Escola inovadora e tecnologias educacionais : a influência da gestão escolar no uso de tecnologias educacionais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/39889 |
Resumo: | Estudar a escola não é uma tarefa fácil, trata-se de observar e analisar a complexidade de uma infinidade de universos individuais, buscando, assim, compreender as diversidades que influenciam o funcionamento da escola e a realização dos trabalhos de coordenadores e professores. As práticas de gestão empregadas pelas escolas visam dar sentido e proporcionar o direcionamento adequado das ações, dos processos, das iniciativas, dos planos e das interações executados pelos professores, coordenadores e demais colaboradores da escola. O advento das tecnologias da informação elevou o desafio da escola, tendo em vista que tais recursos configuram ao aluno novas possibilidades de aprendizagem, além de proporcionarem maior autonomia e liberdade. Tal fato exige mudanças na forma de pensar a escola e na forma de ensinar e aprender, propondo a quebra de inúmeros paradigmas ainda profundamente enraizados no agir e no pensar de diversos gestores e educadores. Nesse sentido, a gestão escolar assume papel fundamental de influenciar as mudanças necessárias nos ambientes educativos a fim de proporcionar a adoção de novas práticas inovadoras e de novos instrumentos pedagógicos, dentre eles as tecnologias educacionais para o desenvolvimento de competências alinhadas aos desafios de uma sociedade cada vez mais informatizada. A pesquisa se justifica tendo em vista a utilização cada vez mais significativa das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC nos espaços educativos e importância que a gestão escolar possui diante das práticas de gestão empregadas para influenciar a aplicação de práticas pedagógicas que considerem a utilização de tecnologias educacionais nos ambientes de ensino e aprendizagem. Para tanto, esse estudo tem como objetivo geral: analisar a influência da gestão escolar na aplicação de tecnologias educacionais nas práticas educativas em uma escola de ensino médio na região administrativa de Santa Maria, no Distrito Federal. Além disso, deseja-se verificar se a gestão escolar influencia diretamente no resultado da aplicação tecnologias educacionais e se a capacitação do corpo docente, promovida pela influência da gestão escolar, interfere nos resultados da aplicação da aplicação de tecnologias educacionais. Assim, o presente trabalho busca, em um primeiro momento, apresentar as concepções teóricas da gestão, dentre elas a gestão burocrática e o pensamento sistémico, que influenciam, até os dias atuais, o funcionamento e a forma como são executados os trabalhos na escola. Em seguida, são apresentadas questões relativas à inovação, à escola inovadora e às tecnologias educacionais, apresentando a importância do movimento de transformação que precisa ser adotado pela escola para oferecer uma educação com significado e alinhada aos novos tempos. Por último, são apresentados temas relacionados à importância dos instrumentos de gestão e formação de docentes como linhas condutoras da influência da gestão escolar para a adoção de tecnologias educacionais nos espaços de ensino e aprendizagem da escola. A pesquisa apresentou resultados que confirmam a influência da gestão escolar na aplicação de tecnologias educacionais nos espaços educativos e confirmou também a influência da capacitação do corpo docente na aplicação das tecnologias educacionais nesses mesmos espaços. A pesquisa contou com a participação de vinte e cinco professores e cinco gestores da escola pesquisada que responderam a um questionário de pesquisa por meio de formulário eletrónico. Este trabalho tem por objetivo contribuir para o incremento da investigação acerca da importância que a gestão escolar possui quanto à influência que exerce sobre seus colaboradores para a adoção de tecnologias educacionais e práticas inovadoras nos espaços de ensino e aprendizagem. |
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