The school in analysis between 2006 and 2016: issues of (in)discipline, transgression and violence
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2018.3451 |
Resumo: | No presente texto procuramos efetuar uma análise sobre a investigação produzida em meio escolar nos últimos onze anos, explorando algumas das interações que aqui se estabelecem, nomeadamente em matéria de (in)disciplina, transgressão e violência. Para tanto recorreu-se a diferentes motores de pesquisa (e.g., B-on, Google Scholar, Scielo) e a palavras-chave como: alunos, profissionais e/ou professores; comportamentos, indisciplina e/ou violência; escola, funcionamento escolar e/ou meio escolar. Foram identificados 65 artigos e selecionados 55, desenvolvidos em escolas portuguesas entre A escola em análise entre 2006 e 2016: das questões de (in)disciplina, transgressão e violência| 102006 e 2016. Deste modo, foi possível perceber que muitas das investigações produzidas no contexto escolar português se encontram publicadas em revistas internacionais; que os trabalhos neste domínio recorrem maioritariamente à perspetiva dos estudos empíricos para analisar as diferentes problemáticas; que a violência, o comportamento transgressivo, os problemas de indisciplina e as questões relativas à avaliação/educação constituem os principais temas analisados. Concluiu-se, assim, que a investigação conduzida em meio escolar beneficiaria de uma certa reestruturação, afigurando-se necessário que contemplasse outros atores sociais e técnicas que possibilitassem uma compreensão mais holística e contextualizada dos fenómenos ligados às escolas. |
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The school in analysis between 2006 and 2016: issues of (in)discipline, transgression and violenceA escola em análise entre 2006 e 2016: das questões de (in)disciplina, transgressão e violênciaNo presente texto procuramos efetuar uma análise sobre a investigação produzida em meio escolar nos últimos onze anos, explorando algumas das interações que aqui se estabelecem, nomeadamente em matéria de (in)disciplina, transgressão e violência. Para tanto recorreu-se a diferentes motores de pesquisa (e.g., B-on, Google Scholar, Scielo) e a palavras-chave como: alunos, profissionais e/ou professores; comportamentos, indisciplina e/ou violência; escola, funcionamento escolar e/ou meio escolar. Foram identificados 65 artigos e selecionados 55, desenvolvidos em escolas portuguesas entre A escola em análise entre 2006 e 2016: das questões de (in)disciplina, transgressão e violência| 102006 e 2016. Deste modo, foi possível perceber que muitas das investigações produzidas no contexto escolar português se encontram publicadas em revistas internacionais; que os trabalhos neste domínio recorrem maioritariamente à perspetiva dos estudos empíricos para analisar as diferentes problemáticas; que a violência, o comportamento transgressivo, os problemas de indisciplina e as questões relativas à avaliação/educação constituem os principais temas analisados. Concluiu-se, assim, que a investigação conduzida em meio escolar beneficiaria de uma certa reestruturação, afigurando-se necessário que contemplasse outros atores sociais e técnicas que possibilitassem uma compreensão mais holística e contextualizada dos fenómenos ligados às escolas.Universidade Católica Portuguesa2018-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2018.3451oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3451Revista Portuguesa de Investigação Educacional; n. 18 (2018): Gestão curricular e inovação escolar; 9-312182-46141645-400610.34632/investigacaoeducacional.2018.n18reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3451https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2018.3451https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3451/3347Direitos de Autor (c) 2018 Laura M. Nunes, Sónia Caridade, Ana Isabel Sanihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Laura M.Caridade, SóniaSani, Ana Isabel2022-05-24T16:54:56Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3451Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:57:58.368862Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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No presente texto procuramos efetuar uma análise sobre a investigação produzida em meio escolar nos últimos onze anos, explorando algumas das interações que aqui se estabelecem, nomeadamente em matéria de (in)disciplina, transgressão e violência. Para tanto recorreu-se a diferentes motores de pesquisa (e.g., B-on, Google Scholar, Scielo) e a palavras-chave como: alunos, profissionais e/ou professores; comportamentos, indisciplina e/ou violência; escola, funcionamento escolar e/ou meio escolar. Foram identificados 65 artigos e selecionados 55, desenvolvidos em escolas portuguesas entre A escola em análise entre 2006 e 2016: das questões de (in)disciplina, transgressão e violência| 102006 e 2016. Deste modo, foi possível perceber que muitas das investigações produzidas no contexto escolar português se encontram publicadas em revistas internacionais; que os trabalhos neste domínio recorrem maioritariamente à perspetiva dos estudos empíricos para analisar as diferentes problemáticas; que a violência, o comportamento transgressivo, os problemas de indisciplina e as questões relativas à avaliação/educação constituem os principais temas analisados. Concluiu-se, assim, que a investigação conduzida em meio escolar beneficiaria de uma certa reestruturação, afigurando-se necessário que contemplasse outros atores sociais e técnicas que possibilitassem uma compreensão mais holística e contextualizada dos fenómenos ligados às escolas. |
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