Videojogos educativos vs. videojogos lúdicos: Uma análise comparativa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/13634 |
Resumo: | Nas últimas décadas, os videojogos têm gozado de um elevado grau de popularidade e reconhecimento, especialmente nos grupos etários mais jovens. Embora actualmente tanto existirem videojogos educativos como lúdicos(comerciais), este segundo grupo goza de uma disseminação e popularidade bem superiores em relação ao primeiro. Apesar do enorme entusiasmo inicial sentido nas comunidades educativas e académicas em relação à utilização de videojogos como possível veículo pedagógico revolucionário, a verdade é que estes nunca conseguiram ficar à altura das expectativas que muitos depositaram neles. Praticamente desde a popularização dos videojogos que a comunidade académica se tem debruçado sobre as razões que possam explicar por que razão os videojogos educativos não conseguiram atingir os seus objectivos pedagógicos, assim como a aceitação por parte do grande público. Este trabalho surge na sequência dessa demanda, tentando encontrar razões para o insucesso comercial e pedagógico destes videojogos, através de uma análise comparativa com os seus análogos de maior sucesso: os videojogos lúdicos. Por outro lado, também será analisada a percepção que a população tem sobre este tipo de videojogos e de que forma isso poderá influenciar ou não o sucesso destes. De uma forma geral, esta investigação procura, acima de tudo, analisar as diferenças entre estes dois tipos de videojogos, procurando encontrar processos, metodologias, conteúdo, e características do mundo dos videojogos lúdicos que possam ser adaptadas ou usadas como modelo no planeamento e produção de videojogos educativos, para que estes possam melhorar o seu desempenho educativo e potencialmente comercial. Serão os videojogos educativos alguma vez capazes de estar à altura das expectativas pedagógicas originais? |
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