Relatório da prática de ensino supervisionada em educação física: perceções e atitudes dos alunos face à disciplina de educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Nuno Miguel Mira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/29322
Resumo: O presente relatório enquadra-se na unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Educação Física no Ensino Básico e Secundário, tendo como finalidade a aquisição de novos conhecimentos, o enquadramento com a profissão e consequente obtenção da profissionalização. Para além de descrever e analisar criticamente a minha prática de ensino nas turmas com que trabalhei durante o ano letivo, este relatório apresenta a componente investigativa que consistiu em comparar as perceções e atitudes dos alunos e das alunas relativamente à disciplina de Educação Física. Para o efeito, foi aplicado um inquérito por questionário a alunos e alunas do 11º e 12º ano pertencentes às áreas de Ciências e Tecnologias e Humanidade de uma escola de Évora. Os principais resultados mostram que, a nível de Desporto Escolar, os alunos de ambos os sexos manifestam pouca aderência, apesar de reconhecerem que a Educação Física é benéfica para a saúde e para a condição física. Também se verificou que os alunos apresentam perceções e atitudes mais favoráveis relativamente à disciplina de Educação Física do que as alunas; Report of Supervised Teaching Practice in Physical Education: Students' perceptions and attitudes towards Physical Education Abstract: This report is part of the course Supervised Teaching Practice in Physical Education in Basic and Secondary Education, with the purpose of with the purpose of acquiring new knowledge, framing with the profession and consequently obtaining a master's degree. The main objective of the report is to compare students' perceptions and attitudes towards Physical Education, as well as to compare different interests according to gender. For this purpose, a questionnaire survey was applied to 11th and 12th grade students in the areas of Science and Technology and Humanities. The main results show that, in terms of school sports, students of both sexes show little adherence, despite recognizing that Physical Education is beneficial for health and physical condition. It was also found that male students have better perceptions and attitudes towards Physical Education than female students.
id RCAP_7733e4747984c0b37b37e6cb3f97fa43
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/29322
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionada em educação física: perceções e atitudes dos alunos face à disciplina de educação físicaPrática de ensino supervisionadaEducação FísicaEnsino SecundárioPerceções e atitudes dos alunosSupervised teaching practicePhysical EducationSecondary EducationStudents' perceptions and attitudesO presente relatório enquadra-se na unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Educação Física no Ensino Básico e Secundário, tendo como finalidade a aquisição de novos conhecimentos, o enquadramento com a profissão e consequente obtenção da profissionalização. Para além de descrever e analisar criticamente a minha prática de ensino nas turmas com que trabalhei durante o ano letivo, este relatório apresenta a componente investigativa que consistiu em comparar as perceções e atitudes dos alunos e das alunas relativamente à disciplina de Educação Física. Para o efeito, foi aplicado um inquérito por questionário a alunos e alunas do 11º e 12º ano pertencentes às áreas de Ciências e Tecnologias e Humanidade de uma escola de Évora. Os principais resultados mostram que, a nível de Desporto Escolar, os alunos de ambos os sexos manifestam pouca aderência, apesar de reconhecerem que a Educação Física é benéfica para a saúde e para a condição física. Também se verificou que os alunos apresentam perceções e atitudes mais favoráveis relativamente à disciplina de Educação Física do que as alunas; Report of Supervised Teaching Practice in Physical Education: Students' perceptions and attitudes towards Physical Education Abstract: This report is part of the course Supervised Teaching Practice in Physical Education in Basic and Secondary Education, with the purpose of with the purpose of acquiring new knowledge, framing with the profession and consequently obtaining a master's degree. The main objective of the report is to compare students' perceptions and attitudes towards Physical Education, as well as to compare different interests according to gender. For this purpose, a questionnaire survey was applied to 11th and 12th grade students in the areas of Science and Technology and Humanities. The main results show that, in terms of school sports, students of both sexes show little adherence, despite recognizing that Physical Education is beneficial for health and physical condition. It was also found that male students have better perceptions and attitudes towards Physical Education than female students.Universidade de Évora2021-03-18T17:11:36Z2021-03-182021-02-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/29322http://hdl.handle.net/10174/29322TID:202675785porDepartamento de Pedagogia e Educaçãonuno.neves45@gmail.com670Neves, Nuno Miguel Mirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:26:37Zoai:dspace.uevora.pt:10174/29322Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:19:09.270715Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada em educação física: perceções e atitudes dos alunos face à disciplina de educação física
title Relatório da prática de ensino supervisionada em educação física: perceções e atitudes dos alunos face à disciplina de educação física
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada em educação física: perceções e atitudes dos alunos face à disciplina de educação física
Neves, Nuno Miguel Mira
Prática de ensino supervisionada
Educação Física
Ensino Secundário
Perceções e atitudes dos alunos
Supervised teaching practice
Physical Education
Secondary Education
Students' perceptions and attitudes
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada em educação física: perceções e atitudes dos alunos face à disciplina de educação física
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada em educação física: perceções e atitudes dos alunos face à disciplina de educação física
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada em educação física: perceções e atitudes dos alunos face à disciplina de educação física
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada em educação física: perceções e atitudes dos alunos face à disciplina de educação física
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada em educação física: perceções e atitudes dos alunos face à disciplina de educação física
author Neves, Nuno Miguel Mira
author_facet Neves, Nuno Miguel Mira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Nuno Miguel Mira
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada
Educação Física
Ensino Secundário
Perceções e atitudes dos alunos
Supervised teaching practice
Physical Education
Secondary Education
Students' perceptions and attitudes
topic Prática de ensino supervisionada
Educação Física
Ensino Secundário
Perceções e atitudes dos alunos
Supervised teaching practice
Physical Education
Secondary Education
Students' perceptions and attitudes
description O presente relatório enquadra-se na unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Educação Física no Ensino Básico e Secundário, tendo como finalidade a aquisição de novos conhecimentos, o enquadramento com a profissão e consequente obtenção da profissionalização. Para além de descrever e analisar criticamente a minha prática de ensino nas turmas com que trabalhei durante o ano letivo, este relatório apresenta a componente investigativa que consistiu em comparar as perceções e atitudes dos alunos e das alunas relativamente à disciplina de Educação Física. Para o efeito, foi aplicado um inquérito por questionário a alunos e alunas do 11º e 12º ano pertencentes às áreas de Ciências e Tecnologias e Humanidade de uma escola de Évora. Os principais resultados mostram que, a nível de Desporto Escolar, os alunos de ambos os sexos manifestam pouca aderência, apesar de reconhecerem que a Educação Física é benéfica para a saúde e para a condição física. Também se verificou que os alunos apresentam perceções e atitudes mais favoráveis relativamente à disciplina de Educação Física do que as alunas; Report of Supervised Teaching Practice in Physical Education: Students' perceptions and attitudes towards Physical Education Abstract: This report is part of the course Supervised Teaching Practice in Physical Education in Basic and Secondary Education, with the purpose of with the purpose of acquiring new knowledge, framing with the profession and consequently obtaining a master's degree. The main objective of the report is to compare students' perceptions and attitudes towards Physical Education, as well as to compare different interests according to gender. For this purpose, a questionnaire survey was applied to 11th and 12th grade students in the areas of Science and Technology and Humanities. The main results show that, in terms of school sports, students of both sexes show little adherence, despite recognizing that Physical Education is beneficial for health and physical condition. It was also found that male students have better perceptions and attitudes towards Physical Education than female students.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-18T17:11:36Z
2021-03-18
2021-02-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/29322
http://hdl.handle.net/10174/29322
TID:202675785
url http://hdl.handle.net/10174/29322
identifier_str_mv TID:202675785
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
nuno.neves45@gmail.com
670
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136673077919744