Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional do Baixo Alentejo: práticas pedagógicas a pares e o seu contributo para o desenvolvimento motivacional na aprendizagem do Saxofone

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Marina Correia
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/23059
Resumo: O presente relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (unidade curricular do Mestrado em Ensino da Música), realizada no Conservatório Regional do Baixo Alentejo sob a orientação do Professor Doutor Mário Marques (orientador interno) e do orientador cooperante, Professor Carlos Amarelinho. A primeira secção deste trabalho pretende fazer o enquadramento histórico e organizacional da instituição, bem como um enquadramento teórico, com base na revisão da literatura efetuada acerca das aulas de instrumento coletivas e a relação destas com a motivação e aprendizagem dos alunos. Serão apresentados os alunos de saxofone e os programas curriculares, a temática do ensino instrumental coletivo, nomeadamente as aulas de saxofone a pares na instituição mencionada, apresentando ainda algumas práticas metodológicas defendidas por vários autores e aplicadas pela estagiária. A segunda e última secção do relatório apresenta a investigação levada a cabo, por forma a recolher dados que possam comprovar a veracidade e pertinência do tema; Abstract: Supervised Teaching Report held at Conservatório Regional do Baixo Alentejo: Pedagogical practices in pairs and their contribution to the motivational development in the learning of the saxophone This report is part of the Supervised Teaching Practice (Master's Degree in Music Teaching), held at the Conservatório Regional do Baixo Alentejo under the guidance of PhD Professor Mário Marques (as internal supervisor) and the cooperating supervisor, Professor Carlos Amarelinho. The first section of this work intends to make the historical and organizational framework of the institution, as well as a theoretical framework, based on a review of the literature about collective lessons and their relationship with student motivation and learning. The students of saxophone and the curricular programs will be presented, the theme of collective instrumental teaching, namely the saxophone lessons in pairs in the mentioned institution, presenting some methodological practices defended by several authors and applied by the trainee. The second and last section of the report presents the research carried out in order to collect data that can prove the truth and relevance of the subject.
id RCAP_75e5a7330db2f4597b412ceccdbebfb5
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/23059
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional do Baixo Alentejo: práticas pedagógicas a pares e o seu contributo para o desenvolvimento motivacional na aprendizagem do SaxofoneEnsino instrumental coletivoSaxofoneAprendizagemMotivaçãoPráticas metodológicasInvestigaçãoCollective instrumental teachingSaxophoneLearningMotivationMethodological practicesInvestigationO presente relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (unidade curricular do Mestrado em Ensino da Música), realizada no Conservatório Regional do Baixo Alentejo sob a orientação do Professor Doutor Mário Marques (orientador interno) e do orientador cooperante, Professor Carlos Amarelinho. A primeira secção deste trabalho pretende fazer o enquadramento histórico e organizacional da instituição, bem como um enquadramento teórico, com base na revisão da literatura efetuada acerca das aulas de instrumento coletivas e a relação destas com a motivação e aprendizagem dos alunos. Serão apresentados os alunos de saxofone e os programas curriculares, a temática do ensino instrumental coletivo, nomeadamente as aulas de saxofone a pares na instituição mencionada, apresentando ainda algumas práticas metodológicas defendidas por vários autores e aplicadas pela estagiária. A segunda e última secção do relatório apresenta a investigação levada a cabo, por forma a recolher dados que possam comprovar a veracidade e pertinência do tema; Abstract: Supervised Teaching Report held at Conservatório Regional do Baixo Alentejo: Pedagogical practices in pairs and their contribution to the motivational development in the learning of the saxophone This report is part of the Supervised Teaching Practice (Master's Degree in Music Teaching), held at the Conservatório Regional do Baixo Alentejo under the guidance of PhD Professor Mário Marques (as internal supervisor) and the cooperating supervisor, Professor Carlos Amarelinho. The first section of this work intends to make the historical and organizational framework of the institution, as well as a theoretical framework, based on a review of the literature about collective lessons and their relationship with student motivation and learning. The students of saxophone and the curricular programs will be presented, the theme of collective instrumental teaching, namely the saxophone lessons in pairs in the mentioned institution, presenting some methodological practices defended by several authors and applied by the trainee. The second and last section of the report presents the research carried out in order to collect data that can prove the truth and relevance of the subject.Universidade de Évora2018-03-22T17:51:24Z2018-03-222018-02-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/23059http://hdl.handle.net/10174/23059TID:201883139porDepartamento de Músicamarinacorreia14@gmail.com203Ferreira, Marina Correiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:14:51Zoai:dspace.uevora.pt:10174/23059Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:13:56.763900Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional do Baixo Alentejo: práticas pedagógicas a pares e o seu contributo para o desenvolvimento motivacional na aprendizagem do Saxofone
title Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional do Baixo Alentejo: práticas pedagógicas a pares e o seu contributo para o desenvolvimento motivacional na aprendizagem do Saxofone
spellingShingle Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional do Baixo Alentejo: práticas pedagógicas a pares e o seu contributo para o desenvolvimento motivacional na aprendizagem do Saxofone
Ferreira, Marina Correia
Ensino instrumental coletivo
Saxofone
Aprendizagem
Motivação
Práticas metodológicas
Investigação
Collective instrumental teaching
Saxophone
Learning
Motivation
Methodological practices
Investigation
title_short Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional do Baixo Alentejo: práticas pedagógicas a pares e o seu contributo para o desenvolvimento motivacional na aprendizagem do Saxofone
title_full Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional do Baixo Alentejo: práticas pedagógicas a pares e o seu contributo para o desenvolvimento motivacional na aprendizagem do Saxofone
title_fullStr Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional do Baixo Alentejo: práticas pedagógicas a pares e o seu contributo para o desenvolvimento motivacional na aprendizagem do Saxofone
title_full_unstemmed Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional do Baixo Alentejo: práticas pedagógicas a pares e o seu contributo para o desenvolvimento motivacional na aprendizagem do Saxofone
title_sort Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional do Baixo Alentejo: práticas pedagógicas a pares e o seu contributo para o desenvolvimento motivacional na aprendizagem do Saxofone
author Ferreira, Marina Correia
author_facet Ferreira, Marina Correia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Marina Correia
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino instrumental coletivo
Saxofone
Aprendizagem
Motivação
Práticas metodológicas
Investigação
Collective instrumental teaching
Saxophone
Learning
Motivation
Methodological practices
Investigation
topic Ensino instrumental coletivo
Saxofone
Aprendizagem
Motivação
Práticas metodológicas
Investigação
Collective instrumental teaching
Saxophone
Learning
Motivation
Methodological practices
Investigation
description O presente relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (unidade curricular do Mestrado em Ensino da Música), realizada no Conservatório Regional do Baixo Alentejo sob a orientação do Professor Doutor Mário Marques (orientador interno) e do orientador cooperante, Professor Carlos Amarelinho. A primeira secção deste trabalho pretende fazer o enquadramento histórico e organizacional da instituição, bem como um enquadramento teórico, com base na revisão da literatura efetuada acerca das aulas de instrumento coletivas e a relação destas com a motivação e aprendizagem dos alunos. Serão apresentados os alunos de saxofone e os programas curriculares, a temática do ensino instrumental coletivo, nomeadamente as aulas de saxofone a pares na instituição mencionada, apresentando ainda algumas práticas metodológicas defendidas por vários autores e aplicadas pela estagiária. A segunda e última secção do relatório apresenta a investigação levada a cabo, por forma a recolher dados que possam comprovar a veracidade e pertinência do tema; Abstract: Supervised Teaching Report held at Conservatório Regional do Baixo Alentejo: Pedagogical practices in pairs and their contribution to the motivational development in the learning of the saxophone This report is part of the Supervised Teaching Practice (Master's Degree in Music Teaching), held at the Conservatório Regional do Baixo Alentejo under the guidance of PhD Professor Mário Marques (as internal supervisor) and the cooperating supervisor, Professor Carlos Amarelinho. The first section of this work intends to make the historical and organizational framework of the institution, as well as a theoretical framework, based on a review of the literature about collective lessons and their relationship with student motivation and learning. The students of saxophone and the curricular programs will be presented, the theme of collective instrumental teaching, namely the saxophone lessons in pairs in the mentioned institution, presenting some methodological practices defended by several authors and applied by the trainee. The second and last section of the report presents the research carried out in order to collect data that can prove the truth and relevance of the subject.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-22T17:51:24Z
2018-03-22
2018-02-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/23059
http://hdl.handle.net/10174/23059
TID:201883139
url http://hdl.handle.net/10174/23059
identifier_str_mv TID:201883139
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Música
marinacorreia14@gmail.com
203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136621237370880