Critical success factors of customer relationship management implementation in residential real estate

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Fernando Jorge Bastos da Silva
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/2980
Resumo: Mestrado em Gestão e Avaliação Imobiliária
id RCAP_73985fd4249d29bb91d6e85971dee4df
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/2980
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Critical success factors of customer relationship management implementation in residential real estateCustomer Relationship ManagementResidential Real EstateCritical Success FactorsImobiliário ResidencialFactores Críticos de SucessoMestrado em Gestão e Avaliação ImobiliáriaDespite the large stream of research literature about CRM (Customer Relationship Management), analysis of CRM in Real Estate (RE) is scarce. Therefore, the authors undertook the task of identifying the Critical Success Factors (CSFs) in the implementation of CRM in Residential RE market. Through qualitative and exploratory research in the form of 9 semi-structured individual face-to-face interviews to Portuguese developers, estate agencies, CRM software suppliers and academics, empirical evidence was gathered about how relationships occur in a process with such high involvement from customers. It was also explored the multiple available features of CRM strategies and tools. Though, without a case study analysis this research only presents a static cross-sectional perspective. Results indicate that the most relevant CSF’s for CRM implementation in Residential RE are connected with employee engagement, thus one of our propositions to increase its success relies on improving internal marketing strategies, alongside with adjustments on the employee financial rewarding methods. Overall, given the market characteristics, our approach to CRM was not on the typical Customer Lifetime Value perspective of repeated purchase, but more on the importance of gaining trust from customers to maximize their possible positive word of mouth, hence increasing Customer Referral Value.Apesar da grande variedade de literatura sobre CRM (Customer Relationship Management), trabalhos de investigação sobre CRM no imobiliário são escassos. Justifica-se portanto o interesse dos autores em identificar os Factores Críticos de Sucesso (FCS) na implementação de CRM no mercado imobiliário residencial. Com recurso a investigação qualitativa e exploratória através de 9 entrevistas pessoais aprofundadas a promotores, agências de mediação imobiliária, empresas fornecedoras de software de CRM software e académicos portugueses, foi compilada informação empírica sobre o modo como se desenvolvem as relações num processo que implica um elevado envolvimento por parte dos clientes. Foram também abordadas as múltiplas estratégias e ferramentas de CRM disponíveis para o imobiliário. Todavia, na falta de uma análise de caso, esta tese apenas apresenta uma static cross-sectional perspective. Os resultados indiciam que os FCS mais relevantes para implementação de CRM no mercado imobiliário residencial estão relacionados com o envolvimento dos colaboradores, e por isso uma das nossas sugestões para aumentar o seu sucesso baseia-se em melhorar as estratégias de marketing interno, conjuntamente com ajustamentos na componente da compensação remuneratória. Em suma, dadas as características deste mercado, a nossa abordagem sobre CRM não se baseou na típica perspectiva de Customer Lifetime Value e compra repetida, mas mais na importância de ganhar confiança por parte dos clientes de modo a maximizar o seu possível Word of Mouth positivo, e com isso aumentar o Customer Referral Value.Instituto Superior de Economia e GestãoPedron, CristianeRepositório da Universidade de LisboaLopes, Fernando Jorge Bastos da Silva2011-03-19T10:28:58Z2011-02-222011-02-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/2980engLopes, Fernando Jorge Bastos da Silva. 2011. "Critical success factors of customer relationship management implementation in residential real estate". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:34:08Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/2980Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:50:56.161113Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Critical success factors of customer relationship management implementation in residential real estate
title Critical success factors of customer relationship management implementation in residential real estate
spellingShingle Critical success factors of customer relationship management implementation in residential real estate
Lopes, Fernando Jorge Bastos da Silva
Customer Relationship Management
Residential Real Estate
Critical Success Factors
Imobiliário Residencial
Factores Críticos de Sucesso
title_short Critical success factors of customer relationship management implementation in residential real estate
title_full Critical success factors of customer relationship management implementation in residential real estate
title_fullStr Critical success factors of customer relationship management implementation in residential real estate
title_full_unstemmed Critical success factors of customer relationship management implementation in residential real estate
title_sort Critical success factors of customer relationship management implementation in residential real estate
author Lopes, Fernando Jorge Bastos da Silva
author_facet Lopes, Fernando Jorge Bastos da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pedron, Cristiane
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Fernando Jorge Bastos da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Customer Relationship Management
Residential Real Estate
Critical Success Factors
Imobiliário Residencial
Factores Críticos de Sucesso
topic Customer Relationship Management
Residential Real Estate
Critical Success Factors
Imobiliário Residencial
Factores Críticos de Sucesso
description Mestrado em Gestão e Avaliação Imobiliária
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-19T10:28:58Z
2011-02-22
2011-02-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/2980
url http://hdl.handle.net/10400.5/2980
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv Lopes, Fernando Jorge Bastos da Silva. 2011. "Critical success factors of customer relationship management implementation in residential real estate". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130984232255488