A influência da flexibilização do trabalho no comprometimento organizacional e na intenção de abandono: um estudo com os trabalhadores estudantes do ensino superior português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Marco Paulo Justino
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/4038
Resumo: Este estudo aborda um dos desafios centrais da Gestão de Recursos Humanos: as práticas de recursos humanos (RH) que promovem uma redução na intenção de abandono e estimulam a permanência dos trabalhadores nas organizações. Na era atual do conhecimento e da globalização, em que a economia funciona num ritmo acelerado e numa dinâmica de mudanças contínuas, sendo cada vez mais difícil prever o futuro próximo, as pessoas são o fator diferenciador e o pilar da sustentabilidade das organizações a médio e a longo-prazo, pelo que a implementação de estratégias de RH que promovam a retenção dos trabalhadores é algo imperativo (Mazur, 2015; Savanevičienė & Stankevičiūtė, 2017). Por outro lado, é uma realidade que, nos dias de hoje, homens e mulheres integram de igual forma a força de trabalho, colocando novos problemas de conflitualidade trabalho-família, inerentes à sobreposição de papéis (Guerreiro & Pereira, 2006), o que é particularmente evidente no caso dos trabalhadores estudantes do ensino superior, que, regra geral, assumem um papel tripartido (trabalho-família-escola), tal como referido no estudo de Costa (2012). Tendo em conta as considerações anteriores, o objetivo deste estudo é analisar o impacto de medidas específicas de conciliação trabalho-família (WLB – Work Life Balance) e de apoio social (WLS - Work Life Support) no comprometimento organizacional dos trabalhadores-estudantes e, em sequência, o impacto desse comprometimento organizacional na sua intenção de abandono da organização. Os resultados mostram que, em geral, existe uma influência positiva e significativa das medidas WLB e WLS no comprometimento organizacional dos trabalhadores-estudantes do ensino superior em Portugal, sobretudo nas suas dimensões afetiva e calculativa, e mostram também que um maior comprometimento organizacional afetivo dos trabalhadores-estudantes implica uma menor intenção de abandono da organização.
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