Gestão de projetos de investigação em design de comunicação : proposta de metodologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/7600 |
Resumo: | Este projeto visa o desenvolvimento de uma proposta de metodologia de gestão de projetos de investigação em design de comunicação, que tem como objetivos evidenciar a importância da aplicação da investigação em design de comunicação em contexto da prática profissional, a criação de novo conhecimento científico, enfatizando a valorização da visão holística e da gestão de design, e compreender de que forma a gestão de projeto pode auxiliar quer na compreensão da visão holística do problema, quer na respetiva solução. Foram utilizadas metodologias não-intervencionistas e intervencionistas. No caso das metodologias não-intervencionistas, foram utilizados os métodos exploratórios de revisão da literatura, entrevistas exploratórias e estudo de casos. No que concerne às metodologias intervencionistas, foram utilizados os métodos generativos de investigação ativa, triangulação da informação e matriz ponderada. Em último lugar, utilizou-se o método avaliativo de análise dos resultados. Com a finalidade de desenvolver uma metodologia de gestão de projetos de investigação em design de comunicação, foram analisados cinco estudos de caso relacionados com as áreas de desenvolvimento de produtos agroalimentares, desenvolvimento de produtos de cosmética/farmacêutica; investigação cultural, e promoção e divulgação ambiental. Além disso, também foi efetuada a revisão da literatura, considerando os autores de referência das várias disciplinas no âmbito do projeto, nomeadamente a investigação em design de comunicação, gestão de design, gestão de projeto, design thinking, visual design e design de comunicação visual. No âmbito do desenvolvimento do presente projeto, também foi realizado um estágio curricular no grupo de investigação RETHINK, tendo sido fundamental para obter uma perspetiva do contexto de prática profissional, e assim complementar as perspetivas dos autores de referência, desenvolvendo um modelo fundamentado num contexto teórico-prático de investigação. |
id |
RCAP_730476550643709672147bb3304639ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7600 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Gestão de projetos de investigação em design de comunicação : proposta de metodologiaInvestigação em design de comunicaçãoGestão de designGestão de projetoDesign thinkingVisual thinkingResearch in communication designDesign managementProject managementDesign thinkingVisual thinkingDomínio/Área Científica : HumanidadesEste projeto visa o desenvolvimento de uma proposta de metodologia de gestão de projetos de investigação em design de comunicação, que tem como objetivos evidenciar a importância da aplicação da investigação em design de comunicação em contexto da prática profissional, a criação de novo conhecimento científico, enfatizando a valorização da visão holística e da gestão de design, e compreender de que forma a gestão de projeto pode auxiliar quer na compreensão da visão holística do problema, quer na respetiva solução. Foram utilizadas metodologias não-intervencionistas e intervencionistas. No caso das metodologias não-intervencionistas, foram utilizados os métodos exploratórios de revisão da literatura, entrevistas exploratórias e estudo de casos. No que concerne às metodologias intervencionistas, foram utilizados os métodos generativos de investigação ativa, triangulação da informação e matriz ponderada. Em último lugar, utilizou-se o método avaliativo de análise dos resultados. Com a finalidade de desenvolver uma metodologia de gestão de projetos de investigação em design de comunicação, foram analisados cinco estudos de caso relacionados com as áreas de desenvolvimento de produtos agroalimentares, desenvolvimento de produtos de cosmética/farmacêutica; investigação cultural, e promoção e divulgação ambiental. Além disso, também foi efetuada a revisão da literatura, considerando os autores de referência das várias disciplinas no âmbito do projeto, nomeadamente a investigação em design de comunicação, gestão de design, gestão de projeto, design thinking, visual design e design de comunicação visual. No âmbito do desenvolvimento do presente projeto, também foi realizado um estágio curricular no grupo de investigação RETHINK, tendo sido fundamental para obter uma perspetiva do contexto de prática profissional, e assim complementar as perspetivas dos autores de referência, desenvolvendo um modelo fundamentado num contexto teórico-prático de investigação.Abstract : This project aims to develop a proposal for a methodology for the management of research projects in communication design, which aims to evidence the importance of applying research in communication design in the context of professional practice, the creation of new scientific knowledge, emphasizing the valorization of the holistic view and design management, and to understand how project management can help both in understanding the holistic view of the problem and in the respective solution. Non-interventionist and interventionist methodologies were used. In the case of non-interventionist methodologies, exploratory methods of literature review, exploratory interviews and case studies were used. Regarding the interventionist methodologies, the generative methods of active investigation, information triangulation and weighted matrix were used. Finally, we used the evaluation method of analyzing the results. In order to develop a methodology for the management of research projects in communication design, five case studies related to the areas of development of agrifood products, development of cosmetic / pharmaceutical products were analysed; cultural research, and environmental promotion and dissemination. In addition, a literature review was also carried out, considering the reference authors of the various disciplines in the scope of the project, namely the research in communication design, design management, project management, design thinking, visual design and visual communication design. Within the scope of the development of this project, a curricular internship was also carried out in the research group RETHINK, having been fundamental to obtain a perspective of the context of professional practice, and thus complement the perspectives of the reference authors, developing a model based on a theoretical and practical context of research.Neves, João Vasco MatosRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoOliveira, Daniela Marlene de Sousa2021-06-22T10:21:28Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/7600TID:202734420porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:48:16Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7600Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:38:06.143774Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão de projetos de investigação em design de comunicação : proposta de metodologia |
title |
Gestão de projetos de investigação em design de comunicação : proposta de metodologia |
spellingShingle |
Gestão de projetos de investigação em design de comunicação : proposta de metodologia Oliveira, Daniela Marlene de Sousa Investigação em design de comunicação Gestão de design Gestão de projeto Design thinking Visual thinking Research in communication design Design management Project management Design thinking Visual thinking Domínio/Área Científica : Humanidades |
title_short |
Gestão de projetos de investigação em design de comunicação : proposta de metodologia |
title_full |
Gestão de projetos de investigação em design de comunicação : proposta de metodologia |
title_fullStr |
Gestão de projetos de investigação em design de comunicação : proposta de metodologia |
title_full_unstemmed |
Gestão de projetos de investigação em design de comunicação : proposta de metodologia |
title_sort |
Gestão de projetos de investigação em design de comunicação : proposta de metodologia |
author |
Oliveira, Daniela Marlene de Sousa |
author_facet |
Oliveira, Daniela Marlene de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Neves, João Vasco Matos Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Daniela Marlene de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Investigação em design de comunicação Gestão de design Gestão de projeto Design thinking Visual thinking Research in communication design Design management Project management Design thinking Visual thinking Domínio/Área Científica : Humanidades |
topic |
Investigação em design de comunicação Gestão de design Gestão de projeto Design thinking Visual thinking Research in communication design Design management Project management Design thinking Visual thinking Domínio/Área Científica : Humanidades |
description |
Este projeto visa o desenvolvimento de uma proposta de metodologia de gestão de projetos de investigação em design de comunicação, que tem como objetivos evidenciar a importância da aplicação da investigação em design de comunicação em contexto da prática profissional, a criação de novo conhecimento científico, enfatizando a valorização da visão holística e da gestão de design, e compreender de que forma a gestão de projeto pode auxiliar quer na compreensão da visão holística do problema, quer na respetiva solução. Foram utilizadas metodologias não-intervencionistas e intervencionistas. No caso das metodologias não-intervencionistas, foram utilizados os métodos exploratórios de revisão da literatura, entrevistas exploratórias e estudo de casos. No que concerne às metodologias intervencionistas, foram utilizados os métodos generativos de investigação ativa, triangulação da informação e matriz ponderada. Em último lugar, utilizou-se o método avaliativo de análise dos resultados. Com a finalidade de desenvolver uma metodologia de gestão de projetos de investigação em design de comunicação, foram analisados cinco estudos de caso relacionados com as áreas de desenvolvimento de produtos agroalimentares, desenvolvimento de produtos de cosmética/farmacêutica; investigação cultural, e promoção e divulgação ambiental. Além disso, também foi efetuada a revisão da literatura, considerando os autores de referência das várias disciplinas no âmbito do projeto, nomeadamente a investigação em design de comunicação, gestão de design, gestão de projeto, design thinking, visual design e design de comunicação visual. No âmbito do desenvolvimento do presente projeto, também foi realizado um estágio curricular no grupo de investigação RETHINK, tendo sido fundamental para obter uma perspetiva do contexto de prática profissional, e assim complementar as perspetivas dos autores de referência, desenvolvendo um modelo fundamentado num contexto teórico-prático de investigação. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-22T10:21:28Z 2021 2021 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/7600 TID:202734420 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/7600 |
identifier_str_mv |
TID:202734420 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130845007577088 |