A legitimidade através da comunicação do setor público: a comunicação autárquica em tempos de Covid-19
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/12479 |
Resumo: | As organizações sentem crescentemente a necessidade de mostrar à sociedade as ações que realizam, assim como a sua preocupação com o ambiente envolvente de forma a legitimar a sua aceitação na comunidade. Com o aparecimento da Covid19, governo, entidades públicas e autarquias t iveram de ter especial atenção na maneira como prestam serviços e comunicam com os cidadãos para assegurar essa mesma legitimidade. A legitimidade como processo estratégico da comunicação num órgão autárquico é central nesta dissertação. No caso, analisarseá a legitimação através da comunicação autárquica a partir da análise de conteúdo das notas de imprensa divulgadas pela Câmara Municipal da Covilhã, de uma entrevista com o Chefe de Gabinete de Presidente e com dados recolhidos a partir de quatro legitimativos focus group de modo a compreender os da Câmara Municipal da Covilhã do ponto de vista dos cidadãos Através do estudo deste caso, pode concluir. processos se que apesar da autarquia comunicar regularmente nas redes sociais, as suas comunicações não chegam a todas as faixas etárias, nomeadamente aos que têm mais de 65 anos e que os cidadãos mostram atribuir mais rel evo a estruturas e líderes e menos para os processos e resultados no âmbito da comunicação. |
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A legitimidade através da comunicação do setor público: a comunicação autárquica em tempos de Covid-19Câmara Municipal da CovilhãComunicação AutárquicaCovid-19LegitimidadeOrganizaçãoDomínio/Área Científica::Humanidades::Ciências da Comunicação::Publicidade e Relações PúblicasAs organizações sentem crescentemente a necessidade de mostrar à sociedade as ações que realizam, assim como a sua preocupação com o ambiente envolvente de forma a legitimar a sua aceitação na comunidade. Com o aparecimento da Covid19, governo, entidades públicas e autarquias t iveram de ter especial atenção na maneira como prestam serviços e comunicam com os cidadãos para assegurar essa mesma legitimidade. A legitimidade como processo estratégico da comunicação num órgão autárquico é central nesta dissertação. No caso, analisarseá a legitimação através da comunicação autárquica a partir da análise de conteúdo das notas de imprensa divulgadas pela Câmara Municipal da Covilhã, de uma entrevista com o Chefe de Gabinete de Presidente e com dados recolhidos a partir de quatro legitimativos focus group de modo a compreender os da Câmara Municipal da Covilhã do ponto de vista dos cidadãos Através do estudo deste caso, pode concluir. processos se que apesar da autarquia comunicar regularmente nas redes sociais, as suas comunicações não chegam a todas as faixas etárias, nomeadamente aos que têm mais de 65 anos e que os cidadãos mostram atribuir mais rel evo a estruturas e líderes e menos para os processos e resultados no âmbito da comunicação.Organizations increasingly feel the need to show society the actions that they take, as well as their concern for the surrounding environment in order to legitimize their acceptance in the community. With the emergence of Covid-19, government, public entities and autarchies had to pay special attention to the way they provide services and communicate with citizens to ensure that legitimacy. Legitimacy as a strategic process of communication in an autarchy is central to this dissertation. In this case, legitimation through autarchy communication will be analysed based on the content analysis of press releases released by Covilhã City Hall, on an interview with the President's Chief of Staff and on data collected from four focus groups in order to understand the legitimacy processes of Covilhã City Hall from the citizens' point of view. Throw this study, it can be concluded that although the city hall communicates regularly on social media, its communications do not reach all age groups, particularly those over 65 years old, and that citizens show more emphasis on structures and leaders and less towards the process that results in the scope of communications.Oliveira, Evandro Samuel Ribeiro dos SantosuBibliorumSimões, Mariana Correia2022-12-06T12:28:25Z2021-11-302021-09-152021-11-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/12479TID:203109341porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:55:41Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/12479Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:52:04.466670Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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