The school in analysis between 2006 and 2016: issues of (in)discipline, transgression and violence

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Laura M.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Caridade, Sónia, Sani, Ana Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2018.3451
Resumo: No presente texto procuramos efetuar uma análise sobre a investigação produzida em meio escolar nos últimos onze anos, explorando algumas das interações que aqui se estabelecem, nomeadamente em matéria de (in)disciplina, transgressão e violência. Para tanto recorreu-se a diferentes motores de pesquisa (e.g., B-on, Google Scholar, Scielo) e a palavras-chave como: alunos, profissionais e/ou professores; comportamentos, indisciplina e/ou violência; escola, funcionamento escolar e/ou meio escolar. Foram identificados 65 artigos e selecionados 55, desenvolvidos em escolas portuguesas entre A escola em análise entre 2006 e 2016: das questões de (in)disciplina, transgressão e violência| 102006 e 2016. Deste modo, foi possível perceber que muitas das investigações produzidas no contexto escolar português se encontram publicadas em revistas internacionais; que os trabalhos neste domínio recorrem maioritariamente à perspetiva dos estudos empíricos para analisar as diferentes problemáticas; que a violência, o comportamento transgressivo, os problemas de indisciplina e as questões relativas à avaliação/educação constituem os principais temas analisados. Concluiu-se, assim, que a investigação conduzida em meio escolar beneficiaria de uma certa reestruturação, afigurando-se necessário que contemplasse outros atores sociais e técnicas que possibilitassem uma compreensão mais holística e contextualizada dos fenómenos ligados às escolas.
id RCAP_73337257b13190bae433492d1a8782a0
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3451
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling The school in analysis between 2006 and 2016: issues of (in)discipline, transgression and violenceA escola em análise entre 2006 e 2016: das questões de (in)disciplina, transgressão e violênciaNo presente texto procuramos efetuar uma análise sobre a investigação produzida em meio escolar nos últimos onze anos, explorando algumas das interações que aqui se estabelecem, nomeadamente em matéria de (in)disciplina, transgressão e violência. Para tanto recorreu-se a diferentes motores de pesquisa (e.g., B-on, Google Scholar, Scielo) e a palavras-chave como: alunos, profissionais e/ou professores; comportamentos, indisciplina e/ou violência; escola, funcionamento escolar e/ou meio escolar. Foram identificados 65 artigos e selecionados 55, desenvolvidos em escolas portuguesas entre A escola em análise entre 2006 e 2016: das questões de (in)disciplina, transgressão e violência| 102006 e 2016. Deste modo, foi possível perceber que muitas das investigações produzidas no contexto escolar português se encontram publicadas em revistas internacionais; que os trabalhos neste domínio recorrem maioritariamente à perspetiva dos estudos empíricos para analisar as diferentes problemáticas; que a violência, o comportamento transgressivo, os problemas de indisciplina e as questões relativas à avaliação/educação constituem os principais temas analisados. Concluiu-se, assim, que a investigação conduzida em meio escolar beneficiaria de uma certa reestruturação, afigurando-se necessário que contemplasse outros atores sociais e técnicas que possibilitassem uma compreensão mais holística e contextualizada dos fenómenos ligados às escolas.Universidade Católica Portuguesa2018-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2018.3451oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3451Revista Portuguesa de Investigação Educacional; n. 18 (2018): Gestão curricular e inovação escolar; 9-312182-46141645-400610.34632/investigacaoeducacional.2018.n18reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3451https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2018.3451https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3451/3347Direitos de Autor (c) 2018 Laura M. Nunes, Sónia Caridade, Ana Isabel Sanihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Laura M.Caridade, SóniaSani, Ana Isabel2022-05-24T16:54:56Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3451Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:57:58.368862Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv The school in analysis between 2006 and 2016: issues of (in)discipline, transgression and violence
A escola em análise entre 2006 e 2016: das questões de (in)disciplina, transgressão e violência
title The school in analysis between 2006 and 2016: issues of (in)discipline, transgression and violence
spellingShingle The school in analysis between 2006 and 2016: issues of (in)discipline, transgression and violence
Nunes, Laura M.
title_short The school in analysis between 2006 and 2016: issues of (in)discipline, transgression and violence
title_full The school in analysis between 2006 and 2016: issues of (in)discipline, transgression and violence
title_fullStr The school in analysis between 2006 and 2016: issues of (in)discipline, transgression and violence
title_full_unstemmed The school in analysis between 2006 and 2016: issues of (in)discipline, transgression and violence
title_sort The school in analysis between 2006 and 2016: issues of (in)discipline, transgression and violence
author Nunes, Laura M.
author_facet Nunes, Laura M.
Caridade, Sónia
Sani, Ana Isabel
author_role author
author2 Caridade, Sónia
Sani, Ana Isabel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Laura M.
Caridade, Sónia
Sani, Ana Isabel
description No presente texto procuramos efetuar uma análise sobre a investigação produzida em meio escolar nos últimos onze anos, explorando algumas das interações que aqui se estabelecem, nomeadamente em matéria de (in)disciplina, transgressão e violência. Para tanto recorreu-se a diferentes motores de pesquisa (e.g., B-on, Google Scholar, Scielo) e a palavras-chave como: alunos, profissionais e/ou professores; comportamentos, indisciplina e/ou violência; escola, funcionamento escolar e/ou meio escolar. Foram identificados 65 artigos e selecionados 55, desenvolvidos em escolas portuguesas entre A escola em análise entre 2006 e 2016: das questões de (in)disciplina, transgressão e violência| 102006 e 2016. Deste modo, foi possível perceber que muitas das investigações produzidas no contexto escolar português se encontram publicadas em revistas internacionais; que os trabalhos neste domínio recorrem maioritariamente à perspetiva dos estudos empíricos para analisar as diferentes problemáticas; que a violência, o comportamento transgressivo, os problemas de indisciplina e as questões relativas à avaliação/educação constituem os principais temas analisados. Concluiu-se, assim, que a investigação conduzida em meio escolar beneficiaria de uma certa reestruturação, afigurando-se necessário que contemplasse outros atores sociais e técnicas que possibilitassem uma compreensão mais holística e contextualizada dos fenómenos ligados às escolas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2018.3451
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3451
url https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2018.3451
identifier_str_mv oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3451
https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2018.3451
https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3451/3347
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2018 Laura M. Nunes, Sónia Caridade, Ana Isabel Sani
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2018 Laura M. Nunes, Sónia Caridade, Ana Isabel Sani
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
dc.source.none.fl_str_mv Revista Portuguesa de Investigação Educacional; n. 18 (2018): Gestão curricular e inovação escolar; 9-31
2182-4614
1645-4006
10.34632/investigacaoeducacional.2018.n18
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129853962747904