Novas tendências online: o processo de decisão de compra de produtos de moda no Instagram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Daniela Almeida Ferreira dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/37379
Resumo: Vivemos numa era digital onde as novas tecnologias, os dispositivos móveis e as redes sociais fazem parte da rotina do dia-a-dia das relações, do trabalho e do consumo. Os desafios são constantes, os negócios online concorrem diretamente com os espaços físicos comerciais e as redes sociais tornam-se um veículo de influência no comportamento do consumidor. Este contexto, contribui para o surgimento de outra vertente do comércio eletrónico denominada comércio social. Esta é uma experiência nova, de compra online, nas plataformas sociais como o Instagram, o que levou à pergunta de partida: “O Instagram é uma ferramenta útil para impulsionar as vendas online de produtos de moda?”. Para responder a esta questão é necessário conhecer o comportamento do consumidor no contexto do comércio social. Traçou-se, por isso, como foco deste estudo o processo de decisão de compra do consumidor online e como objetivo: identificar, através da perspetiva do consumidor, o papel do Instagram no processo de decisão de compra online de produtos de moda. A recolha dos dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas e a ferramenta utilizada para a análise de conteúdo e identificação dos principais temas foi o Leximancer. Desta análise resultaram seis temas que retratam os pontos-chave da experiência dos consumidores: produto, comprar, gosto, preço, loja e feedback. A partir dos dados foi possível inferir que o Instagram tem um papel influenciador no comportamento do consumidor e leva à efetivação da compra online.
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