A arte do século XIX – O espelho de um novo ideal de sociedade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/58275 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
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A arte do século XIX – O espelho de um novo ideal de sociedadeArte - HistóriaHistória -Estudo e ensinoEnsino-aprendizagemMovimentos artísticosRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoO presente relatório consubstancia todo o trabalho realizado ao longo do ano letivo 2021/2022, o correspondente ao decorrer do segundo ano do Mestrado de Ensino em História do 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, em contexto de estágio na Escola Secundária Cacilhas Tejo. Tendo em conta a sua natureza, apresenta uma proposta didática para o ensino das Correntes Artísticas do século XIX. Ao longo do relatório serão primeiramente apresentadas as razões que julgamos justificarem a importância de ensinar história, encontrando-se entre essas razões o motivo de essa ter sido a disciplina que abraçamos, seguindo-se a apresentação das conceções pedagógicas que influenciaram, predominantemente, a elaboração e desenvolvimento das aulas lecionadas, respetivamente, a de David Ausubel e a Jerome Bruner. Após este enquadramento terão lugar as sínteses das matérias lecionadas e as descrições das respetivas aulas, a partir das quais se espera ser compreensível que o ensino eficaz da história pressupõe que os alunos devem compreender os factos ocorridos no passado e situá-los num contexto, além de que a sua análise pode ter em conta várias perspetivas existindo diversas formas de os assimilar e avaliar. Ademais, o ensino da história deve pressupor a interação com os alunos de forma a que estes possam inserir as suas hipóteses e formulações a propósito de cada um dos conteúdos do programa, daí a seleção dos pedagogos referidos. Neste sentido, realizaram-se dezasseis aulas, nomeadamente, sete à turma do 12ºD e nove à turma do 12º E. As temáticas abordadas foram as correntes artísticas do século XIX e, com intuito de explorar outras matérias, a implementação e a queda da 1ª República (1910-1926). As aulas foram lecionadas segundo uma metodologia ativa com recurso ao diálogo orientado e a diferentes formas de transmissão, e consequente apreensão, do conhecimento, como a projeção de apresentações digitais em PowerPoint, a leitura de documentos de natureza diversa, a visualização de curtos vídeos síntese, a realização de esquemas conceptuais e Quiz. O uso de metodologias ativas, em que o aluno adquiriu um papel central no processo de ensino-aprendizagem, como é suposto numa escola moderna e tendo como guia o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, contribuiu para o desenvolvimento de novas competências ao nível do raciocínio e resolução de problemas, do pensamento crítico e da autonomia.This report embodies all the work done during the school year 2021/2022, corresponding to the second year of the Master's in History Teaching at the 3rd cycle of basic education and secondary education, in the context of internship at Cacilhas Tejo Secondary School. Taking into account its nature, it presents a didactic proposal for the teaching of the Artistic Currents of the XIX century. Throughout the report, there will be firstly presented reasons we believe to justify the importance of teaching history, including, among them, the reason why this was the subject we embraced, followed by the presentation of the pedagogical conceptions that predominantly influenced the preparation and development of the lessons taught, respectively, David Ausubel's and Jerome Bruner's. After this framework, the summaries of the subjects taught and the descriptions of the respective lessons will take place, from which it is expected to be understandable that the effective teaching of history presupposes that students must understand the facts that occurred in the past and place them in a context, futhermore their analysis can take into account the various perspectives that exist and the different ways to assimilate and evaluate them. Moreover, the teaching of history must presuppose interaction with students so that they can enter their hypotheses and formulations regarding each of the contents of the program, hence the selection of the scholars mentioned. In this sense, sixteen classes were held, seven for the 12ºD class and nine for the 12ºE class, respectively. The themes discussed were the artistic currents of the 19th century and, in order to explore other subjects, the implementation and fall of the 1st Republic (1910-1926). The classes were taught using an active methodology, with the use of guided dialogue and different forms of transmission, and consequent apprehension of knowledge, such as projecting digital PowerPoint presentations, reading documents of various kinds, watching short summary videos, conducting conceptual schemes and Quizzes. The use of active methodologies, in which the student acquired a central role in the teaching-learning process, as is expected in a modern school and having as a guide the student's profile at the end of mandatory education, contributed to the development of new skills in reasoning and problem solving, critical thinking and autonomy.Monteiro, Miguel Maria Santos Correia, 1951-Repositório da Universidade de LisboaSilva, Inês Filipa Pereira da2023-06-16T15:44:42Z2022-10-192022-09-262022-10-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/58275porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:07:03Zoai:repositorio.ul.pt:10451/58275Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:08:34.526370Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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