Os anúncios do Instagram: perspetiva da geração Millennial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista, Kelly Drumond
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/10371
Resumo: O avanço das tecnologias tem permitido mais competitividade às empresas e novas formas de atingir a geração Millennial, geração essa altamente consumidora e conectada às redes sociais. Muitas empresas utilizam os anúncios de redes sociais como meio de comunicação e promoção, mas, devido ao número de anúncios aos quais os consumidores são expostos todos os dias, a resistência à publicidade online tem aumentado. Questões de privacidade, intrusão e ceticismo surgem entre a geração Millennial. Mas por outro lado, a aderência ao Instagram continua a aumentar, rede social cada vez mais carregada de conteúdos promocionais. Surge assim a necessidade de cruzar dois tópicos: a alta aderência à rede social Instagram pelos Millennials e a grande resistência que esta geração demonstra face aos anúncios de redes sociais. Assim, nesta pesquisa visou-se aprender sobre a personalização e privacidade dos anúncios do Instagram, as razões de adesão da geração Millennial ao Instagram, e a reação dos Millennials face aos anúncios do Instagram. Para além da realização do enquadramento teórico e revisão sistemática da literatura, o método qualitativo foi adotado por meio de entrevistas semi-estruturadas a fim de evidenciar as diversas opiniões, pensamentos e experiências da geração Millennial face aos anúncios do Instagram. 15 entrevistas foram realizadas via videochamada, sendo que todas as transcrições foram analisadas por meio da análise temática de conteúdo. Resultados indicam que embora os Millennials consideram os anúncios do Instagram eficazmente personalizados, relevantes e não intrusivos, manifestam ignorar tipicamente os anúncios e possuir algumas preocupações de privacidade. Contudo, as preocupações não são suficientes para deixarem de usufruir do Instagram. A superioridade e diferenciação do Instagram é notável, e fazer parte desta experiência social leva os Millennials a aceitar os anúncios como custo da rede social gratuita.
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