A influência da flexibilização do trabalho no comprometimento organizacional e na intenção de abandono: um estudo com os trabalhadores estudantes do ensino superior português
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/4038 |
Resumo: | Este estudo aborda um dos desafios centrais da Gestão de Recursos Humanos: as práticas de recursos humanos (RH) que promovem uma redução na intenção de abandono e estimulam a permanência dos trabalhadores nas organizações. Na era atual do conhecimento e da globalização, em que a economia funciona num ritmo acelerado e numa dinâmica de mudanças contínuas, sendo cada vez mais difícil prever o futuro próximo, as pessoas são o fator diferenciador e o pilar da sustentabilidade das organizações a médio e a longo-prazo, pelo que a implementação de estratégias de RH que promovam a retenção dos trabalhadores é algo imperativo (Mazur, 2015; Savanevičienė & Stankevičiūtė, 2017). Por outro lado, é uma realidade que, nos dias de hoje, homens e mulheres integram de igual forma a força de trabalho, colocando novos problemas de conflitualidade trabalho-família, inerentes à sobreposição de papéis (Guerreiro & Pereira, 2006), o que é particularmente evidente no caso dos trabalhadores estudantes do ensino superior, que, regra geral, assumem um papel tripartido (trabalho-família-escola), tal como referido no estudo de Costa (2012). Tendo em conta as considerações anteriores, o objetivo deste estudo é analisar o impacto de medidas específicas de conciliação trabalho-família (WLB – Work Life Balance) e de apoio social (WLS - Work Life Support) no comprometimento organizacional dos trabalhadores-estudantes e, em sequência, o impacto desse comprometimento organizacional na sua intenção de abandono da organização. Os resultados mostram que, em geral, existe uma influência positiva e significativa das medidas WLB e WLS no comprometimento organizacional dos trabalhadores-estudantes do ensino superior em Portugal, sobretudo nas suas dimensões afetiva e calculativa, e mostram também que um maior comprometimento organizacional afetivo dos trabalhadores-estudantes implica uma menor intenção de abandono da organização. |
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A influência da flexibilização do trabalho no comprometimento organizacional e na intenção de abandono: um estudo com os trabalhadores estudantes do ensino superior portuguêsIntenção de abandonoMedidas de conciliação trabalho-família-escolaComprometimento organizacionalTrabalhadores-estudantesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoEste estudo aborda um dos desafios centrais da Gestão de Recursos Humanos: as práticas de recursos humanos (RH) que promovem uma redução na intenção de abandono e estimulam a permanência dos trabalhadores nas organizações. Na era atual do conhecimento e da globalização, em que a economia funciona num ritmo acelerado e numa dinâmica de mudanças contínuas, sendo cada vez mais difícil prever o futuro próximo, as pessoas são o fator diferenciador e o pilar da sustentabilidade das organizações a médio e a longo-prazo, pelo que a implementação de estratégias de RH que promovam a retenção dos trabalhadores é algo imperativo (Mazur, 2015; Savanevičienė & Stankevičiūtė, 2017). Por outro lado, é uma realidade que, nos dias de hoje, homens e mulheres integram de igual forma a força de trabalho, colocando novos problemas de conflitualidade trabalho-família, inerentes à sobreposição de papéis (Guerreiro & Pereira, 2006), o que é particularmente evidente no caso dos trabalhadores estudantes do ensino superior, que, regra geral, assumem um papel tripartido (trabalho-família-escola), tal como referido no estudo de Costa (2012). Tendo em conta as considerações anteriores, o objetivo deste estudo é analisar o impacto de medidas específicas de conciliação trabalho-família (WLB – Work Life Balance) e de apoio social (WLS - Work Life Support) no comprometimento organizacional dos trabalhadores-estudantes e, em sequência, o impacto desse comprometimento organizacional na sua intenção de abandono da organização. Os resultados mostram que, em geral, existe uma influência positiva e significativa das medidas WLB e WLS no comprometimento organizacional dos trabalhadores-estudantes do ensino superior em Portugal, sobretudo nas suas dimensões afetiva e calculativa, e mostram também que um maior comprometimento organizacional afetivo dos trabalhadores-estudantes implica uma menor intenção de abandono da organização.Carreira, Pedro Manuel RodriguesIC-OnlineFerreira, Marco Paulo Justino2019-08-09T13:14:28Z2019-04-242019-04-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/4038TID:202272672porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:48:27Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/4038Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:48:00.374929Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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