Negócio digital : a internacionalização das empresas portuguesas de turismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elouazzani, Sidi Abdeljawad Touhami
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/5508
Resumo: Dissertação de Mestrado em Informação e Sistemas Empresariais em associação com o Instituto Superior Técnico, apresentada à Universidade Aberta
id RCAP_7661a7795dce019c7841186b7cf40587
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/5508
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Negócio digital : a internacionalização das empresas portuguesas de turismoNegócioTurismoTecnologia digitalTecnologia da informação e comunicaçãoMarketingPequenas e médias empresasEstratégias de comunicaçãoPortugalDigital businessDigital marketingDigital channelsPortugal´s tourismSMEDissertação de Mestrado em Informação e Sistemas Empresariais em associação com o Instituto Superior Técnico, apresentada à Universidade AbertaO negócio digital teve por origem a evolução das Tecnologia e Sistemas de Informação e a Internet. A transformação das empresas do modo tradicional de fazer negócio para o negócio digital tornou-se de facto inevitável, sobretudo num mercado cada vez mais competitivo e globalizado. As empresas de turismo em Portugal não ficaram alheias a esta evolução. Com este trabalho, pretende-se demonstrar que as Pequenas e Média Empresas (PME) do setor do turismo em Portugal obtiveram sucesso, devido ao bom e adequado uso dos canais digitais. Deste modo, tornou-se imperativo analisar a intervenção destas empresas no que respeita a utilização das ferramentas de marketing digital e os benefícios que daí resultam. Com a aplicação da metodologia de estudo de campo, conseguiu-se concluir sobre os objetivos acima referidos, resultando na explicação do sucesso das empresas portuguesas do turismo pelo bom uso dos canais digitais. Adicionalmente, demonstrou-se a ocorrência de melhoramentos não só ao nível de retornos financeiros e processos, mas também nas métricas na área de conhecimento de clientes.Digital Business had its origin in the evolution of Technology and Information System and the Internet. The change from the traditional way to do business to the digital one became inevitable, especially in a global and competitive market. The tourism business in Portugal was also included in this evolution. This work aims to demonstrate that SME (Small and Medium Enterprise) in Portugal´s tourism got success because they are using the digital channels in the good way. So it's imperative for us to analyze their tools in the marketing digital and the benefit from there. With the field study, we could conclude on the above objectives, resulting in explaining the success of Portuguese companies of tourism by the good use of digital channels. We had also show that this companies is having improvements not only in their returns and processes, but also in the information metrics area.Repositório AbertoElouazzani, Sidi Abdeljawad Touhami2019-07-12T00:30:37Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/5508TID:201263270porElouazzani, Sidi Abdeljawad Touhami - Negócio digital [Em linha] : a internacionalização das empresas portuguesas de turismo. [S.l.] : [s.n.], 2016. 207 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:22:29Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/5508Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:46:18.043743Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Negócio digital : a internacionalização das empresas portuguesas de turismo
title Negócio digital : a internacionalização das empresas portuguesas de turismo
spellingShingle Negócio digital : a internacionalização das empresas portuguesas de turismo
Elouazzani, Sidi Abdeljawad Touhami
Negócio
Turismo
Tecnologia digital
Tecnologia da informação e comunicação
Marketing
Pequenas e médias empresas
Estratégias de comunicação
Portugal
Digital business
Digital marketing
Digital channels
Portugal´s tourism
SME
title_short Negócio digital : a internacionalização das empresas portuguesas de turismo
title_full Negócio digital : a internacionalização das empresas portuguesas de turismo
title_fullStr Negócio digital : a internacionalização das empresas portuguesas de turismo
title_full_unstemmed Negócio digital : a internacionalização das empresas portuguesas de turismo
title_sort Negócio digital : a internacionalização das empresas portuguesas de turismo
author Elouazzani, Sidi Abdeljawad Touhami
author_facet Elouazzani, Sidi Abdeljawad Touhami
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Elouazzani, Sidi Abdeljawad Touhami
dc.subject.por.fl_str_mv Negócio
Turismo
Tecnologia digital
Tecnologia da informação e comunicação
Marketing
Pequenas e médias empresas
Estratégias de comunicação
Portugal
Digital business
Digital marketing
Digital channels
Portugal´s tourism
SME
topic Negócio
Turismo
Tecnologia digital
Tecnologia da informação e comunicação
Marketing
Pequenas e médias empresas
Estratégias de comunicação
Portugal
Digital business
Digital marketing
Digital channels
Portugal´s tourism
SME
description Dissertação de Mestrado em Informação e Sistemas Empresariais em associação com o Instituto Superior Técnico, apresentada à Universidade Aberta
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2019-07-12T00:30:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/5508
TID:201263270
url http://hdl.handle.net/10400.2/5508
identifier_str_mv TID:201263270
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Elouazzani, Sidi Abdeljawad Touhami - Negócio digital [Em linha] : a internacionalização das empresas portuguesas de turismo. [S.l.] : [s.n.], 2016. 207 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135037161996288