Relatório de estágio pedagógico em educação física rna Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, João Francisco Pestana
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/3956
Resumo: O presente relatório emerge em consequência do Estágio Pedagógico efetuado no ano letivo 2020/2021 na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro. Este documento visa descrever, fundamentar e refletir criticamente sobre as decisões tomadas nas quatro macro atividades definidas pelas linhas programáticas do Estágio Pedagógico. A etapa principal da prática letiva ocorreu perante uma turma de 3.º Ciclo, mais propriamente de 9.º ano. Para além desta, os professores estagiários tiveram também a oportunidade de experienciar brevemente a planificação e orientação do processo de ensino-aprendizagem de uma turma do 2.º ciclo, nomeadamente de 5.º ano. Em ambos os cenários pretendeu-se colocar o aluno no centro do processo pedagógico a partir da aplicação de diferentes modelos de ensino, como é o caso do Modelo de Educação Desportiva. Perspetivou-se que, através das várias matérias de ensino propostas pelo Programa Nacional de Educação Física, os alunos passassem por momentos de aprendizagem diferenciados, trabalhando cooperativamente como agentes impulsionadores dos seus conhecimentos. As atividades de intervenção na comunidade escolar consistem na colaboração dos professores estagiários com o grupo disciplinar de Educação Física da Escola na dinamização de atividades de enriquecimento educativo. As atividades de integração no meio são duas. A caracterização da turma possibilita recolher e partilhar informações privilegiadas sobre os alunos ao conselho de turma. A atividade de extensão curricular resultou da lecionação da unidade didática de Aptidão Física através do MED, alicerçando tal atividade com o seu evento culminante. As atividades de natureza científico-pedagógica centraram-se na investigação sobre as potencialidades inerentes à utilização do Modelo de Educação Desportiva nas aulas de Educação Física para potenciar as capacidades físicas, cognitivas, sociais e motivacionais dos alunos. O processo de crescimento e superação pessoal e profissional que envolve o Estágio Pedagógico elevou-se pelos constrangimentos relativos à COVID-19.
id RCAP_a62c0d3aa3250443a0b2dc89a6e613d7
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/3956
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico em educação física rna Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de CastroEstágio pedagógicoEducação físicaEscolaAlunoEnsino-aprendizagemAptidão físicaPedagogical internshipPhysical educationSchoolStudentTeaching-learningPhysical fitnessEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório emerge em consequência do Estágio Pedagógico efetuado no ano letivo 2020/2021 na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro. Este documento visa descrever, fundamentar e refletir criticamente sobre as decisões tomadas nas quatro macro atividades definidas pelas linhas programáticas do Estágio Pedagógico. A etapa principal da prática letiva ocorreu perante uma turma de 3.º Ciclo, mais propriamente de 9.º ano. Para além desta, os professores estagiários tiveram também a oportunidade de experienciar brevemente a planificação e orientação do processo de ensino-aprendizagem de uma turma do 2.º ciclo, nomeadamente de 5.º ano. Em ambos os cenários pretendeu-se colocar o aluno no centro do processo pedagógico a partir da aplicação de diferentes modelos de ensino, como é o caso do Modelo de Educação Desportiva. Perspetivou-se que, através das várias matérias de ensino propostas pelo Programa Nacional de Educação Física, os alunos passassem por momentos de aprendizagem diferenciados, trabalhando cooperativamente como agentes impulsionadores dos seus conhecimentos. As atividades de intervenção na comunidade escolar consistem na colaboração dos professores estagiários com o grupo disciplinar de Educação Física da Escola na dinamização de atividades de enriquecimento educativo. As atividades de integração no meio são duas. A caracterização da turma possibilita recolher e partilhar informações privilegiadas sobre os alunos ao conselho de turma. A atividade de extensão curricular resultou da lecionação da unidade didática de Aptidão Física através do MED, alicerçando tal atividade com o seu evento culminante. As atividades de natureza científico-pedagógica centraram-se na investigação sobre as potencialidades inerentes à utilização do Modelo de Educação Desportiva nas aulas de Educação Física para potenciar as capacidades físicas, cognitivas, sociais e motivacionais dos alunos. O processo de crescimento e superação pessoal e profissional que envolve o Estágio Pedagógico elevou-se pelos constrangimentos relativos à COVID-19.This report emerges as a result of the Pedagogical Internship carried out in the school year 2020/2021 in the 2nd and 3rd Cycles School Dr. Eduardo Brazão de Castro. This document aims to describe, support and critically reflect on the decisions made in the four major activities defined by the programmatic lines of the Pedagogical Internship. The main stage of teaching practice occurred in 3 rd cycle, more specifically in a 9 th year class. In the addition to this, the trainee teachers also had the opportunity to briefly experience the planning and guidance of the teaching-learning process of a class from the 2 nd cycle, namely the 5th year. In both scenarios, the intention was to place the student at the center of the pedagogical process by applying different teaching models, such as the Sports Education Model. It was expected that, through the various teaching subjects proposed by the National Physical Education Program, students would go through different learning moments, working cooperatively as agents to boost their knowledge. The intervention activities in the school community consisted in the collaborative participation with the disciplinary group of physical education school to promote educational enrichment activities. There are two integration activities. First, the characterization of the class makes it possible to collect and share privileged information about students to the class council. On the other hand, the curricular extension activity resulted from teaching physical aptitude throughout MED, supporting such activity with the culminating event. The activities of scientific-pedagogical nature focused on researching the potential inherent in the use of the sports education model in physical education classes to enhance students’ physical, cognitive, social and motivational abilities. The process of personal and professional growth and improvement that involves the pedagogical internship was enhanced by the constraints related to COVID-19.Gouveia, Élvio Rúbio QuintalDigitUMaMartins, João Francisco Pestana2022-01-06T12:01:51Z2021-11-23T00:00:00Z2021-11-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3956202839451porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:57:04Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3956Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:07:31.912153Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico em educação física rna Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
title Relatório de estágio pedagógico em educação física rna Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico em educação física rna Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
Martins, João Francisco Pestana
Estágio pedagógico
Educação física
Escola
Aluno
Ensino-aprendizagem
Aptidão física
Pedagogical internship
Physical education
School
Student
Teaching-learning
Physical fitness
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio pedagógico em educação física rna Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
title_full Relatório de estágio pedagógico em educação física rna Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico em educação física rna Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico em educação física rna Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
title_sort Relatório de estágio pedagógico em educação física rna Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
author Martins, João Francisco Pestana
author_facet Martins, João Francisco Pestana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gouveia, Élvio Rúbio Quintal
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, João Francisco Pestana
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio pedagógico
Educação física
Escola
Aluno
Ensino-aprendizagem
Aptidão física
Pedagogical internship
Physical education
School
Student
Teaching-learning
Physical fitness
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Estágio pedagógico
Educação física
Escola
Aluno
Ensino-aprendizagem
Aptidão física
Pedagogical internship
Physical education
School
Student
Teaching-learning
Physical fitness
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório emerge em consequência do Estágio Pedagógico efetuado no ano letivo 2020/2021 na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro. Este documento visa descrever, fundamentar e refletir criticamente sobre as decisões tomadas nas quatro macro atividades definidas pelas linhas programáticas do Estágio Pedagógico. A etapa principal da prática letiva ocorreu perante uma turma de 3.º Ciclo, mais propriamente de 9.º ano. Para além desta, os professores estagiários tiveram também a oportunidade de experienciar brevemente a planificação e orientação do processo de ensino-aprendizagem de uma turma do 2.º ciclo, nomeadamente de 5.º ano. Em ambos os cenários pretendeu-se colocar o aluno no centro do processo pedagógico a partir da aplicação de diferentes modelos de ensino, como é o caso do Modelo de Educação Desportiva. Perspetivou-se que, através das várias matérias de ensino propostas pelo Programa Nacional de Educação Física, os alunos passassem por momentos de aprendizagem diferenciados, trabalhando cooperativamente como agentes impulsionadores dos seus conhecimentos. As atividades de intervenção na comunidade escolar consistem na colaboração dos professores estagiários com o grupo disciplinar de Educação Física da Escola na dinamização de atividades de enriquecimento educativo. As atividades de integração no meio são duas. A caracterização da turma possibilita recolher e partilhar informações privilegiadas sobre os alunos ao conselho de turma. A atividade de extensão curricular resultou da lecionação da unidade didática de Aptidão Física através do MED, alicerçando tal atividade com o seu evento culminante. As atividades de natureza científico-pedagógica centraram-se na investigação sobre as potencialidades inerentes à utilização do Modelo de Educação Desportiva nas aulas de Educação Física para potenciar as capacidades físicas, cognitivas, sociais e motivacionais dos alunos. O processo de crescimento e superação pessoal e profissional que envolve o Estágio Pedagógico elevou-se pelos constrangimentos relativos à COVID-19.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-23T00:00:00Z
2021-11-23T00:00:00Z
2022-01-06T12:01:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/3956
202839451
url http://hdl.handle.net/10400.13/3956
identifier_str_mv 202839451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129943797399552