Representações das crianças sobre práticas inclusivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalheira, Ana Isabel Cardoso
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2788
Resumo: Atualmente, os educadores de infância e os professores do 1º Ciclo do Ensino Básico encontram nas suas salas alunos com características que os diferenciam uns dos outros - são todos diferentes - e, por isso, trabalham com grupos/turmas heterogéneas. Neste sentido foi importante compreender e desenvolver questões sobre a educação inclusiva, ou seja, perceber de que forma as crianças manifestam essa apropriação e como os educadores (educadores de infância e professores do 1º ciclo do ensino básico) a promovem. Para o desenvolvimento deste relatório foi fundamental recorrer à atual legislação recentemente aprovada. Para o presente relatório foi utilizada uma metodologia de caráter qualitativa, sendo que se recolheram dados através de registos de observação e de testes sociométricos. Os testes tinham como objetivo verificar as representações das crianças perante outras crianças diferentes e a evolução dos seus pensamentos após serem desenvolvidas atividades e momentos de reflexão sobre a educação inclusiva. Em suma, este relatório permitiu compreender como as crianças pensam e se posicionam sobre os outros, quando estimuladas a refletir sobre a diferença, a diversidade, o respeito e a inclusão
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