Negócio digital : a internacionalização das empresas portuguesas de turismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/5508 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Informação e Sistemas Empresariais em associação com o Instituto Superior Técnico, apresentada à Universidade Aberta |
id |
RCAP_7661a7795dce019c7841186b7cf40587 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/5508 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Negócio digital : a internacionalização das empresas portuguesas de turismoNegócioTurismoTecnologia digitalTecnologia da informação e comunicaçãoMarketingPequenas e médias empresasEstratégias de comunicaçãoPortugalDigital businessDigital marketingDigital channelsPortugal´s tourismSMEDissertação de Mestrado em Informação e Sistemas Empresariais em associação com o Instituto Superior Técnico, apresentada à Universidade AbertaO negócio digital teve por origem a evolução das Tecnologia e Sistemas de Informação e a Internet. A transformação das empresas do modo tradicional de fazer negócio para o negócio digital tornou-se de facto inevitável, sobretudo num mercado cada vez mais competitivo e globalizado. As empresas de turismo em Portugal não ficaram alheias a esta evolução. Com este trabalho, pretende-se demonstrar que as Pequenas e Média Empresas (PME) do setor do turismo em Portugal obtiveram sucesso, devido ao bom e adequado uso dos canais digitais. Deste modo, tornou-se imperativo analisar a intervenção destas empresas no que respeita a utilização das ferramentas de marketing digital e os benefícios que daí resultam. Com a aplicação da metodologia de estudo de campo, conseguiu-se concluir sobre os objetivos acima referidos, resultando na explicação do sucesso das empresas portuguesas do turismo pelo bom uso dos canais digitais. Adicionalmente, demonstrou-se a ocorrência de melhoramentos não só ao nível de retornos financeiros e processos, mas também nas métricas na área de conhecimento de clientes.Digital Business had its origin in the evolution of Technology and Information System and the Internet. The change from the traditional way to do business to the digital one became inevitable, especially in a global and competitive market. The tourism business in Portugal was also included in this evolution. This work aims to demonstrate that SME (Small and Medium Enterprise) in Portugal´s tourism got success because they are using the digital channels in the good way. So it's imperative for us to analyze their tools in the marketing digital and the benefit from there. With the field study, we could conclude on the above objectives, resulting in explaining the success of Portuguese companies of tourism by the good use of digital channels. We had also show that this companies is having improvements not only in their returns and processes, but also in the information metrics area.Repositório AbertoElouazzani, Sidi Abdeljawad Touhami2019-07-12T00:30:37Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/5508TID:201263270porElouazzani, Sidi Abdeljawad Touhami - Negócio digital [Em linha] : a internacionalização das empresas portuguesas de turismo. [S.l.] : [s.n.], 2016. 207 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:22:29Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/5508Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:46:18.043743Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Negócio digital : a internacionalização das empresas portuguesas de turismo |
title |
Negócio digital : a internacionalização das empresas portuguesas de turismo |
spellingShingle |
Negócio digital : a internacionalização das empresas portuguesas de turismo Elouazzani, Sidi Abdeljawad Touhami Negócio Turismo Tecnologia digital Tecnologia da informação e comunicação Marketing Pequenas e médias empresas Estratégias de comunicação Portugal Digital business Digital marketing Digital channels Portugal´s tourism SME |
title_short |
Negócio digital : a internacionalização das empresas portuguesas de turismo |
title_full |
Negócio digital : a internacionalização das empresas portuguesas de turismo |
title_fullStr |
Negócio digital : a internacionalização das empresas portuguesas de turismo |
title_full_unstemmed |
Negócio digital : a internacionalização das empresas portuguesas de turismo |
title_sort |
Negócio digital : a internacionalização das empresas portuguesas de turismo |
author |
Elouazzani, Sidi Abdeljawad Touhami |
author_facet |
Elouazzani, Sidi Abdeljawad Touhami |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Elouazzani, Sidi Abdeljawad Touhami |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Negócio Turismo Tecnologia digital Tecnologia da informação e comunicação Marketing Pequenas e médias empresas Estratégias de comunicação Portugal Digital business Digital marketing Digital channels Portugal´s tourism SME |
topic |
Negócio Turismo Tecnologia digital Tecnologia da informação e comunicação Marketing Pequenas e médias empresas Estratégias de comunicação Portugal Digital business Digital marketing Digital channels Portugal´s tourism SME |
description |
Dissertação de Mestrado em Informação e Sistemas Empresariais em associação com o Instituto Superior Técnico, apresentada à Universidade Aberta |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z 2019-07-12T00:30:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/5508 TID:201263270 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/5508 |
identifier_str_mv |
TID:201263270 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Elouazzani, Sidi Abdeljawad Touhami - Negócio digital [Em linha] : a internacionalização das empresas portuguesas de turismo. [S.l.] : [s.n.], 2016. 207 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135037161996288 |