Impacto nas competências de leitura de um programa de tutoria em crianças sem e com necessidades educativas especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueira, Maria Judite Afonso
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/2389
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa no âmbito do mestrado em Educação Especial
id RCAP_72d0dd0b111c62abe7ef61edbb34594a
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/2389
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Impacto nas competências de leitura de um programa de tutoria em crianças sem e com necessidades educativas especiaisLeituraFluênciaNúmero de errosCompreensãoNecessidades educativas especiaisReadingFluencyComprehensionSpecial education needsDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa no âmbito do mestrado em Educação EspecialEsta investigação tem como objetivo verificar o impacto de um programa de leitura em pares nas competências de Fluência, Número de Erros cometidos e Compreensão em crianças dos 3º e 4º anos de escolaridade, sem e com Necessidades Educativas Especiais. A investigação (Rosa, 1988, Torres, 1998; Monteiro, 2003) tem mostrado que, em situações de tutoria com pares mais desenvolvidos, ambas as crianças, tutores e tutorandos, obtêm ganhos significativos nas competências de leitura. Neste estudo participaram 74 crianças a frequentar uma escola pública. Destas, 64 não tinham Necessidades Educativas Especiais. Foram divididas em dois grupos: a) Grupo de Intervenção, composto por uma turma de 3º ano (tutorandos) e uma turma de 4º ano (tutores), com intervenção através de um Programa de Leitura em Pares; b) Grupo de Controlo, composto por outra turma de 3º ano e outra turma de 4º ano, sem intervenção. Foram avaliadas as competências de leitura das crianças medidas pelos resultados em Fluência, Número de erros e Compreensão. Os resultados obtidos revelaram um aumento significativo nas três competências de leitura (Fluência, Número de Erros e Compreensão) no Grupo de Intervenção, quando comparado com o Grupo de Controlo. As crianças com Necessidades Educativas Especiais evoluíram muito em todas as variáveis estudadas. Contudo, a diversidade de problemáticas envolvidas recomendou uma análise cautelosa. Conclui-se assim, que um Programa de Leitura a Pares pode ser um instrumento precioso a utilizar em sala de aula pelo professor para desenvolver as competências de leitura de todas as crianças sem ou com Necessidades Educativas Especiais. - ABSTRACT This study aims to examine the impact of a program of Paired Reading on Fluency, Accuracy and Comprehension, in a sample of third and fourth grade children, without, or with, Special Educational Needs. Previous research (Rosa, 1988; Torres, 1998; Monteiro, 2003) has shown that when tutored by more developed pears, both children (tutors and tutees) get significant gains in reading skill. The participants were seventy four (N=74) children from a state run school. From these, ten (10) had Special Education Needs. All children were allocated into two groups: a) the Intervention Group, consisting of a class of third graders (tutees) and a class of fourth graders (tutors), were enrolled in a Program of Paired Reading; b) the Control Group, with an equivalent composition of third and fourth graders, got no intervention. Five (N=5) children with special educational needs were allocated to each of the two groups. Every child was pre and post-tested on Fluency, Accuracy (number of reading errors), and Comprehension (Monteiro, 2003). The results showed a significant improvement on Fluency, Accuracy and Comprehension of children in the Intervention Group when compared to those in the Control Group. Children with special education needs, in the intervention group, also developed their reading skills in all measured variables. However, the great diversity of etiologies recommended a careful interpretation of results. To conclude, Paired Reading Programs can constitute a relevant tool to be used in the classroom, enhancing reading development of all children, without or with Special Education Needs.Rosa, JoãoRCIPLFigueira, Maria Judite Afonso2013-03-27T11:47:39Z2012-122012-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/2389porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:41:30Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/2389Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:12:09.550269Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Impacto nas competências de leitura de um programa de tutoria em crianças sem e com necessidades educativas especiais
title Impacto nas competências de leitura de um programa de tutoria em crianças sem e com necessidades educativas especiais
spellingShingle Impacto nas competências de leitura de um programa de tutoria em crianças sem e com necessidades educativas especiais
Figueira, Maria Judite Afonso
Leitura
Fluência
Número de erros
Compreensão
Necessidades educativas especiais
Reading
Fluency
Comprehension
Special education needs
title_short Impacto nas competências de leitura de um programa de tutoria em crianças sem e com necessidades educativas especiais
title_full Impacto nas competências de leitura de um programa de tutoria em crianças sem e com necessidades educativas especiais
title_fullStr Impacto nas competências de leitura de um programa de tutoria em crianças sem e com necessidades educativas especiais
title_full_unstemmed Impacto nas competências de leitura de um programa de tutoria em crianças sem e com necessidades educativas especiais
title_sort Impacto nas competências de leitura de um programa de tutoria em crianças sem e com necessidades educativas especiais
author Figueira, Maria Judite Afonso
author_facet Figueira, Maria Judite Afonso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosa, João
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueira, Maria Judite Afonso
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Fluência
Número de erros
Compreensão
Necessidades educativas especiais
Reading
Fluency
Comprehension
Special education needs
topic Leitura
Fluência
Número de erros
Compreensão
Necessidades educativas especiais
Reading
Fluency
Comprehension
Special education needs
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa no âmbito do mestrado em Educação Especial
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12
2012-12-01T00:00:00Z
2013-03-27T11:47:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/2389
url http://hdl.handle.net/10400.21/2389
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133376450396160