The effect of teamwork engagement on team learning and team adaptation in tourism sector

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Mariana Gravelho de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/12555
Resumo: O objetivo do presente estudo foi o de avaliar o impacto do teamwork engagement, enquanto fator contextual de natureza afetiva e motivacional, em duas dimensões de eficácia em equipa (aprendizagem em equipa e adaptação em equipa). Colocou-se a hipótese de que a relação entre a aprendizagem em equipa e adaptação em equipa era moderada pelo teamwork engagement e que a adaptação em equipa era mediadora da relação entre a aprendizagem em equipa e eficácia em equipa. Participaram neste estudo 23 equipas (99 indivíduos). Estes estavam inseridos em diferentes unidades de hostels na Área Metropolitana de Lisboa. Globalmente, os resultados suportaram as hipóteses da influência direta dos processos de aprendizagem na adaptação em equipa, tal como do desempenho adaptativo das equipas na eficácia. Os resultados não suportaram a hipótese do papel moderador do teamwork engagement na relação entre aprendizagem em equipa e adaptação em equipa. Contudo, a hipótese relacionada com o efeito de mediação da adaptação em equipa na relação entre a aprendizagem em equipa e eficácia em equipa foi confirmada. Portanto, estes resultados refletem a importância do trabalho em equipa, em particular dos mecanismos de adaptação e processos de aprendizagem na eficácia em equipa, mas não dos estados emergentes afetivos.
id RCAP_73699e852a8544241c00a9bbb12306ad
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/12555
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling The effect of teamwork engagement on team learning and team adaptation in tourism sectorTrabalho de equipaAprendizagem organizacionalProcesso de aprendizagemDesempenho organizacionalTeamwork engagementTeam effectivenessTeam learningTeam adaptationLearning processesTeam adaptive performanceHostelsAdaptation mechanismsO objetivo do presente estudo foi o de avaliar o impacto do teamwork engagement, enquanto fator contextual de natureza afetiva e motivacional, em duas dimensões de eficácia em equipa (aprendizagem em equipa e adaptação em equipa). Colocou-se a hipótese de que a relação entre a aprendizagem em equipa e adaptação em equipa era moderada pelo teamwork engagement e que a adaptação em equipa era mediadora da relação entre a aprendizagem em equipa e eficácia em equipa. Participaram neste estudo 23 equipas (99 indivíduos). Estes estavam inseridos em diferentes unidades de hostels na Área Metropolitana de Lisboa. Globalmente, os resultados suportaram as hipóteses da influência direta dos processos de aprendizagem na adaptação em equipa, tal como do desempenho adaptativo das equipas na eficácia. Os resultados não suportaram a hipótese do papel moderador do teamwork engagement na relação entre aprendizagem em equipa e adaptação em equipa. Contudo, a hipótese relacionada com o efeito de mediação da adaptação em equipa na relação entre a aprendizagem em equipa e eficácia em equipa foi confirmada. Portanto, estes resultados refletem a importância do trabalho em equipa, em particular dos mecanismos de adaptação e processos de aprendizagem na eficácia em equipa, mas não dos estados emergentes afetivos.This study aimed to evaluate the impact of teamwork engagement, as an affective and motivational contextual factor, on two dimensions of team effectiveness (team learning and team adaptation). We hypothesized that the relationship between team learning and team adaptation is moderated by teamwork engagement and the team adaptation is a mediator of the relationship between team learning and team effectiveness. A total of 23 teams (99 individuals) participated in this study. All teams were part of different hostels at Lisbon Metropolitan Area. Globally, the results supported the hypotheses concerning the direct influence of learning processes on team adaptation, as the team adaptive performance on effectiveness. The results did not support the hypothesis of the moderation role of teamwork engagement on the relationship between team learning and team adaptation. However, the hypothesis related to the mediation effect of team adaptation on the relationship between team learning and team effectiveness was confirmed. Therefore, these results reflect the importance of teamwork, in particularly the adaptation mechanisms and learning processes on team effectiveness, but not of the affective emergent states.2017-03-09T14:56:14Z2016-12-02T00:00:00Z2016-12-022016-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/12555TID:201349990engCarvalho, Mariana Gravelho deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T18:01:49Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/12555Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:33:10.660727Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv The effect of teamwork engagement on team learning and team adaptation in tourism sector
title The effect of teamwork engagement on team learning and team adaptation in tourism sector
spellingShingle The effect of teamwork engagement on team learning and team adaptation in tourism sector
Carvalho, Mariana Gravelho de
Trabalho de equipa
Aprendizagem organizacional
Processo de aprendizagem
Desempenho organizacional
Teamwork engagement
Team effectiveness
Team learning
Team adaptation
Learning processes
Team adaptive performance
Hostels
Adaptation mechanisms
title_short The effect of teamwork engagement on team learning and team adaptation in tourism sector
title_full The effect of teamwork engagement on team learning and team adaptation in tourism sector
title_fullStr The effect of teamwork engagement on team learning and team adaptation in tourism sector
title_full_unstemmed The effect of teamwork engagement on team learning and team adaptation in tourism sector
title_sort The effect of teamwork engagement on team learning and team adaptation in tourism sector
author Carvalho, Mariana Gravelho de
author_facet Carvalho, Mariana Gravelho de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Mariana Gravelho de
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho de equipa
Aprendizagem organizacional
Processo de aprendizagem
Desempenho organizacional
Teamwork engagement
Team effectiveness
Team learning
Team adaptation
Learning processes
Team adaptive performance
Hostels
Adaptation mechanisms
topic Trabalho de equipa
Aprendizagem organizacional
Processo de aprendizagem
Desempenho organizacional
Teamwork engagement
Team effectiveness
Team learning
Team adaptation
Learning processes
Team adaptive performance
Hostels
Adaptation mechanisms
description O objetivo do presente estudo foi o de avaliar o impacto do teamwork engagement, enquanto fator contextual de natureza afetiva e motivacional, em duas dimensões de eficácia em equipa (aprendizagem em equipa e adaptação em equipa). Colocou-se a hipótese de que a relação entre a aprendizagem em equipa e adaptação em equipa era moderada pelo teamwork engagement e que a adaptação em equipa era mediadora da relação entre a aprendizagem em equipa e eficácia em equipa. Participaram neste estudo 23 equipas (99 indivíduos). Estes estavam inseridos em diferentes unidades de hostels na Área Metropolitana de Lisboa. Globalmente, os resultados suportaram as hipóteses da influência direta dos processos de aprendizagem na adaptação em equipa, tal como do desempenho adaptativo das equipas na eficácia. Os resultados não suportaram a hipótese do papel moderador do teamwork engagement na relação entre aprendizagem em equipa e adaptação em equipa. Contudo, a hipótese relacionada com o efeito de mediação da adaptação em equipa na relação entre a aprendizagem em equipa e eficácia em equipa foi confirmada. Portanto, estes resultados refletem a importância do trabalho em equipa, em particular dos mecanismos de adaptação e processos de aprendizagem na eficácia em equipa, mas não dos estados emergentes afetivos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-02T00:00:00Z
2016-12-02
2016-09
2017-03-09T14:56:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/12555
TID:201349990
url http://hdl.handle.net/10071/12555
identifier_str_mv TID:201349990
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134892980699136