Estratégias de aprendizagem da programação na educação básica e secundária: um estudo exploratório com recurso ao método de "pair programming"
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/30146 |
Resumo: | O presente relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do curso de Mestrado em Ensino de Informática da Universidade de Évora e foi realizado na escola Secundária/3 Rainha Santa Isabel. A programação continua a ser vista como algo complexo e inatingível para a maioria das pessoas. Além disso, os docentes têm evidenciado algumas dificuldades no ensino da mesma, devido à escolha incorreta do método de ensino e à falta de capacidade para integrar os conceitos do pensamento computacional na sua planificação. No que concerne à investigação quase experimental, foi possível observar que a Programação por Pares aparentemente não tem impacto na confiança, na satisfação e no valor social atribuído nos alunos participantes. Por outro lado, em relação ao conhecimento do conteúdo, os resultados parecem mais animadores devido a um conjunto de fatores que não foi possível controlar, e por isso, colocamos naturalmente algumas reservas; Learning strategies of programming in primary and secondary education: An exploratory study using the method of "pair programming" Abstract: This report comes as a result of the Supervised Teaching Practice, a part of the Masters course of Computer Science Teaching from Évora University, at Secondary School/3 Rainha Santa Isabel, Estremoz. Programming is still seen as something complex and unattainable by most people. Besides, teachers have also shown some difficulties in teaching programming, due to an incorrect choice of teaching methods and lack of ability to integrate the concepts of computational thinking in their teaching plans. As far as this almost experimental investigation is concerned, it was possible to observe that Peer Programming has no visible impact in the confidence, satisfaction and social value of participating students. On the other hand, the results about the knowledge of the contents seem more encouraging due to a set of factors impossible to control, and that is why we have some reservations about them. |
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Estratégias de aprendizagem da programação na educação básica e secundária: um estudo exploratório com recurso ao método de "pair programming"Programação em ParesScratchPensamento ComputacionalEnsino BásicoPair ProgrammingScratchComputational thinkingBasic EducationO presente relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do curso de Mestrado em Ensino de Informática da Universidade de Évora e foi realizado na escola Secundária/3 Rainha Santa Isabel. A programação continua a ser vista como algo complexo e inatingível para a maioria das pessoas. Além disso, os docentes têm evidenciado algumas dificuldades no ensino da mesma, devido à escolha incorreta do método de ensino e à falta de capacidade para integrar os conceitos do pensamento computacional na sua planificação. No que concerne à investigação quase experimental, foi possível observar que a Programação por Pares aparentemente não tem impacto na confiança, na satisfação e no valor social atribuído nos alunos participantes. Por outro lado, em relação ao conhecimento do conteúdo, os resultados parecem mais animadores devido a um conjunto de fatores que não foi possível controlar, e por isso, colocamos naturalmente algumas reservas; Learning strategies of programming in primary and secondary education: An exploratory study using the method of "pair programming" Abstract: This report comes as a result of the Supervised Teaching Practice, a part of the Masters course of Computer Science Teaching from Évora University, at Secondary School/3 Rainha Santa Isabel, Estremoz. Programming is still seen as something complex and unattainable by most people. Besides, teachers have also shown some difficulties in teaching programming, due to an incorrect choice of teaching methods and lack of ability to integrate the concepts of computational thinking in their teaching plans. As far as this almost experimental investigation is concerned, it was possible to observe that Peer Programming has no visible impact in the confidence, satisfaction and social value of participating students. On the other hand, the results about the knowledge of the contents seem more encouraging due to a set of factors impossible to control, and that is why we have some reservations about them.Universidade de Évora2021-09-21T17:54:27Z2021-09-212020-01-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/30146http://hdl.handle.net/10174/30146TID:202451640porDepartamento de Pedagogia e Educaçãonuno_ruus@hotmail.com229Rosado, Nuno Fernando Francoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:23:20Zoai:dspace.uevora.pt:10174/30146Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:17:42.263743Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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