A aprendizagem cooperativa nas aulas de história
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/58136 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
id |
RCAP_d4b82c15239fd4634e5b0a2ac30cc03f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/58136 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A aprendizagem cooperativa nas aulas de históriaAprendizagem cooperativaHistória - Estudo e ensinoTrabalho de grupoCompetências sociaisRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoA escola constitui-se como o agente educativo por excelência, responsável pela formação integral dos alunos com o intuito de prepará-los para os desafios das sociedades atuais. Assente nesta premissa, compreendemos a necessidade de desenvolver metodologias ativas que coloquem o aluno no centro do processo de ensino-aprendizagem e que contribuam para a construção do saber, do estar e do fazer. Neste quadro, nas últimas décadas o crescente número de investigações apontam para a importância e eficácia da aprendizagem cooperativa no desenvolvimento de competências basilares que, inclusive, encontram-se elencadas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Esta metodologia captou o nosso interesse e, como tal, ao longo da prática letiva na Escola Básica Dr. António Augusto Louro, procurámos implementar práticas cooperativas em contexto de sala de aula. Assim, o presente Relatório de Prática de Ensino Supervisionada, cujo tema central é a aprendizagem cooperativa, consubstancia uma reflexão sobre a sua implementação numa turma de História do 7º ano a partir da lecionação do subdomínio Contributos das primeiras civilizações inserido no bloco didático Das sociedades recolectoras às primeiras civilizações.The school constitutes itself as the educacional agent par excellence, responsible for the integral formation of students in order to prepare them for the challenges of today’s societies. Based on this premise, we understand the need to develop active methodologies that place the students at the center of the teaching-learning process and that contribute to the construction of knowledge, being and doing. In this context, in the last decades the growing number of investigations point to the importance and effectiveness of cooperative learning that are even included in the Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. This methodology captured our interest and, as such, throughout the internship at Escola Básica Dr. António Augusto Louro, we tried to implement cooperative practices in the context of the classroom. Thus, the present Supervised Teaching Practice Report, whose central theme is cooperative learning, substantiates a reflection on its implementation in a 7th grade History class from the teaching of the subdomain Contributions of the first civilizations inserted in the didactic block From collecting societies to first civilizations.Monteiro, Miguel Maria Santos Correia, 1951-Repositório da Universidade de LisboaVieira, Helena Isabel Melo2023-06-09T10:55:48Z2022-10-242022-09-202022-10-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/58136porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:06:53Zoai:repositorio.ul.pt:10451/58136Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:08:28.870523Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aprendizagem cooperativa nas aulas de história |
title |
A aprendizagem cooperativa nas aulas de história |
spellingShingle |
A aprendizagem cooperativa nas aulas de história Vieira, Helena Isabel Melo Aprendizagem cooperativa História - Estudo e ensino Trabalho de grupo Competências sociais Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A aprendizagem cooperativa nas aulas de história |
title_full |
A aprendizagem cooperativa nas aulas de história |
title_fullStr |
A aprendizagem cooperativa nas aulas de história |
title_full_unstemmed |
A aprendizagem cooperativa nas aulas de história |
title_sort |
A aprendizagem cooperativa nas aulas de história |
author |
Vieira, Helena Isabel Melo |
author_facet |
Vieira, Helena Isabel Melo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Monteiro, Miguel Maria Santos Correia, 1951- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Helena Isabel Melo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem cooperativa História - Estudo e ensino Trabalho de grupo Competências sociais Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Aprendizagem cooperativa História - Estudo e ensino Trabalho de grupo Competências sociais Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-24 2022-09-20 2022-10-24T00:00:00Z 2023-06-09T10:55:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/58136 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/58136 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134639572385792 |