The effect of teamwork engagement on team learning and team adaptation in tourism sector
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/12555 |
Resumo: | O objetivo do presente estudo foi o de avaliar o impacto do teamwork engagement, enquanto fator contextual de natureza afetiva e motivacional, em duas dimensões de eficácia em equipa (aprendizagem em equipa e adaptação em equipa). Colocou-se a hipótese de que a relação entre a aprendizagem em equipa e adaptação em equipa era moderada pelo teamwork engagement e que a adaptação em equipa era mediadora da relação entre a aprendizagem em equipa e eficácia em equipa. Participaram neste estudo 23 equipas (99 indivíduos). Estes estavam inseridos em diferentes unidades de hostels na Área Metropolitana de Lisboa. Globalmente, os resultados suportaram as hipóteses da influência direta dos processos de aprendizagem na adaptação em equipa, tal como do desempenho adaptativo das equipas na eficácia. Os resultados não suportaram a hipótese do papel moderador do teamwork engagement na relação entre aprendizagem em equipa e adaptação em equipa. Contudo, a hipótese relacionada com o efeito de mediação da adaptação em equipa na relação entre a aprendizagem em equipa e eficácia em equipa foi confirmada. Portanto, estes resultados refletem a importância do trabalho em equipa, em particular dos mecanismos de adaptação e processos de aprendizagem na eficácia em equipa, mas não dos estados emergentes afetivos. |
id |
RCAP_73699e852a8544241c00a9bbb12306ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/12555 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
The effect of teamwork engagement on team learning and team adaptation in tourism sectorTrabalho de equipaAprendizagem organizacionalProcesso de aprendizagemDesempenho organizacionalTeamwork engagementTeam effectivenessTeam learningTeam adaptationLearning processesTeam adaptive performanceHostelsAdaptation mechanismsO objetivo do presente estudo foi o de avaliar o impacto do teamwork engagement, enquanto fator contextual de natureza afetiva e motivacional, em duas dimensões de eficácia em equipa (aprendizagem em equipa e adaptação em equipa). Colocou-se a hipótese de que a relação entre a aprendizagem em equipa e adaptação em equipa era moderada pelo teamwork engagement e que a adaptação em equipa era mediadora da relação entre a aprendizagem em equipa e eficácia em equipa. Participaram neste estudo 23 equipas (99 indivíduos). Estes estavam inseridos em diferentes unidades de hostels na Área Metropolitana de Lisboa. Globalmente, os resultados suportaram as hipóteses da influência direta dos processos de aprendizagem na adaptação em equipa, tal como do desempenho adaptativo das equipas na eficácia. Os resultados não suportaram a hipótese do papel moderador do teamwork engagement na relação entre aprendizagem em equipa e adaptação em equipa. Contudo, a hipótese relacionada com o efeito de mediação da adaptação em equipa na relação entre a aprendizagem em equipa e eficácia em equipa foi confirmada. Portanto, estes resultados refletem a importância do trabalho em equipa, em particular dos mecanismos de adaptação e processos de aprendizagem na eficácia em equipa, mas não dos estados emergentes afetivos.This study aimed to evaluate the impact of teamwork engagement, as an affective and motivational contextual factor, on two dimensions of team effectiveness (team learning and team adaptation). We hypothesized that the relationship between team learning and team adaptation is moderated by teamwork engagement and the team adaptation is a mediator of the relationship between team learning and team effectiveness. A total of 23 teams (99 individuals) participated in this study. All teams were part of different hostels at Lisbon Metropolitan Area. Globally, the results supported the hypotheses concerning the direct influence of learning processes on team adaptation, as the team adaptive performance on effectiveness. The results did not support the hypothesis of the moderation role of teamwork engagement on the relationship between team learning and team adaptation. However, the hypothesis related to the mediation effect of team adaptation on the relationship between team learning and team effectiveness was confirmed. Therefore, these results reflect the importance of teamwork, in particularly the adaptation mechanisms and learning processes on team effectiveness, but not of the affective emergent states.2017-03-09T14:56:14Z2016-12-02T00:00:00Z2016-12-022016-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/12555TID:201349990engCarvalho, Mariana Gravelho deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T18:01:49Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/12555Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:33:10.660727Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
The effect of teamwork engagement on team learning and team adaptation in tourism sector |
title |
The effect of teamwork engagement on team learning and team adaptation in tourism sector |
spellingShingle |
The effect of teamwork engagement on team learning and team adaptation in tourism sector Carvalho, Mariana Gravelho de Trabalho de equipa Aprendizagem organizacional Processo de aprendizagem Desempenho organizacional Teamwork engagement Team effectiveness Team learning Team adaptation Learning processes Team adaptive performance Hostels Adaptation mechanisms |
title_short |
The effect of teamwork engagement on team learning and team adaptation in tourism sector |
title_full |
The effect of teamwork engagement on team learning and team adaptation in tourism sector |
title_fullStr |
The effect of teamwork engagement on team learning and team adaptation in tourism sector |
title_full_unstemmed |
The effect of teamwork engagement on team learning and team adaptation in tourism sector |
title_sort |
The effect of teamwork engagement on team learning and team adaptation in tourism sector |
author |
Carvalho, Mariana Gravelho de |
author_facet |
Carvalho, Mariana Gravelho de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Mariana Gravelho de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho de equipa Aprendizagem organizacional Processo de aprendizagem Desempenho organizacional Teamwork engagement Team effectiveness Team learning Team adaptation Learning processes Team adaptive performance Hostels Adaptation mechanisms |
topic |
Trabalho de equipa Aprendizagem organizacional Processo de aprendizagem Desempenho organizacional Teamwork engagement Team effectiveness Team learning Team adaptation Learning processes Team adaptive performance Hostels Adaptation mechanisms |
description |
O objetivo do presente estudo foi o de avaliar o impacto do teamwork engagement, enquanto fator contextual de natureza afetiva e motivacional, em duas dimensões de eficácia em equipa (aprendizagem em equipa e adaptação em equipa). Colocou-se a hipótese de que a relação entre a aprendizagem em equipa e adaptação em equipa era moderada pelo teamwork engagement e que a adaptação em equipa era mediadora da relação entre a aprendizagem em equipa e eficácia em equipa. Participaram neste estudo 23 equipas (99 indivíduos). Estes estavam inseridos em diferentes unidades de hostels na Área Metropolitana de Lisboa. Globalmente, os resultados suportaram as hipóteses da influência direta dos processos de aprendizagem na adaptação em equipa, tal como do desempenho adaptativo das equipas na eficácia. Os resultados não suportaram a hipótese do papel moderador do teamwork engagement na relação entre aprendizagem em equipa e adaptação em equipa. Contudo, a hipótese relacionada com o efeito de mediação da adaptação em equipa na relação entre a aprendizagem em equipa e eficácia em equipa foi confirmada. Portanto, estes resultados refletem a importância do trabalho em equipa, em particular dos mecanismos de adaptação e processos de aprendizagem na eficácia em equipa, mas não dos estados emergentes afetivos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-02T00:00:00Z 2016-12-02 2016-09 2017-03-09T14:56:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/12555 TID:201349990 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/12555 |
identifier_str_mv |
TID:201349990 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134892980699136 |