Relatório da prática de ensino supervisionada em educação física: perceções e atitudes dos alunos face à disciplina de educação física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/29322 |
Resumo: | O presente relatório enquadra-se na unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Educação Física no Ensino Básico e Secundário, tendo como finalidade a aquisição de novos conhecimentos, o enquadramento com a profissão e consequente obtenção da profissionalização. Para além de descrever e analisar criticamente a minha prática de ensino nas turmas com que trabalhei durante o ano letivo, este relatório apresenta a componente investigativa que consistiu em comparar as perceções e atitudes dos alunos e das alunas relativamente à disciplina de Educação Física. Para o efeito, foi aplicado um inquérito por questionário a alunos e alunas do 11º e 12º ano pertencentes às áreas de Ciências e Tecnologias e Humanidade de uma escola de Évora. Os principais resultados mostram que, a nível de Desporto Escolar, os alunos de ambos os sexos manifestam pouca aderência, apesar de reconhecerem que a Educação Física é benéfica para a saúde e para a condição física. Também se verificou que os alunos apresentam perceções e atitudes mais favoráveis relativamente à disciplina de Educação Física do que as alunas; Report of Supervised Teaching Practice in Physical Education: Students' perceptions and attitudes towards Physical Education Abstract: This report is part of the course Supervised Teaching Practice in Physical Education in Basic and Secondary Education, with the purpose of with the purpose of acquiring new knowledge, framing with the profession and consequently obtaining a master's degree. The main objective of the report is to compare students' perceptions and attitudes towards Physical Education, as well as to compare different interests according to gender. For this purpose, a questionnaire survey was applied to 11th and 12th grade students in the areas of Science and Technology and Humanities. The main results show that, in terms of school sports, students of both sexes show little adherence, despite recognizing that Physical Education is beneficial for health and physical condition. It was also found that male students have better perceptions and attitudes towards Physical Education than female students. |
id |
RCAP_7733e4747984c0b37b37e6cb3f97fa43 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/29322 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório da prática de ensino supervisionada em educação física: perceções e atitudes dos alunos face à disciplina de educação físicaPrática de ensino supervisionadaEducação FísicaEnsino SecundárioPerceções e atitudes dos alunosSupervised teaching practicePhysical EducationSecondary EducationStudents' perceptions and attitudesO presente relatório enquadra-se na unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Educação Física no Ensino Básico e Secundário, tendo como finalidade a aquisição de novos conhecimentos, o enquadramento com a profissão e consequente obtenção da profissionalização. Para além de descrever e analisar criticamente a minha prática de ensino nas turmas com que trabalhei durante o ano letivo, este relatório apresenta a componente investigativa que consistiu em comparar as perceções e atitudes dos alunos e das alunas relativamente à disciplina de Educação Física. Para o efeito, foi aplicado um inquérito por questionário a alunos e alunas do 11º e 12º ano pertencentes às áreas de Ciências e Tecnologias e Humanidade de uma escola de Évora. Os principais resultados mostram que, a nível de Desporto Escolar, os alunos de ambos os sexos manifestam pouca aderência, apesar de reconhecerem que a Educação Física é benéfica para a saúde e para a condição física. Também se verificou que os alunos apresentam perceções e atitudes mais favoráveis relativamente à disciplina de Educação Física do que as alunas; Report of Supervised Teaching Practice in Physical Education: Students' perceptions and attitudes towards Physical Education Abstract: This report is part of the course Supervised Teaching Practice in Physical Education in Basic and Secondary Education, with the purpose of with the purpose of acquiring new knowledge, framing with the profession and consequently obtaining a master's degree. The main objective of the report is to compare students' perceptions and attitudes towards Physical Education, as well as to compare different interests according to gender. For this purpose, a questionnaire survey was applied to 11th and 12th grade students in the areas of Science and Technology and Humanities. The main results show that, in terms of school sports, students of both sexes show little adherence, despite recognizing that Physical Education is beneficial for health and physical condition. It was also found that male students have better perceptions and attitudes towards Physical Education than female students.Universidade de Évora2021-03-18T17:11:36Z2021-03-182021-02-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/29322http://hdl.handle.net/10174/29322TID:202675785porDepartamento de Pedagogia e Educaçãonuno.neves45@gmail.com670Neves, Nuno Miguel Mirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:26:37Zoai:dspace.uevora.pt:10174/29322Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:19:09.270715Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório da prática de ensino supervisionada em educação física: perceções e atitudes dos alunos face à disciplina de educação física |
title |
Relatório da prática de ensino supervisionada em educação física: perceções e atitudes dos alunos face à disciplina de educação física |
spellingShingle |
Relatório da prática de ensino supervisionada em educação física: perceções e atitudes dos alunos face à disciplina de educação física Neves, Nuno Miguel Mira Prática de ensino supervisionada Educação Física Ensino Secundário Perceções e atitudes dos alunos Supervised teaching practice Physical Education Secondary Education Students' perceptions and attitudes |
title_short |
Relatório da prática de ensino supervisionada em educação física: perceções e atitudes dos alunos face à disciplina de educação física |
title_full |
Relatório da prática de ensino supervisionada em educação física: perceções e atitudes dos alunos face à disciplina de educação física |
title_fullStr |
Relatório da prática de ensino supervisionada em educação física: perceções e atitudes dos alunos face à disciplina de educação física |
title_full_unstemmed |
Relatório da prática de ensino supervisionada em educação física: perceções e atitudes dos alunos face à disciplina de educação física |
title_sort |
Relatório da prática de ensino supervisionada em educação física: perceções e atitudes dos alunos face à disciplina de educação física |
author |
Neves, Nuno Miguel Mira |
author_facet |
Neves, Nuno Miguel Mira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, Nuno Miguel Mira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada Educação Física Ensino Secundário Perceções e atitudes dos alunos Supervised teaching practice Physical Education Secondary Education Students' perceptions and attitudes |
topic |
Prática de ensino supervisionada Educação Física Ensino Secundário Perceções e atitudes dos alunos Supervised teaching practice Physical Education Secondary Education Students' perceptions and attitudes |
description |
O presente relatório enquadra-se na unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Educação Física no Ensino Básico e Secundário, tendo como finalidade a aquisição de novos conhecimentos, o enquadramento com a profissão e consequente obtenção da profissionalização. Para além de descrever e analisar criticamente a minha prática de ensino nas turmas com que trabalhei durante o ano letivo, este relatório apresenta a componente investigativa que consistiu em comparar as perceções e atitudes dos alunos e das alunas relativamente à disciplina de Educação Física. Para o efeito, foi aplicado um inquérito por questionário a alunos e alunas do 11º e 12º ano pertencentes às áreas de Ciências e Tecnologias e Humanidade de uma escola de Évora. Os principais resultados mostram que, a nível de Desporto Escolar, os alunos de ambos os sexos manifestam pouca aderência, apesar de reconhecerem que a Educação Física é benéfica para a saúde e para a condição física. Também se verificou que os alunos apresentam perceções e atitudes mais favoráveis relativamente à disciplina de Educação Física do que as alunas; Report of Supervised Teaching Practice in Physical Education: Students' perceptions and attitudes towards Physical Education Abstract: This report is part of the course Supervised Teaching Practice in Physical Education in Basic and Secondary Education, with the purpose of with the purpose of acquiring new knowledge, framing with the profession and consequently obtaining a master's degree. The main objective of the report is to compare students' perceptions and attitudes towards Physical Education, as well as to compare different interests according to gender. For this purpose, a questionnaire survey was applied to 11th and 12th grade students in the areas of Science and Technology and Humanities. The main results show that, in terms of school sports, students of both sexes show little adherence, despite recognizing that Physical Education is beneficial for health and physical condition. It was also found that male students have better perceptions and attitudes towards Physical Education than female students. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-18T17:11:36Z 2021-03-18 2021-02-18T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/29322 http://hdl.handle.net/10174/29322 TID:202675785 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/29322 |
identifier_str_mv |
TID:202675785 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação nuno.neves45@gmail.com 670 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136673077919744 |