Concerto musical com a participação de um músico 'pop'

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Hugo José Ferreira de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/17079
Resumo: A temática deste trabalho é centrada na realização de um concerto musical com a participação de um músico „pop‟, e de que forma este pode potenciar as aprendizagens e se processam as perceções em contexto de 2º ciclo. O Projeto Educativo desenvolveu se com uma turma de 2º ciclo, 6º ano de escolaridade, no Agrupamento de Escolas do Alto de Lumiar. Assim, desenvolveu se um projeto ao longo de dez sessões, que deram lugar a uma série de aprendizagens musicais e sociais que visavam a apresentação pública do concerto musical. Paralelamente, realizou-se um estudo que inclui uma investigação sobre estas aprendizagens pelas crianças, bem como as respetivas perceções dos alunos. Os resultados confirmam que quando colaboram com um músico profissional, e se aproximam deste tipo de contextos exteriores à escola, contribuem de forma significativa para níveis de motivação mais fortes e que se refletem de forma consequente nas aprendizagens e no desenvolvimento das competências ao nível social e musical. De referir, que o papel de professor que sendo também músico profissional possibilita uma relação mais estreita entre o contexto escolar e o contexto exterior com as suas experiências profissionais que criam a possibilidade de outras práticas profissionais e aprendizagens desde que o professor consiga manter as práticas pedagógicas de forma rigorosa.
id RCAP_749ddb195a2c7fc9c36d65a97f6105d0
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/17079
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Concerto musical com a participação de um músico 'pop'aprendizagens e perceções em contexto de 2º cicloAlunoAprendizagem musicalAprendizagem socialEnsino-aprendizagemPercepções dos alunosPráticas pedagógicasProfessorRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioStudentMusic learningSocial learningTeaching/learningStudents perceptionsPedagogical practicesTeacherA temática deste trabalho é centrada na realização de um concerto musical com a participação de um músico „pop‟, e de que forma este pode potenciar as aprendizagens e se processam as perceções em contexto de 2º ciclo. O Projeto Educativo desenvolveu se com uma turma de 2º ciclo, 6º ano de escolaridade, no Agrupamento de Escolas do Alto de Lumiar. Assim, desenvolveu se um projeto ao longo de dez sessões, que deram lugar a uma série de aprendizagens musicais e sociais que visavam a apresentação pública do concerto musical. Paralelamente, realizou-se um estudo que inclui uma investigação sobre estas aprendizagens pelas crianças, bem como as respetivas perceções dos alunos. Os resultados confirmam que quando colaboram com um músico profissional, e se aproximam deste tipo de contextos exteriores à escola, contribuem de forma significativa para níveis de motivação mais fortes e que se refletem de forma consequente nas aprendizagens e no desenvolvimento das competências ao nível social e musical. De referir, que o papel de professor que sendo também músico profissional possibilita uma relação mais estreita entre o contexto escolar e o contexto exterior com as suas experiências profissionais que criam a possibilidade de outras práticas profissionais e aprendizagens desde que o professor consiga manter as práticas pedagógicas de forma rigorosa.The theme of this work is centered on the directing of a musical concert with the participation of a pop musician and in what way it enhances the learning process and how perception is processed within the context of 2nd cycle. The Educational Project was developed in conjunction with a 2nd cycle, 6th grade class; in Alto do Lumiar School Group. Thus, a project was developed during ten sessions, which gave rise to serial musical and social learning that aimed at the public presentation of the musical concert. This study includes an investigation of these learnings by children, as well as the students' perception. The results confirm that when they collaborate with a professional musician and approach this type of context outside the school, they contribute with significantly higher levels of motivation which are consequently reflected in the learning process and in the development of social and Musical skills. It should be noted that the role of a teacher who is also a professional musician allows a closer relationship between the school context and the external context with his professional experience that create the possibility of other professional practices and learning as long as the teacher is able to maintain strictly pedagogical practices.Vasconcelos, António ÂngeloRepositório ComumOliveira, Hugo José Ferreira de2016-12-23T15:16:52Z2016-122016-122016-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfvideo/quicktimeapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/17079TID:201604361porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:52:30Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/17079Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:08:26.691929Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Concerto musical com a participação de um músico 'pop'
aprendizagens e perceções em contexto de 2º ciclo
title Concerto musical com a participação de um músico 'pop'
spellingShingle Concerto musical com a participação de um músico 'pop'
Oliveira, Hugo José Ferreira de
Aluno
Aprendizagem musical
Aprendizagem social
Ensino-aprendizagem
Percepções dos alunos
Práticas pedagógicas
Professor
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Student
Music learning
Social learning
Teaching/learning
Students perceptions
Pedagogical practices
Teacher
title_short Concerto musical com a participação de um músico 'pop'
title_full Concerto musical com a participação de um músico 'pop'
title_fullStr Concerto musical com a participação de um músico 'pop'
title_full_unstemmed Concerto musical com a participação de um músico 'pop'
title_sort Concerto musical com a participação de um músico 'pop'
author Oliveira, Hugo José Ferreira de
author_facet Oliveira, Hugo José Ferreira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vasconcelos, António Ângelo
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Hugo José Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Aluno
Aprendizagem musical
Aprendizagem social
Ensino-aprendizagem
Percepções dos alunos
Práticas pedagógicas
Professor
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Student
Music learning
Social learning
Teaching/learning
Students perceptions
Pedagogical practices
Teacher
topic Aluno
Aprendizagem musical
Aprendizagem social
Ensino-aprendizagem
Percepções dos alunos
Práticas pedagógicas
Professor
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Student
Music learning
Social learning
Teaching/learning
Students perceptions
Pedagogical practices
Teacher
description A temática deste trabalho é centrada na realização de um concerto musical com a participação de um músico „pop‟, e de que forma este pode potenciar as aprendizagens e se processam as perceções em contexto de 2º ciclo. O Projeto Educativo desenvolveu se com uma turma de 2º ciclo, 6º ano de escolaridade, no Agrupamento de Escolas do Alto de Lumiar. Assim, desenvolveu se um projeto ao longo de dez sessões, que deram lugar a uma série de aprendizagens musicais e sociais que visavam a apresentação pública do concerto musical. Paralelamente, realizou-se um estudo que inclui uma investigação sobre estas aprendizagens pelas crianças, bem como as respetivas perceções dos alunos. Os resultados confirmam que quando colaboram com um músico profissional, e se aproximam deste tipo de contextos exteriores à escola, contribuem de forma significativa para níveis de motivação mais fortes e que se refletem de forma consequente nas aprendizagens e no desenvolvimento das competências ao nível social e musical. De referir, que o papel de professor que sendo também músico profissional possibilita uma relação mais estreita entre o contexto escolar e o contexto exterior com as suas experiências profissionais que criam a possibilidade de outras práticas profissionais e aprendizagens desde que o professor consiga manter as práticas pedagógicas de forma rigorosa.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-23T15:16:52Z
2016-12
2016-12
2016-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/17079
TID:201604361
url http://hdl.handle.net/10400.26/17079
identifier_str_mv TID:201604361
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
video/quicktime
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135343445803008