Formação de professores de ciências para a promoção do pensamento crítico no Brasil: estado da arte
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/32596 |
Resumo: | A perspectiva do Pensamento Crítico (PC) como organizador do currículo de ensino e da formação inspira avanços em estudos brasileiros, a fim de verificar/produzir/compreender como desenvolver estratégias que promovam uma formação crítica em Ciências. Assim, a partir de um estudo bibliográfico de revisão da literatura na Scientific Electronic Library Online (SciELO) e no Banco de Teses da CAPES1 , tendo como palavras-chave: pensamento crítico e pensamento. Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir as principais produções científicas que tem o escopo no PC como estratégia de ensino e formação de professores, circunscritas a área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT). O panorama inicial demonstrou que os trabalhos são em número reduzido, sendo vários destes de autores estrangeiros, o que demonstra o estado inicial desta linha de pesquisa do ensino de Ciências em contexto brasileiro. |
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Formação de professores de ciências para a promoção do pensamento crítico no Brasil: estado da arteEnsino de CiênciasPensamentoInvestigação-ação críticaCurrículoA perspectiva do Pensamento Crítico (PC) como organizador do currículo de ensino e da formação inspira avanços em estudos brasileiros, a fim de verificar/produzir/compreender como desenvolver estratégias que promovam uma formação crítica em Ciências. Assim, a partir de um estudo bibliográfico de revisão da literatura na Scientific Electronic Library Online (SciELO) e no Banco de Teses da CAPES1 , tendo como palavras-chave: pensamento crítico e pensamento. Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir as principais produções científicas que tem o escopo no PC como estratégia de ensino e formação de professores, circunscritas a área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT). O panorama inicial demonstrou que os trabalhos são em número reduzido, sendo vários destes de autores estrangeiros, o que demonstra o estado inicial desta linha de pesquisa do ensino de Ciências em contexto brasileiro.The perspective of Critical Thinking (PC) as the organizer of the curriculum of teaching and training inspires advances in Brazilian studies, in order to verify/produce/understand how to develop strategies that promote a critical formation in Sciences. Thus, from a bibliographic review of the literature in the Scientific Electronic Library Online (SciELO) and the Bank of Theses of CAPES, having as key words: critical thinking and thought. This article aims to present and discuss the main scientific productions that have the scope in the PC as strategy of teaching and training of teachers circumscribed the area of Natural Sciences and Technologies (CNT). The initial panorama demonstrated that the works are in reduced number, being several of these of foreign authors what demonstrates the initial state of this line of research of Sciences teaching in Brazilian context.URI Santo Ângelo2021-11-12T16:57:13Z2019-08-01T00:00:00Z2019-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/32596por2237-445010.31512/encitec.v9i2.2243Da Costa Güllich, Roque IsmaelVieira, Rui Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:02:03Zoai:ria.ua.pt:10773/32596Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:54.811349Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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