Parfois : qual o potencial de extensão da marca?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Archer, Inês Rocha Leite de Castro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/34830
Resumo: O elevado custo associado à criação de novas marcas, fez com que certas estratégias, como a extensão de marca, se tornassem cada vez mais atrativas. O presente estudo, procurou aprofundar esta temática, propondo-se responder à questão de investigação: “Parfois: Qual o potencial de extensão da marca?”, utilizado o fit entre as extensões e a Parfois, o grau de aceitação, a intenção de compra, o ranking de preferências e o impacto das extensões, para avaliar o potencial de extensão da Parfois. Como tal, recorreu-se à abordagem quantitativa, divida em três estudos diferentes, utilizando o questionário como a técnica de recolha de dados, para a realização deste estudo. Assim, avaliando os resultados, concluiu-se que o facto de uma marca se alargar dentro de uma categoria de produto, já existente, conduz a um fit mais elevado, aumentando o grau de aceitação (Evangeline, S. J., e Ragel, V. R., 2016). Adicionalmente, confirmou-se que a qualidade percebida da marca mãe influencia a aceitação das extensões (Arslan, F.M., e Altuna, O.K., 2010). Também o estado de espírito e a abertura dos consumidores a novas ideias contribuíram para uma melhor avaliação das extensões com fit mais baixo (Dimitriu, R et al., 2017). Assim, o potencial de extensão da Parfois, está concentrado na oferta de uma linha de produtos de praia, ginásio e, roupa interior dada as características semelhantes/ complementares entre estas categorias e os produtos oferecidos. No entanto, apesar do baixo fit, o potencial de extensão da Parfois também se pode concentrar na venda de artigos de casa.
id RCAP_73fce8f3f06a83a3efa42fb53fc2ec3f
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/34830
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Parfois : qual o potencial de extensão da marca?MarcaExtensão de marcaParfoisFitMarca mãeGrau de aceitaçãoQualidade percebidaBrandBrand extensionMother brandDegree of acceptancePerceived qualityDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO elevado custo associado à criação de novas marcas, fez com que certas estratégias, como a extensão de marca, se tornassem cada vez mais atrativas. O presente estudo, procurou aprofundar esta temática, propondo-se responder à questão de investigação: “Parfois: Qual o potencial de extensão da marca?”, utilizado o fit entre as extensões e a Parfois, o grau de aceitação, a intenção de compra, o ranking de preferências e o impacto das extensões, para avaliar o potencial de extensão da Parfois. Como tal, recorreu-se à abordagem quantitativa, divida em três estudos diferentes, utilizando o questionário como a técnica de recolha de dados, para a realização deste estudo. Assim, avaliando os resultados, concluiu-se que o facto de uma marca se alargar dentro de uma categoria de produto, já existente, conduz a um fit mais elevado, aumentando o grau de aceitação (Evangeline, S. J., e Ragel, V. R., 2016). Adicionalmente, confirmou-se que a qualidade percebida da marca mãe influencia a aceitação das extensões (Arslan, F.M., e Altuna, O.K., 2010). Também o estado de espírito e a abertura dos consumidores a novas ideias contribuíram para uma melhor avaliação das extensões com fit mais baixo (Dimitriu, R et al., 2017). Assim, o potencial de extensão da Parfois, está concentrado na oferta de uma linha de produtos de praia, ginásio e, roupa interior dada as características semelhantes/ complementares entre estas categorias e os produtos oferecidos. No entanto, apesar do baixo fit, o potencial de extensão da Parfois também se pode concentrar na venda de artigos de casa.The high cost associated with creating new brands has made certain strategies, such as brand extension, increasingly attractive. This study, sought to explore this topic in more depth by answering the research question: "What is Parfois' extension potential?", using the fit between extensions and Parfois, the degree of acceptance, purchase intention, preference ranking and the impact of extensions, to assess Parfois' extension potential. As such, a quantitative approach was used, divided into three different studies, using the questionnaire as the data collection technique, to conduct this study. Thus, evaluating the results, it was concluded that the fact that a brand extends within a product category, already existing, leads to a higher fit, increasing the degree of acceptance (Evangeline, S. J., and Ragel, V. R., 2016). Additionally, it has been confirmed that the perceived quality of the parent brand influences the acceptance of extensions (Arslan, F.M., and Altuna, O.K., 2010). Also, consumers' mood and openness to new ideas contributed to a better evaluation of extensions with lower fit (Dimitriu, R et al., 2017). Therefore, Parfois' extension potential is concentrated on the offer of a line of beach, gym and underwear products given the similar/complementary characteristics between these categories and the products offered. However, despite the low fit, Parfois' extension potential can also be concentrated in the sale of household goods.Côrte-Real, Ana Filipa da Rocha de Castro eVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaArcher, Inês Rocha Leite de Castro2021-09-14T14:33:32Z2021-07-052021-032021-07-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/34830TID:202749355porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:40:21Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/34830Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:28:14.678142Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Parfois : qual o potencial de extensão da marca?
title Parfois : qual o potencial de extensão da marca?
spellingShingle Parfois : qual o potencial de extensão da marca?
Archer, Inês Rocha Leite de Castro
Marca
Extensão de marca
Parfois
Fit
Marca mãe
Grau de aceitação
Qualidade percebida
Brand
Brand extension
Mother brand
Degree of acceptance
Perceived quality
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Parfois : qual o potencial de extensão da marca?
title_full Parfois : qual o potencial de extensão da marca?
title_fullStr Parfois : qual o potencial de extensão da marca?
title_full_unstemmed Parfois : qual o potencial de extensão da marca?
title_sort Parfois : qual o potencial de extensão da marca?
author Archer, Inês Rocha Leite de Castro
author_facet Archer, Inês Rocha Leite de Castro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Côrte-Real, Ana Filipa da Rocha de Castro e
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Archer, Inês Rocha Leite de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Marca
Extensão de marca
Parfois
Fit
Marca mãe
Grau de aceitação
Qualidade percebida
Brand
Brand extension
Mother brand
Degree of acceptance
Perceived quality
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Marca
Extensão de marca
Parfois
Fit
Marca mãe
Grau de aceitação
Qualidade percebida
Brand
Brand extension
Mother brand
Degree of acceptance
Perceived quality
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description O elevado custo associado à criação de novas marcas, fez com que certas estratégias, como a extensão de marca, se tornassem cada vez mais atrativas. O presente estudo, procurou aprofundar esta temática, propondo-se responder à questão de investigação: “Parfois: Qual o potencial de extensão da marca?”, utilizado o fit entre as extensões e a Parfois, o grau de aceitação, a intenção de compra, o ranking de preferências e o impacto das extensões, para avaliar o potencial de extensão da Parfois. Como tal, recorreu-se à abordagem quantitativa, divida em três estudos diferentes, utilizando o questionário como a técnica de recolha de dados, para a realização deste estudo. Assim, avaliando os resultados, concluiu-se que o facto de uma marca se alargar dentro de uma categoria de produto, já existente, conduz a um fit mais elevado, aumentando o grau de aceitação (Evangeline, S. J., e Ragel, V. R., 2016). Adicionalmente, confirmou-se que a qualidade percebida da marca mãe influencia a aceitação das extensões (Arslan, F.M., e Altuna, O.K., 2010). Também o estado de espírito e a abertura dos consumidores a novas ideias contribuíram para uma melhor avaliação das extensões com fit mais baixo (Dimitriu, R et al., 2017). Assim, o potencial de extensão da Parfois, está concentrado na oferta de uma linha de produtos de praia, ginásio e, roupa interior dada as características semelhantes/ complementares entre estas categorias e os produtos oferecidos. No entanto, apesar do baixo fit, o potencial de extensão da Parfois também se pode concentrar na venda de artigos de casa.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-14T14:33:32Z
2021-07-05
2021-03
2021-07-05T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/34830
TID:202749355
url http://hdl.handle.net/10400.14/34830
identifier_str_mv TID:202749355
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132000538329088