Place Branding - Óbidos e os eventos culturais: estudo de caso sobre Óbidos Vila Natal e Festival do Chocolate

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Migueis, Inês Gascon
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Fernandes, Filipa, Ribeiro, Raquel Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/28927
Resumo: Desde 2002, a autarquia da vila de Óbidos tem vindo a apostar na promoção da vila como um destino turístico de atração nacional e internacional. De forma a compreender o destaque da vila no contexto turístico nacional e a sua afirmação como uma marca, o presente estudo centra-se na comunicação da vila de Óbidos e na aplicação estratégias de Place Branding. O trabalho analisa a forma como os eventos contribuem para a afirmação da vila como marca e a perceção dos seus visitantes acerca dos mesmos. Tem como objetivo identificar as estratégias de place branding presentes nos eventos “Óbidos Vila Natal”, e “Festival Internacional do Chocolate”. Os resultados permitiram concluir que a vila de Óbidos apresenta características distintivas de outras vilas, em grande parte devido aos eventos culturais que são organizados e à comunicação abrangente realizada pela autarquia.
id RCAP_72815d0201e3965fc0d62cce514d5f17
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/28927
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Place Branding - Óbidos e os eventos culturais: estudo de caso sobre Óbidos Vila Natal e Festival do ChocolatePlace branding, eventos, marca, comunicação, marketing turísticoDesde 2002, a autarquia da vila de Óbidos tem vindo a apostar na promoção da vila como um destino turístico de atração nacional e internacional. De forma a compreender o destaque da vila no contexto turístico nacional e a sua afirmação como uma marca, o presente estudo centra-se na comunicação da vila de Óbidos e na aplicação estratégias de Place Branding. O trabalho analisa a forma como os eventos contribuem para a afirmação da vila como marca e a perceção dos seus visitantes acerca dos mesmos. Tem como objetivo identificar as estratégias de place branding presentes nos eventos “Óbidos Vila Natal”, e “Festival Internacional do Chocolate”. Os resultados permitiram concluir que a vila de Óbidos apresenta características distintivas de outras vilas, em grande parte devido aos eventos culturais que são organizados e à comunicação abrangente realizada pela autarquia.Repositório da Universidade de LisboaMigueis, Inês GasconFernandes, FilipaRibeiro, Raquel Barbosa2023-10-09T11:51:31Z2017-01-012017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/28927porMigueis, I. G., Fernandes, F., & Ribeiro, R. B. (2017). Place Branding - Óbidos e os eventos culturais: estudo de caso sobre Óbidos Vila Natal e Festival do Chocolate. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(27/28), 691-702. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.8757info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-15T01:32:39Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/28927Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:35:41.378797Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Place Branding - Óbidos e os eventos culturais: estudo de caso sobre Óbidos Vila Natal e Festival do Chocolate
title Place Branding - Óbidos e os eventos culturais: estudo de caso sobre Óbidos Vila Natal e Festival do Chocolate
spellingShingle Place Branding - Óbidos e os eventos culturais: estudo de caso sobre Óbidos Vila Natal e Festival do Chocolate
Migueis, Inês Gascon
Place branding, eventos, marca, comunicação, marketing turístico
title_short Place Branding - Óbidos e os eventos culturais: estudo de caso sobre Óbidos Vila Natal e Festival do Chocolate
title_full Place Branding - Óbidos e os eventos culturais: estudo de caso sobre Óbidos Vila Natal e Festival do Chocolate
title_fullStr Place Branding - Óbidos e os eventos culturais: estudo de caso sobre Óbidos Vila Natal e Festival do Chocolate
title_full_unstemmed Place Branding - Óbidos e os eventos culturais: estudo de caso sobre Óbidos Vila Natal e Festival do Chocolate
title_sort Place Branding - Óbidos e os eventos culturais: estudo de caso sobre Óbidos Vila Natal e Festival do Chocolate
author Migueis, Inês Gascon
author_facet Migueis, Inês Gascon
Fernandes, Filipa
Ribeiro, Raquel Barbosa
author_role author
author2 Fernandes, Filipa
Ribeiro, Raquel Barbosa
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Migueis, Inês Gascon
Fernandes, Filipa
Ribeiro, Raquel Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Place branding, eventos, marca, comunicação, marketing turístico
topic Place branding, eventos, marca, comunicação, marketing turístico
description Desde 2002, a autarquia da vila de Óbidos tem vindo a apostar na promoção da vila como um destino turístico de atração nacional e internacional. De forma a compreender o destaque da vila no contexto turístico nacional e a sua afirmação como uma marca, o presente estudo centra-se na comunicação da vila de Óbidos e na aplicação estratégias de Place Branding. O trabalho analisa a forma como os eventos contribuem para a afirmação da vila como marca e a perceção dos seus visitantes acerca dos mesmos. Tem como objetivo identificar as estratégias de place branding presentes nos eventos “Óbidos Vila Natal”, e “Festival Internacional do Chocolate”. Os resultados permitiram concluir que a vila de Óbidos apresenta características distintivas de outras vilas, em grande parte devido aos eventos culturais que são organizados e à comunicação abrangente realizada pela autarquia.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01
2017-01-01T00:00:00Z
2023-10-09T11:51:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/28927
url http://hdl.handle.net/10400.5/28927
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Migueis, I. G., Fernandes, F., & Ribeiro, R. B. (2017). Place Branding - Óbidos e os eventos culturais: estudo de caso sobre Óbidos Vila Natal e Festival do Chocolate. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(27/28), 691-702. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.8757
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133619954909184