Hábitos alimentares de criança do 1º Ciclo do Ensino Básico - um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Lúcia Alves dos
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/3150
Resumo: Dissertação de mestrado em Estudos da Criança, Promoção da Saúde e do Meio Ambiente.
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spelling Hábitos alimentares de criança do 1º Ciclo do Ensino Básico - um estudo de casoDissertação de mestrado em Estudos da Criança, Promoção da Saúde e do Meio Ambiente.A saúde é entendida como um recurso para o dia a dia e não como uma finalidade da vida. Esta não é exclusivamente da responsabilidade do sector da saúde, mas exige estilos de vida saudáveis para atingir o bem-estar, sendo a alimentação uma condição e um recurso fundamental para a saúde (Carta de Ottawa, 1986). Com o avanço dos tempos e com as alterações dos estilos de vida, novos hábitos alimentares e de consumo se adquiriram, afectando grandemente a Saúde Pública. É a partir destas mudanças que se começa a fazer sentir o grave problema da saúde com que, actualmente, o mundo se debate. Em consequência, é de premente importância conhecer os hábitos alimentares das populações, a fim de se poder avaliar as situações e agir, em caso de graves erros alimentares. Com este estudo pretendeu conhecer-se os hábitos alimentares da população em idade escolar (1º Ciclo) da localidade de Montalegre. Para isso, foram elaborados dois questionários idênticos, um para as crianças, o outro para os respectivos encarregados de educação. As questões visaram conhecer, essencialmente, a frequência das refeições e o equilíbrio nutricional das mesmas. Os questionários foram respondidos por 72 crianças e 67 encarregados de educação. Os resultados mostram que, apenas 14% das crianças e 41% dos encarregados de educação, dizem que as crianças fazem cinco refeições diárias. A maioria das crianças (65%) e alguns encarregados de educação (38%), dizem que as crianças fazem diariamente quatro refeições. Em relação ao equilíbrio nutricional das refeições, tanto crianças como encarregados de educação, referem os alimentos recomendados como sendo os mais consumidos pelas crianças, nas várias refeições diárias. No entanto, por todos os inquiridos, são também referidos (embora em menores percentagens) alimentos não recomendados para a alimentação das crianças. São exemplo, os “bolicaus”, bolos, chocolates, batatas frito, hambúrgueres e pizas; nas bebidas, abusa-se da coca-cola e alguns dizem beber vinho. Este aspecto, poderia ser ponto de partida para acções de promoção de saúde - como se sugere no final deste trabalho -, envolvendo toda a comunidade educativa.Health is understood as being an everyday resource and not as an end to life itself. It is not an exclusive responsibility of the health sector, yet it requires a healthy lifestyle so as to ensure well-being, and nutrition is both a necessary condition and a fundamental resource for health (The Ottawa Chart, 1986). With the passing of time and changes in lifestyles, people have acquired new eating and consumerism habits, thus greatly affecting Public Health. It is due to these changes that a serious health problem is beginning to be perceived, which the world is currently facing up to. Consequently, getting to know the eating habits of populations is a matter of utmost importance so as to evaluate situations and to act upon these in the case of serious eating errors. This study aims to obtain information regarding the eating habits of the primary school population (1 st Cycle – the first four years of education) in the area of Montalegre. Thus, two identical questionnaires were set up, one for the children and another for their respective parents / tutors. The questions essentially aimed at obtaining information concerning the frequency of meals and their nutritional balance. The questionnaires were answered by 72 children and 67 parents / tutors. The results reveal that only 14% of the children and 41% of the parents / tutors state that the children have five daily meals. Most of the children (65%) and some of the parents / tutors stated that the children have four daily meals. With regard to the nutritional balance of meals, both children and parents / tutors mention recommended foods as being those which are eaten most by the children in their various daily meals. However, all the people concerned also referred to (though in reduced percentages) foods which are not recommended for child nutrition. Examples of these are “bolicaus” (chocolate buns), cakes, chocolates, crisps, hamburgers and pizzas; concerning drinks, coca-cola is excessively drunk and some even mention drinking wine. This aspect may constitute a starting point in health promotion activities – as is suggested in the last part of the study – involving the entire education community.FCG 56565.Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) – Programa Operacional “Ciência, Tecnologia, Inovação” (POCTI) - POCTI/CED/44187/2002.Projecto Europeu FP6 Biohead-Citizen CIT2-CT-2004-506015.Carvalho, Graça Simões deUniversidade do MinhoSantos, Lúcia Alves dos20052005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/3150porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:58:59Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/3150Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:48:45.124811Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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