Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Luís Paulo Pereira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/4143
Resumo: O presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, como parte integrante da Unidade Curricular denominada de Estágio Pedagógico e pretende refletir o trabalho desenvolvido durante o ano letivo, sendo o culminar do nosso processo de formação enquanto futuros docentes da disciplina de Educação Física. O documento apresenta como principais objetivos a apresentação sistemática de todos os conteúdos relacionados com o processo de diagnóstico, prescrição e controlo durante a nossa prática pedagógica enquanto professores estagiários, com justificação das tomadas de decisão e reflexão dos resultados alcançados no ano letivo de 2020/2021. Este estágio pedagógico carateriza-se por ser exigente, trabalhoso e com muita dedicação ao processo, exigindo uma grande capacidade de trabalho, para promover ao máximo situações enriquecedoras não só para os alunos, mas também para os professores estagiários. É necessária uma grande capacidade de reflexão crítica sobre o processo. Por estes motivos, é essencial referir que este estágio pedagógico é rico nas diversas experiências, por refletir toda a nossa evolução ao longo do ano letivo. Por estes motivos, o relatório de estágio reflete toda a nossa evolução na prática docente ao longo do estágio pedagógico. Foram exploradas e desenvolvidas um conjunto de atividades, onde destacamos: (1) Prática Letiva; (2) Atividades de Intervenção na Comunidade Escolar (3) Atividades de Integração no Meio e (4) Atividades de Natureza Científico-Pedagógica, como sendo as atividades que mais importância tiveram na nossa formação docente. Como professores de Educação Física, tivemos a oportunidade de ter a nossa primeira experiência num contexto real, aprender e explorar diferentes metodologias e estratégias de ensino. O professor estagiário convive com diversas realidades, o que permitiu participar de forma ativa em todas as atividades com o intuito de atingir os objetivos definidos na Unidade Curricular da iniciação à Prática Profissional.
id RCAP_7432a4c04153151ab1cf3c076353b866
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/4143
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco FrancoEstágio pedagógicoEducação físicaPrática docenteProcesso de ensino-aprendizagemPedagogical internshipPhysical educationTeaching practiceTeaching-learning processEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, como parte integrante da Unidade Curricular denominada de Estágio Pedagógico e pretende refletir o trabalho desenvolvido durante o ano letivo, sendo o culminar do nosso processo de formação enquanto futuros docentes da disciplina de Educação Física. O documento apresenta como principais objetivos a apresentação sistemática de todos os conteúdos relacionados com o processo de diagnóstico, prescrição e controlo durante a nossa prática pedagógica enquanto professores estagiários, com justificação das tomadas de decisão e reflexão dos resultados alcançados no ano letivo de 2020/2021. Este estágio pedagógico carateriza-se por ser exigente, trabalhoso e com muita dedicação ao processo, exigindo uma grande capacidade de trabalho, para promover ao máximo situações enriquecedoras não só para os alunos, mas também para os professores estagiários. É necessária uma grande capacidade de reflexão crítica sobre o processo. Por estes motivos, é essencial referir que este estágio pedagógico é rico nas diversas experiências, por refletir toda a nossa evolução ao longo do ano letivo. Por estes motivos, o relatório de estágio reflete toda a nossa evolução na prática docente ao longo do estágio pedagógico. Foram exploradas e desenvolvidas um conjunto de atividades, onde destacamos: (1) Prática Letiva; (2) Atividades de Intervenção na Comunidade Escolar (3) Atividades de Integração no Meio e (4) Atividades de Natureza Científico-Pedagógica, como sendo as atividades que mais importância tiveram na nossa formação docente. Como professores de Educação Física, tivemos a oportunidade de ter a nossa primeira experiência num contexto real, aprender e explorar diferentes metodologias e estratégias de ensino. O professor estagiário convive com diversas realidades, o que permitiu participar de forma ativa em todas as atividades com o intuito de atingir os objetivos definidos na Unidade Curricular da iniciação à Prática Profissional.This internship report comes within the scope of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education, as an integral part of the Curricular Unit called Pedagogical Internship, and intends to reflect the work developed during the school year, being the culmination of our process of training as future teachers of the discipline of Physical Education. The document has as its main objectives the systematic presentation of all content related to the process of diagnosis, prescription and control during our pedagogical practice as trainee teachers, with justification for decision-making and reflection on the results achieved in the 2020/2021 school year . This pedagogical internship is characterized by being demanding, laborious and with a lot of dedication to the process, requiring a great capacity for work, to promote enriching situations to the maximum not only for the students, but also for the intern teachers. A great capacity for critical reflection on the process is needed. For these reasons, it is essential to mention that this pedagogical internship is rich in different experiences, as it reflects our entire evolution throughout the school year. For these reasons, the internship report reflects our entire evolution in teaching practice throughout the pedagogical internship. A set of activities were explored and developed, including: (1) Teaching Practice; (2) Intervention Activities in the School Community (3) Integration Activities in the Environment and (4) Scientific-Pedagogical Activities, being the most important activities in our teacher education. As Physical Education teachers, we had the opportunity to have our first experience in a real context, to learn and explore different teaching methodologies and strategies. Therefore, the intern teacher lives with different realities, allowing them to actively participate in all activities in order to achieve the objectives defined in the Course Unit from initiation to Professional Practice.Lopes, Helder Manuel ArsénioAntunes, Hélio Ricardo LourençoDigitUMaMendonça, Luís Paulo Pereira2022-03-15T14:09:27Z2022-02-08T00:00:00Z2022-02-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/4143202962490porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:57:20Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/4143Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:07:58.417863Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
title Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
Mendonça, Luís Paulo Pereira
Estágio pedagógico
Educação física
Prática docente
Processo de ensino-aprendizagem
Pedagogical internship
Physical education
Teaching practice
Teaching-learning process
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
title_full Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
title_sort Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
author Mendonça, Luís Paulo Pereira
author_facet Mendonça, Luís Paulo Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Helder Manuel Arsénio
Antunes, Hélio Ricardo Lourenço
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Luís Paulo Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio pedagógico
Educação física
Prática docente
Processo de ensino-aprendizagem
Pedagogical internship
Physical education
Teaching practice
Teaching-learning process
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Estágio pedagógico
Educação física
Prática docente
Processo de ensino-aprendizagem
Pedagogical internship
Physical education
Teaching practice
Teaching-learning process
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, como parte integrante da Unidade Curricular denominada de Estágio Pedagógico e pretende refletir o trabalho desenvolvido durante o ano letivo, sendo o culminar do nosso processo de formação enquanto futuros docentes da disciplina de Educação Física. O documento apresenta como principais objetivos a apresentação sistemática de todos os conteúdos relacionados com o processo de diagnóstico, prescrição e controlo durante a nossa prática pedagógica enquanto professores estagiários, com justificação das tomadas de decisão e reflexão dos resultados alcançados no ano letivo de 2020/2021. Este estágio pedagógico carateriza-se por ser exigente, trabalhoso e com muita dedicação ao processo, exigindo uma grande capacidade de trabalho, para promover ao máximo situações enriquecedoras não só para os alunos, mas também para os professores estagiários. É necessária uma grande capacidade de reflexão crítica sobre o processo. Por estes motivos, é essencial referir que este estágio pedagógico é rico nas diversas experiências, por refletir toda a nossa evolução ao longo do ano letivo. Por estes motivos, o relatório de estágio reflete toda a nossa evolução na prática docente ao longo do estágio pedagógico. Foram exploradas e desenvolvidas um conjunto de atividades, onde destacamos: (1) Prática Letiva; (2) Atividades de Intervenção na Comunidade Escolar (3) Atividades de Integração no Meio e (4) Atividades de Natureza Científico-Pedagógica, como sendo as atividades que mais importância tiveram na nossa formação docente. Como professores de Educação Física, tivemos a oportunidade de ter a nossa primeira experiência num contexto real, aprender e explorar diferentes metodologias e estratégias de ensino. O professor estagiário convive com diversas realidades, o que permitiu participar de forma ativa em todas as atividades com o intuito de atingir os objetivos definidos na Unidade Curricular da iniciação à Prática Profissional.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-15T14:09:27Z
2022-02-08T00:00:00Z
2022-02-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/4143
202962490
url http://hdl.handle.net/10400.13/4143
identifier_str_mv 202962490
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129947637284864