Relatório final de estágio de mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/20498 |
Resumo: | Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Fac. de Ciências do Desporto e Educação Física da Univ. de Coimbra |
id |
RCAP_75918620beb1e0623fe9d0fa86999999 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/20498 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório final de estágio de mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e SecundárioEnsino da educação físicaEstágio pedagógicoFormação de professoresPrática pedagógicaRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Fac. de Ciências do Desporto e Educação Física da Univ. de CoimbraO presente trabalho tem como principal objectivo descrever e reflectir sobre todo o meu trabalho de Estágio Pedagógico na Escola Básica Castro Matoso, Oliveirinha – Aveiro, realizado no ano lectivo de 2009/2010. O Estágio Pedagógico perspectiva dar uma vivência e bagagem profissional não de outra forma conseguida, elevando conhecimentos, passando teorias para a prática, aperfeiçoando o docente com esta experiência de prática pedagógica. É um dos mais importantes e marcantes momentos de formação de um docente, desenvolvendo e aprofundando vários factores formativos essenciais. Com ele, pude actualizar conhecimentos, aprofundar matérias ou estratégias metodológicas no ensino de Educação Física. Encontrei algumas dificuldades iniciais ou necessidades de investigar ou actualizar saberes ao longo destes dois semestres, detectando lacunas que foram suprimidas no decurso do mesmo, face à minha vontade de finalizar com sucesso este Mestrado. Pude contar com os Orientadores da Faculdade, Doutora Elsa Silva, e da Escola, Professor Fernando Leite, e colegas de Estágio para todas as dúvidas sentidas e esclarecimentos pedidos. São uma mais-valia na superação de obstáculos. É crucial o trabalho em grupo, sintonizado com o trabalho individual. Desta forma, foi assim que o meu Núcleo de Estágio, constituído por três estagiários, a meu ver, funcionou muito bem tendo em conta a vida pessoal e profissional de cada um. Além das aulas leccionadas e reuniões participadas, realizei a assessoria ao Director de Turma alargando conhecimentos e funções destes. Com os meus colegas de Estágio, elaborámos e implementámos os dois projectos da Unidade Curricular de Projecto e Parcerias Educativas. Desenvolvi competências que são úteis nesta profissão, enriquecendo-me a nível pessoal e profissional. Neste processo, considero imprescindível um bom relacionamento profissional com todos os intervenientes educativos. De forma progressiva, estabeleci e mantive uma boa relação com Director, professores, alunos, funcionários da Escola/Agrupamento, Encarregados de Educação, entre outros. As reflexões realizadas, muito contribuíram para a minha aprendizagem, pois meditei em acções que surtiram ou não efeitos, repensei estratégias de forma a fazer o melhor que podia e sabia em benefício dos alunos. Memorizei os erros cometidos para não os repetir, e tudo de bom que se passou neste período da minha vida. Termino o ano com o sentimento de alegria e satisfação pelo sucesso do Estágio Pedagógico, apesar de trabalhoso, de grande esforço e dedicação da minha parte.2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/20498http://hdl.handle.net/10316/20498porLeite, Sérgio António da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T03:02:09Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/20498Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:40:01.435052Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório final de estágio de mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário |
title |
Relatório final de estágio de mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário |
spellingShingle |
Relatório final de estágio de mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Leite, Sérgio António da Silva Ensino da educação física Estágio pedagógico Formação de professores Prática pedagógica |
title_short |
Relatório final de estágio de mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário |
title_full |
Relatório final de estágio de mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário |
title_fullStr |
Relatório final de estágio de mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário |
title_full_unstemmed |
Relatório final de estágio de mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário |
title_sort |
Relatório final de estágio de mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário |
author |
Leite, Sérgio António da Silva |
author_facet |
Leite, Sérgio António da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Sérgio António da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da educação física Estágio pedagógico Formação de professores Prática pedagógica |
topic |
Ensino da educação física Estágio pedagógico Formação de professores Prática pedagógica |
description |
Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Fac. de Ciências do Desporto e Educação Física da Univ. de Coimbra |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/20498 http://hdl.handle.net/10316/20498 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/20498 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133661569744896 |