Gestão do conhecimento: estudo de caso no comércio exterior brasileiro O Centro de Distribuição (CD) da APEX Brasil em Lisboa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinho, Mônica Romero Monteiro
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/2443
Resumo: O presente trabalho busca avaliar as características de uma organização voltada para a Gestão do Conhecimento. Para tanto, foi desenvolvido estudo de caso referente ao Centro de Distribuição (CD) implementado em Lisboa, Portugal, pela APEX Brasil, agência oficial de promoção das exportações e investimentos, que estimula a participação de empresas nacionais em mercados externos. A escolha deste caso específico deveu-se à análise da razão do fechamento de uma unidade externa que tinha como objeto facilitar a negociação de empresas brasileiras com pronta entrega de mercadorias. Buscou-se avaliar os efeitos dos ambientes externo (internacional e nacional) e interno à organização, no que tange à formação de valores e pressões sobre o desempenho interno da unidade estudada. Para que se possa conferir se a organização estudada preteriu a aplicação da Gestão do Conhecimento por uma visão weberiana, foi desenvolvido quadro que sintetizou as principais características da gestão baseada no conhecimento, permitindo uma comparação com as principais características do modelo weberiano. Foram também aplicadas entrevistas a empresas, entidades de classe e órgãos de governo que, de forma direta ou indireta, influenciaram o desempenho e decisões sobre o CD Lisboa.
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