Educação em ciências no jardim de infância: será que podemos trazer a natureza para dentro da nossa sala?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Catarina de Jesus
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/24053
Resumo: O presente relatório final, enquadra-se no âmbito da Prática Educativa Supervisionada, inserida na unidade curricular Prática Educativa I, do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC). Trata-se de uma intervenção desenvolvida no ano letivo 2015/2016 num Jardim de Infância da rede pública em Coimbra, com crianças dos 3 aos 5 anos. O contexto de estágio foi um dos impulsionadores do desenvolvimento da intervenção, e desse modo foram levantadas algumas questões de partida “O que sabem as crianças sobre a Natureza? Como aprendem Ciências? Quais os efeitos da Metodologia de Trabalho por Projetos nas aprendizagens de Ciências no Jardim de Infância?”. Foram utilizados instrumentos de recolha de dados, como o registo dos diálogos, registo fotográfico, grelhas de avaliação da implicação e do bem-estar emocional, para posteriormente proceder à sua análise e interpretação. No início do projeto as crianças evidenciaram possuir noções sobre a Natureza que se afastavam do saber científico aceite. Após a intervenção, os resultados mostraram ter havido aprendizagens e desenvolvimento de competências. Conclui-se que a Metodologia de Trabalho por Projetos (MTP) se mostrou potenciadora de aprendizagens de Ciências e atitudes de respeito para com a Natureza.
id RCAP_7accb27c14b69b4ef8c02b70a0af762f
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/24053
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação em ciências no jardim de infância: será que podemos trazer a natureza para dentro da nossa sala?Educação em CiênciasMetodologia de Trabalho por ProjetoEducação Pré-EscolarO presente relatório final, enquadra-se no âmbito da Prática Educativa Supervisionada, inserida na unidade curricular Prática Educativa I, do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC). Trata-se de uma intervenção desenvolvida no ano letivo 2015/2016 num Jardim de Infância da rede pública em Coimbra, com crianças dos 3 aos 5 anos. O contexto de estágio foi um dos impulsionadores do desenvolvimento da intervenção, e desse modo foram levantadas algumas questões de partida “O que sabem as crianças sobre a Natureza? Como aprendem Ciências? Quais os efeitos da Metodologia de Trabalho por Projetos nas aprendizagens de Ciências no Jardim de Infância?”. Foram utilizados instrumentos de recolha de dados, como o registo dos diálogos, registo fotográfico, grelhas de avaliação da implicação e do bem-estar emocional, para posteriormente proceder à sua análise e interpretação. No início do projeto as crianças evidenciaram possuir noções sobre a Natureza que se afastavam do saber científico aceite. Após a intervenção, os resultados mostraram ter havido aprendizagens e desenvolvimento de competências. Conclui-se que a Metodologia de Trabalho por Projetos (MTP) se mostrou potenciadora de aprendizagens de Ciências e atitudes de respeito para com a Natureza.Teixeira, Maria Filomena Rodrigues, 1959-Repositório ComumCruz, Catarina de Jesus2018-09-04T11:38:00Z2018-01-01T00:00:00Z2018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/24053201960001porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:25Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/24053Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:14.128392Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação em ciências no jardim de infância: será que podemos trazer a natureza para dentro da nossa sala?
title Educação em ciências no jardim de infância: será que podemos trazer a natureza para dentro da nossa sala?
spellingShingle Educação em ciências no jardim de infância: será que podemos trazer a natureza para dentro da nossa sala?
Cruz, Catarina de Jesus
Educação em Ciências
Metodologia de Trabalho por Projeto
Educação Pré-Escolar
title_short Educação em ciências no jardim de infância: será que podemos trazer a natureza para dentro da nossa sala?
title_full Educação em ciências no jardim de infância: será que podemos trazer a natureza para dentro da nossa sala?
title_fullStr Educação em ciências no jardim de infância: será que podemos trazer a natureza para dentro da nossa sala?
title_full_unstemmed Educação em ciências no jardim de infância: será que podemos trazer a natureza para dentro da nossa sala?
title_sort Educação em ciências no jardim de infância: será que podemos trazer a natureza para dentro da nossa sala?
author Cruz, Catarina de Jesus
author_facet Cruz, Catarina de Jesus
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Maria Filomena Rodrigues, 1959-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Catarina de Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Ciências
Metodologia de Trabalho por Projeto
Educação Pré-Escolar
topic Educação em Ciências
Metodologia de Trabalho por Projeto
Educação Pré-Escolar
description O presente relatório final, enquadra-se no âmbito da Prática Educativa Supervisionada, inserida na unidade curricular Prática Educativa I, do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC). Trata-se de uma intervenção desenvolvida no ano letivo 2015/2016 num Jardim de Infância da rede pública em Coimbra, com crianças dos 3 aos 5 anos. O contexto de estágio foi um dos impulsionadores do desenvolvimento da intervenção, e desse modo foram levantadas algumas questões de partida “O que sabem as crianças sobre a Natureza? Como aprendem Ciências? Quais os efeitos da Metodologia de Trabalho por Projetos nas aprendizagens de Ciências no Jardim de Infância?”. Foram utilizados instrumentos de recolha de dados, como o registo dos diálogos, registo fotográfico, grelhas de avaliação da implicação e do bem-estar emocional, para posteriormente proceder à sua análise e interpretação. No início do projeto as crianças evidenciaram possuir noções sobre a Natureza que se afastavam do saber científico aceite. Após a intervenção, os resultados mostraram ter havido aprendizagens e desenvolvimento de competências. Conclui-se que a Metodologia de Trabalho por Projetos (MTP) se mostrou potenciadora de aprendizagens de Ciências e atitudes de respeito para com a Natureza.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-04T11:38:00Z
2018-01-01T00:00:00Z
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/24053
201960001
url http://hdl.handle.net/10400.26/24053
identifier_str_mv 201960001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130026094886912