Relatório de estágio pedagógico em educação física rna Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/3956 |
Resumo: | O presente relatório emerge em consequência do Estágio Pedagógico efetuado no ano letivo 2020/2021 na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro. Este documento visa descrever, fundamentar e refletir criticamente sobre as decisões tomadas nas quatro macro atividades definidas pelas linhas programáticas do Estágio Pedagógico. A etapa principal da prática letiva ocorreu perante uma turma de 3.º Ciclo, mais propriamente de 9.º ano. Para além desta, os professores estagiários tiveram também a oportunidade de experienciar brevemente a planificação e orientação do processo de ensino-aprendizagem de uma turma do 2.º ciclo, nomeadamente de 5.º ano. Em ambos os cenários pretendeu-se colocar o aluno no centro do processo pedagógico a partir da aplicação de diferentes modelos de ensino, como é o caso do Modelo de Educação Desportiva. Perspetivou-se que, através das várias matérias de ensino propostas pelo Programa Nacional de Educação Física, os alunos passassem por momentos de aprendizagem diferenciados, trabalhando cooperativamente como agentes impulsionadores dos seus conhecimentos. As atividades de intervenção na comunidade escolar consistem na colaboração dos professores estagiários com o grupo disciplinar de Educação Física da Escola na dinamização de atividades de enriquecimento educativo. As atividades de integração no meio são duas. A caracterização da turma possibilita recolher e partilhar informações privilegiadas sobre os alunos ao conselho de turma. A atividade de extensão curricular resultou da lecionação da unidade didática de Aptidão Física através do MED, alicerçando tal atividade com o seu evento culminante. As atividades de natureza científico-pedagógica centraram-se na investigação sobre as potencialidades inerentes à utilização do Modelo de Educação Desportiva nas aulas de Educação Física para potenciar as capacidades físicas, cognitivas, sociais e motivacionais dos alunos. O processo de crescimento e superação pessoal e profissional que envolve o Estágio Pedagógico elevou-se pelos constrangimentos relativos à COVID-19. |
id |
RCAP_a62c0d3aa3250443a0b2dc89a6e613d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/3956 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio pedagógico em educação física rna Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de CastroEstágio pedagógicoEducação físicaEscolaAlunoEnsino-aprendizagemAptidão físicaPedagogical internshipPhysical educationSchoolStudentTeaching-learningPhysical fitnessEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório emerge em consequência do Estágio Pedagógico efetuado no ano letivo 2020/2021 na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro. Este documento visa descrever, fundamentar e refletir criticamente sobre as decisões tomadas nas quatro macro atividades definidas pelas linhas programáticas do Estágio Pedagógico. A etapa principal da prática letiva ocorreu perante uma turma de 3.º Ciclo, mais propriamente de 9.º ano. Para além desta, os professores estagiários tiveram também a oportunidade de experienciar brevemente a planificação e orientação do processo de ensino-aprendizagem de uma turma do 2.º ciclo, nomeadamente de 5.º ano. Em ambos os cenários pretendeu-se colocar o aluno no centro do processo pedagógico a partir da aplicação de diferentes modelos de ensino, como é o caso do Modelo de Educação Desportiva. Perspetivou-se que, através das várias matérias de ensino propostas pelo Programa Nacional de Educação Física, os alunos passassem por momentos de aprendizagem diferenciados, trabalhando cooperativamente como agentes impulsionadores dos seus conhecimentos. As atividades de intervenção na comunidade escolar consistem na colaboração dos professores estagiários com o grupo disciplinar de Educação Física da Escola na dinamização de atividades de enriquecimento educativo. As atividades de integração no meio são duas. A caracterização da turma possibilita recolher e partilhar informações privilegiadas sobre os alunos ao conselho de turma. A atividade de extensão curricular resultou da lecionação da unidade didática de Aptidão Física através do MED, alicerçando tal atividade com o seu evento culminante. As atividades de natureza científico-pedagógica centraram-se na investigação sobre as potencialidades inerentes à utilização do Modelo de Educação Desportiva nas aulas de Educação Física para potenciar as capacidades físicas, cognitivas, sociais e motivacionais dos alunos. O processo de crescimento e superação pessoal e profissional que envolve o Estágio Pedagógico elevou-se pelos constrangimentos relativos à COVID-19.This report emerges as a result of the Pedagogical Internship carried out in the school year 2020/2021 in the 2nd and 3rd Cycles School Dr. Eduardo Brazão de Castro. This document aims to describe, support and critically reflect on the decisions made in the four major activities defined by the programmatic lines of the Pedagogical Internship. The main stage of teaching practice occurred in 3 rd cycle, more specifically in a 9 th year class. In the addition to this, the trainee teachers also had the opportunity to briefly experience the planning and guidance of the teaching-learning process of a class from the 2 nd cycle, namely the 5th year. In both scenarios, the intention was to place the student at the center of the pedagogical process by applying different teaching models, such as the Sports Education Model. It was expected that, through the various teaching subjects proposed by the National Physical Education Program, students would go through different learning moments, working cooperatively as agents to boost their knowledge. The intervention activities in the school community consisted in the collaborative participation with the disciplinary group of physical education school to promote educational enrichment activities. There are two integration activities. First, the characterization of the class makes it possible to collect and share privileged information about students to the class council. On the other hand, the curricular extension activity resulted from teaching physical aptitude throughout MED, supporting such activity with the culminating event. The activities of scientific-pedagogical nature focused on researching the potential inherent in the use of the sports education model in physical education classes to enhance students’ physical, cognitive, social and motivational abilities. The process of personal and professional growth and improvement that involves the pedagogical internship was enhanced by the constraints related to COVID-19.Gouveia, Élvio Rúbio QuintalDigitUMaMartins, João Francisco Pestana2022-01-06T12:01:51Z2021-11-23T00:00:00Z2021-11-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3956202839451porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:57:04Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3956Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:07:31.912153Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio pedagógico em educação física rna Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro |
title |
Relatório de estágio pedagógico em educação física rna Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro |
spellingShingle |
Relatório de estágio pedagógico em educação física rna Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro Martins, João Francisco Pestana Estágio pedagógico Educação física Escola Aluno Ensino-aprendizagem Aptidão física Pedagogical internship Physical education School Student Teaching-learning Physical fitness Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de estágio pedagógico em educação física rna Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro |
title_full |
Relatório de estágio pedagógico em educação física rna Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro |
title_fullStr |
Relatório de estágio pedagógico em educação física rna Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio pedagógico em educação física rna Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro |
title_sort |
Relatório de estágio pedagógico em educação física rna Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro |
author |
Martins, João Francisco Pestana |
author_facet |
Martins, João Francisco Pestana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gouveia, Élvio Rúbio Quintal DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, João Francisco Pestana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio pedagógico Educação física Escola Aluno Ensino-aprendizagem Aptidão física Pedagogical internship Physical education School Student Teaching-learning Physical fitness Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Estágio pedagógico Educação física Escola Aluno Ensino-aprendizagem Aptidão física Pedagogical internship Physical education School Student Teaching-learning Physical fitness Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório emerge em consequência do Estágio Pedagógico efetuado no ano letivo 2020/2021 na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro. Este documento visa descrever, fundamentar e refletir criticamente sobre as decisões tomadas nas quatro macro atividades definidas pelas linhas programáticas do Estágio Pedagógico. A etapa principal da prática letiva ocorreu perante uma turma de 3.º Ciclo, mais propriamente de 9.º ano. Para além desta, os professores estagiários tiveram também a oportunidade de experienciar brevemente a planificação e orientação do processo de ensino-aprendizagem de uma turma do 2.º ciclo, nomeadamente de 5.º ano. Em ambos os cenários pretendeu-se colocar o aluno no centro do processo pedagógico a partir da aplicação de diferentes modelos de ensino, como é o caso do Modelo de Educação Desportiva. Perspetivou-se que, através das várias matérias de ensino propostas pelo Programa Nacional de Educação Física, os alunos passassem por momentos de aprendizagem diferenciados, trabalhando cooperativamente como agentes impulsionadores dos seus conhecimentos. As atividades de intervenção na comunidade escolar consistem na colaboração dos professores estagiários com o grupo disciplinar de Educação Física da Escola na dinamização de atividades de enriquecimento educativo. As atividades de integração no meio são duas. A caracterização da turma possibilita recolher e partilhar informações privilegiadas sobre os alunos ao conselho de turma. A atividade de extensão curricular resultou da lecionação da unidade didática de Aptidão Física através do MED, alicerçando tal atividade com o seu evento culminante. As atividades de natureza científico-pedagógica centraram-se na investigação sobre as potencialidades inerentes à utilização do Modelo de Educação Desportiva nas aulas de Educação Física para potenciar as capacidades físicas, cognitivas, sociais e motivacionais dos alunos. O processo de crescimento e superação pessoal e profissional que envolve o Estágio Pedagógico elevou-se pelos constrangimentos relativos à COVID-19. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-23T00:00:00Z 2021-11-23T00:00:00Z 2022-01-06T12:01:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/3956 202839451 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/3956 |
identifier_str_mv |
202839451 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129943797399552 |