteiro, Miguel Maria Santos Correia, 1951-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Helena Isabel Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem cooperativa
História - Estudo e ensino
Trabalho de grupo
Competências sociais
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Aprendizagem cooperativa
História - Estudo e ensino
Trabalho de grupo
Competências sociais
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-24
2022-09-20
2022-10-24T00:00:00Z
2023-06-09T10:55:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/58136
url http://hdl.handle.net/10451/58136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134639572385792