Place Branding - Óbidos e os eventos culturais: estudo de caso sobre Óbidos Vila Natal e Festival do Chocolate
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/28927 |
Resumo: | Desde 2002, a autarquia da vila de Óbidos tem vindo a apostar na promoção da vila como um destino turístico de atração nacional e internacional. De forma a compreender o destaque da vila no contexto turístico nacional e a sua afirmação como uma marca, o presente estudo centra-se na comunicação da vila de Óbidos e na aplicação estratégias de Place Branding. O trabalho analisa a forma como os eventos contribuem para a afirmação da vila como marca e a perceção dos seus visitantes acerca dos mesmos. Tem como objetivo identificar as estratégias de place branding presentes nos eventos “Óbidos Vila Natal”, e “Festival Internacional do Chocolate”. Os resultados permitiram concluir que a vila de Óbidos apresenta características distintivas de outras vilas, em grande parte devido aos eventos culturais que são organizados e à comunicação abrangente realizada pela autarquia. |
id |
RCAP_72815d0201e3965fc0d62cce514d5f17 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/28927 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Place Branding - Óbidos e os eventos culturais: estudo de caso sobre Óbidos Vila Natal e Festival do ChocolatePlace branding, eventos, marca, comunicação, marketing turísticoDesde 2002, a autarquia da vila de Óbidos tem vindo a apostar na promoção da vila como um destino turístico de atração nacional e internacional. De forma a compreender o destaque da vila no contexto turístico nacional e a sua afirmação como uma marca, o presente estudo centra-se na comunicação da vila de Óbidos e na aplicação estratégias de Place Branding. O trabalho analisa a forma como os eventos contribuem para a afirmação da vila como marca e a perceção dos seus visitantes acerca dos mesmos. Tem como objetivo identificar as estratégias de place branding presentes nos eventos “Óbidos Vila Natal”, e “Festival Internacional do Chocolate”. Os resultados permitiram concluir que a vila de Óbidos apresenta características distintivas de outras vilas, em grande parte devido aos eventos culturais que são organizados e à comunicação abrangente realizada pela autarquia.Repositório da Universidade de LisboaMigueis, Inês GasconFernandes, FilipaRibeiro, Raquel Barbosa2023-10-09T11:51:31Z2017-01-012017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/28927porMigueis, I. G., Fernandes, F., & Ribeiro, R. B. (2017). Place Branding - Óbidos e os eventos culturais: estudo de caso sobre Óbidos Vila Natal e Festival do Chocolate. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(27/28), 691-702. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.8757info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-15T01:32:39Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/28927Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:35:41.378797Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Place Branding - Óbidos e os eventos culturais: estudo de caso sobre Óbidos Vila Natal e Festival do Chocolate |
title |
Place Branding - Óbidos e os eventos culturais: estudo de caso sobre Óbidos Vila Natal e Festival do Chocolate |
spellingShingle |
Place Branding - Óbidos e os eventos culturais: estudo de caso sobre Óbidos Vila Natal e Festival do Chocolate Migueis, Inês Gascon Place branding, eventos, marca, comunicação, marketing turístico |
title_short |
Place Branding - Óbidos e os eventos culturais: estudo de caso sobre Óbidos Vila Natal e Festival do Chocolate |
title_full |
Place Branding - Óbidos e os eventos culturais: estudo de caso sobre Óbidos Vila Natal e Festival do Chocolate |
title_fullStr |
Place Branding - Óbidos e os eventos culturais: estudo de caso sobre Óbidos Vila Natal e Festival do Chocolate |
title_full_unstemmed |
Place Branding - Óbidos e os eventos culturais: estudo de caso sobre Óbidos Vila Natal e Festival do Chocolate |
title_sort |
Place Branding - Óbidos e os eventos culturais: estudo de caso sobre Óbidos Vila Natal e Festival do Chocolate |
author |
Migueis, Inês Gascon |
author_facet |
Migueis, Inês Gascon Fernandes, Filipa Ribeiro, Raquel Barbosa |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Filipa Ribeiro, Raquel Barbosa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Migueis, Inês Gascon Fernandes, Filipa Ribeiro, Raquel Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Place branding, eventos, marca, comunicação, marketing turístico |
topic |
Place branding, eventos, marca, comunicação, marketing turístico |
description |
Desde 2002, a autarquia da vila de Óbidos tem vindo a apostar na promoção da vila como um destino turístico de atração nacional e internacional. De forma a compreender o destaque da vila no contexto turístico nacional e a sua afirmação como uma marca, o presente estudo centra-se na comunicação da vila de Óbidos e na aplicação estratégias de Place Branding. O trabalho analisa a forma como os eventos contribuem para a afirmação da vila como marca e a perceção dos seus visitantes acerca dos mesmos. Tem como objetivo identificar as estratégias de place branding presentes nos eventos “Óbidos Vila Natal”, e “Festival Internacional do Chocolate”. Os resultados permitiram concluir que a vila de Óbidos apresenta características distintivas de outras vilas, em grande parte devido aos eventos culturais que são organizados e à comunicação abrangente realizada pela autarquia. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01 2017-01-01T00:00:00Z 2023-10-09T11:51:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/28927 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/28927 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Migueis, I. G., Fernandes, F., & Ribeiro, R. B. (2017). Place Branding - Óbidos e os eventos culturais: estudo de caso sobre Óbidos Vila Natal e Festival do Chocolate. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(27/28), 691-702. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.8757 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133619954909184 |