Representações das crianças sobre práticas inclusivas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2788 |
Resumo: | Atualmente, os educadores de infância e os professores do 1º Ciclo do Ensino Básico encontram nas suas salas alunos com características que os diferenciam uns dos outros - são todos diferentes - e, por isso, trabalham com grupos/turmas heterogéneas. Neste sentido foi importante compreender e desenvolver questões sobre a educação inclusiva, ou seja, perceber de que forma as crianças manifestam essa apropriação e como os educadores (educadores de infância e professores do 1º ciclo do ensino básico) a promovem. Para o desenvolvimento deste relatório foi fundamental recorrer à atual legislação recentemente aprovada. Para o presente relatório foi utilizada uma metodologia de caráter qualitativa, sendo que se recolheram dados através de registos de observação e de testes sociométricos. Os testes tinham como objetivo verificar as representações das crianças perante outras crianças diferentes e a evolução dos seus pensamentos após serem desenvolvidas atividades e momentos de reflexão sobre a educação inclusiva. Em suma, este relatório permitiu compreender como as crianças pensam e se posicionam sobre os outros, quando estimuladas a refletir sobre a diferença, a diversidade, o respeito e a inclusão |
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Representações das crianças sobre práticas inclusivasEducação pré-escolarEnsino básicoEducação inclusivaAtualmente, os educadores de infância e os professores do 1º Ciclo do Ensino Básico encontram nas suas salas alunos com características que os diferenciam uns dos outros - são todos diferentes - e, por isso, trabalham com grupos/turmas heterogéneas. Neste sentido foi importante compreender e desenvolver questões sobre a educação inclusiva, ou seja, perceber de que forma as crianças manifestam essa apropriação e como os educadores (educadores de infância e professores do 1º ciclo do ensino básico) a promovem. Para o desenvolvimento deste relatório foi fundamental recorrer à atual legislação recentemente aprovada. Para o presente relatório foi utilizada uma metodologia de caráter qualitativa, sendo que se recolheram dados através de registos de observação e de testes sociométricos. Os testes tinham como objetivo verificar as representações das crianças perante outras crianças diferentes e a evolução dos seus pensamentos após serem desenvolvidas atividades e momentos de reflexão sobre a educação inclusiva. Em suma, este relatório permitiu compreender como as crianças pensam e se posicionam sobre os outros, quando estimuladas a refletir sobre a diferença, a diversidade, o respeito e a inclusãoAt present, childhood educators and teachers of the first cycle of basic education find in their classrooms students with characteristics that differentiate them from each other, they are all different and therefore work with heterogeneous groups/classes. In this sense, it was important to understand and develop issues about inclusive education, that is, how children manifest this appropriation and how the educators (early childhood educators and elementary school teachers) promote it. For the development of this report it was fundamental to resort to the current legislation and recently approved. For the present report, a qualitative methodology was used, and data were collected through observation registers and sociometric tests. The tests had as objective to verify the position of the children before other different children and the evolution of their thoughts after being developed activities and moments of reflection on the inclusive education. In short, this report allowed us to understand how children think and position themselves over others, when they are encouraged to reflect on difference, diversity, respect and inclusion. Key words: Promotion of inclusive education; Children; Difference; Pre-school education; First cycle of basic education2020-07-23T00:00:00Z2019-07-23T00:00:00Z2019-07-232019-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2788TID:202264823porCarvalheira, Ana Isabel Cardosoinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-04-18T06:58:31Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2788Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-04-18T06:58:31Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Atualmente, os educadores de infância e os professores do 1º Ciclo do Ensino Básico encontram nas suas salas alunos com características que os diferenciam uns dos outros - são todos diferentes - e, por isso, trabalham com grupos/turmas heterogéneas. Neste sentido foi importante compreender e desenvolver questões sobre a educação inclusiva, ou seja, perceber de que forma as crianças manifestam essa apropriação e como os educadores (educadores de infância e professores do 1º ciclo do ensino básico) a promovem. Para o desenvolvimento deste relatório foi fundamental recorrer à atual legislação recentemente aprovada. Para o presente relatório foi utilizada uma metodologia de caráter qualitativa, sendo que se recolheram dados através de registos de observação e de testes sociométricos. Os testes tinham como objetivo verificar as representações das crianças perante outras crianças diferentes e a evolução dos seus pensamentos após serem desenvolvidas atividades e momentos de reflexão sobre a educação inclusiva. Em suma, este relatório permitiu compreender como as crianças pensam e se posicionam sobre os outros, quando estimuladas a refletir sobre a diferença, a diversidade, o respeito e a inclusão |
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