Educação em ciências no jardim de infância: será que podemos trazer a natureza para dentro da nossa sala?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/24053 |
Resumo: | O presente relatório final, enquadra-se no âmbito da Prática Educativa Supervisionada, inserida na unidade curricular Prática Educativa I, do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC). Trata-se de uma intervenção desenvolvida no ano letivo 2015/2016 num Jardim de Infância da rede pública em Coimbra, com crianças dos 3 aos 5 anos. O contexto de estágio foi um dos impulsionadores do desenvolvimento da intervenção, e desse modo foram levantadas algumas questões de partida “O que sabem as crianças sobre a Natureza? Como aprendem Ciências? Quais os efeitos da Metodologia de Trabalho por Projetos nas aprendizagens de Ciências no Jardim de Infância?”. Foram utilizados instrumentos de recolha de dados, como o registo dos diálogos, registo fotográfico, grelhas de avaliação da implicação e do bem-estar emocional, para posteriormente proceder à sua análise e interpretação. No início do projeto as crianças evidenciaram possuir noções sobre a Natureza que se afastavam do saber científico aceite. Após a intervenção, os resultados mostraram ter havido aprendizagens e desenvolvimento de competências. Conclui-se que a Metodologia de Trabalho por Projetos (MTP) se mostrou potenciadora de aprendizagens de Ciências e atitudes de respeito para com a Natureza. |
id |
RCAP_7accb27c14b69b4ef8c02b70a0af762f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/24053 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação em ciências no jardim de infância: será que podemos trazer a natureza para dentro da nossa sala?Educação em CiênciasMetodologia de Trabalho por ProjetoEducação Pré-EscolarO presente relatório final, enquadra-se no âmbito da Prática Educativa Supervisionada, inserida na unidade curricular Prática Educativa I, do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC). Trata-se de uma intervenção desenvolvida no ano letivo 2015/2016 num Jardim de Infância da rede pública em Coimbra, com crianças dos 3 aos 5 anos. O contexto de estágio foi um dos impulsionadores do desenvolvimento da intervenção, e desse modo foram levantadas algumas questões de partida “O que sabem as crianças sobre a Natureza? Como aprendem Ciências? Quais os efeitos da Metodologia de Trabalho por Projetos nas aprendizagens de Ciências no Jardim de Infância?”. Foram utilizados instrumentos de recolha de dados, como o registo dos diálogos, registo fotográfico, grelhas de avaliação da implicação e do bem-estar emocional, para posteriormente proceder à sua análise e interpretação. No início do projeto as crianças evidenciaram possuir noções sobre a Natureza que se afastavam do saber científico aceite. Após a intervenção, os resultados mostraram ter havido aprendizagens e desenvolvimento de competências. Conclui-se que a Metodologia de Trabalho por Projetos (MTP) se mostrou potenciadora de aprendizagens de Ciências e atitudes de respeito para com a Natureza.Teixeira, Maria Filomena Rodrigues, 1959-Repositório ComumCruz, Catarina de Jesus2018-09-04T11:38:00Z2018-01-01T00:00:00Z2018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/24053201960001porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:25Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/24053Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:14.128392Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação em ciências no jardim de infância: será que podemos trazer a natureza para dentro da nossa sala? |
title |
Educação em ciências no jardim de infância: será que podemos trazer a natureza para dentro da nossa sala? |
spellingShingle |
Educação em ciências no jardim de infância: será que podemos trazer a natureza para dentro da nossa sala? Cruz, Catarina de Jesus Educação em Ciências Metodologia de Trabalho por Projeto Educação Pré-Escolar |
title_short |
Educação em ciências no jardim de infância: será que podemos trazer a natureza para dentro da nossa sala? |
title_full |
Educação em ciências no jardim de infância: será que podemos trazer a natureza para dentro da nossa sala? |
title_fullStr |
Educação em ciências no jardim de infância: será que podemos trazer a natureza para dentro da nossa sala? |
title_full_unstemmed |
Educação em ciências no jardim de infância: será que podemos trazer a natureza para dentro da nossa sala? |
title_sort |
Educação em ciências no jardim de infância: será que podemos trazer a natureza para dentro da nossa sala? |
author |
Cruz, Catarina de Jesus |
author_facet |
Cruz, Catarina de Jesus |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Teixeira, Maria Filomena Rodrigues, 1959- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Catarina de Jesus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em Ciências Metodologia de Trabalho por Projeto Educação Pré-Escolar |
topic |
Educação em Ciências Metodologia de Trabalho por Projeto Educação Pré-Escolar |
description |
O presente relatório final, enquadra-se no âmbito da Prática Educativa Supervisionada, inserida na unidade curricular Prática Educativa I, do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC). Trata-se de uma intervenção desenvolvida no ano letivo 2015/2016 num Jardim de Infância da rede pública em Coimbra, com crianças dos 3 aos 5 anos. O contexto de estágio foi um dos impulsionadores do desenvolvimento da intervenção, e desse modo foram levantadas algumas questões de partida “O que sabem as crianças sobre a Natureza? Como aprendem Ciências? Quais os efeitos da Metodologia de Trabalho por Projetos nas aprendizagens de Ciências no Jardim de Infância?”. Foram utilizados instrumentos de recolha de dados, como o registo dos diálogos, registo fotográfico, grelhas de avaliação da implicação e do bem-estar emocional, para posteriormente proceder à sua análise e interpretação. No início do projeto as crianças evidenciaram possuir noções sobre a Natureza que se afastavam do saber científico aceite. Após a intervenção, os resultados mostraram ter havido aprendizagens e desenvolvimento de competências. Conclui-se que a Metodologia de Trabalho por Projetos (MTP) se mostrou potenciadora de aprendizagens de Ciências e atitudes de respeito para com a Natureza. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-04T11:38:00Z 2018-01-01T00:00:00Z 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/24053 201960001 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/24053 |
identifier_str_mv |
201960001 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130026094886912 |