O impacto da satisfação na prescrição informal (recomendação) e na fidelização das unidades hoteleiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/1108 |
Resumo: | Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Direção e Gestão Hoteleira apresentado à ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria. |
id |
RCAP_744fec83d3097b144b2558cf2eec1aad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1108 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O impacto da satisfação na prescrição informal (recomendação) e na fidelização das unidades hoteleirasIndústria hoteleiraQualidade do serviçoSatisfaçãoFidelizaçãoRecomendaçãoImaginário turísticoDissertação para obtenção do Grau de Mestre em Direção e Gestão Hoteleira apresentado à ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria.Dada a necessidade de dotar a indústria hoteleira de ferramentas que promovam a sua competitividade, o objetivo deste estudo visa aumentar a compreensão das perceções sobre a qualidade do serviço de uma unidade de alojamento, da perspetiva dos seus consumidores. De facto, os conceitos de qualidade e de satisfação do cliente incluem-se entre os principais indicadores de desempenho organizacional e, em última instância, são pontos de partida obrigatórios na análise competitividade empresarial. Em concreto, o presente estudo permitirá: (a) perceber se a satisfação de um turista face à prestação de um serviço numa unidade de alojamento é preditora de consumo repetido; (b) compreender o padrão de comportamento turístico dos consumidores segundo o seu tipo de imaginário; (c) verificar se o turista com elevado nível de satisfação numa unidade de alojamento recomenda essa mesma unidade de alojamento; (d) verificar se os comportamentos de fidelização dos turistas dependem do tipo de imaginário turístico (intimista, cíclico e heroico) que subjaz à sua motivação de viagem. Foi realizado um estudo empírico, com uma amostra de 150 professores, que mostrou que: (1) todos os inquiridos tendem a recomendar as unidades de alojamento onde obtiveram elevado nível de satisfação; (2) todavia, a tendência de regressarem a essas mesmas unidades de alojamentos (onde obtiveram elevado nível de satisfação) é muito mais consistente entre os turistas que perfilham um imaginário turístico cíclico (isto é, a tendência de periodicamente regressarem – em férias – aos mesmo locais onde no passado obtiveram elevado nível de prazer) do que entre os turistas que adotam primariamente um imaginário turístico heroico (isto é, tendência de desbravar caminhos novos, conhecer novos lugares, ir sempre a lugares desconhecidos).Dias, Francisco Teixeira PintoIC-OnlineFerreira, Humberto Manuel Costa2014-11-20T16:34:38Z201329-10-20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/1108TID:201051621porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:42:23Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1108Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:45:51.533480Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O impacto da satisfação na prescrição informal (recomendação) e na fidelização das unidades hoteleiras |
title |
O impacto da satisfação na prescrição informal (recomendação) e na fidelização das unidades hoteleiras |
spellingShingle |
O impacto da satisfação na prescrição informal (recomendação) e na fidelização das unidades hoteleiras Ferreira, Humberto Manuel Costa Indústria hoteleira Qualidade do serviço Satisfação Fidelização Recomendação Imaginário turístico |
title_short |
O impacto da satisfação na prescrição informal (recomendação) e na fidelização das unidades hoteleiras |
title_full |
O impacto da satisfação na prescrição informal (recomendação) e na fidelização das unidades hoteleiras |
title_fullStr |
O impacto da satisfação na prescrição informal (recomendação) e na fidelização das unidades hoteleiras |
title_full_unstemmed |
O impacto da satisfação na prescrição informal (recomendação) e na fidelização das unidades hoteleiras |
title_sort |
O impacto da satisfação na prescrição informal (recomendação) e na fidelização das unidades hoteleiras |
author |
Ferreira, Humberto Manuel Costa |
author_facet |
Ferreira, Humberto Manuel Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dias, Francisco Teixeira Pinto IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Humberto Manuel Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Indústria hoteleira Qualidade do serviço Satisfação Fidelização Recomendação Imaginário turístico |
topic |
Indústria hoteleira Qualidade do serviço Satisfação Fidelização Recomendação Imaginário turístico |
description |
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Direção e Gestão Hoteleira apresentado à ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z 2014-11-20T16:34:38Z 29-10-2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/1108 TID:201051621 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/1108 |
identifier_str_mv |
TID:201051621 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136954555564032 |