Qualidade do ensino na educação superior: sentidos sobre a avaliação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/56998 |
Resumo: | A prática de avaliar o ensino docente é largamente utilizada na educação superior sob o argumento de assegurar e aperfeiçoar a qualidade da formação, entretanto, está permeada por uma série de tensões e conflitos. Com objetivo de apreender os sentidos atribuídos à avaliação do ensino, estudantes e professores de uma universidade pública foram entrevistados e, para enquadramento das entrevistas, o Manual da Qualidade da universidade foi analisado. Estudantes e professores são favoráveis à avaliação do ensino, mas ressaltam a pouca difusão dos resultados e a fraca utilização do feedback recolhido. Os professores requerem estratégias de apoio institucional. A universidade tem um complexo sistema de qualidade centrado na coleta da informação, carecendo de medidas de apoio e promoção do ensino. Identificam-se como desafios a efetiva implementação da aprendizagem centrada no estudante e a capacidade de reunir evidências que a demonstrem, tomando as práticas de ensino-aprendizagem. |
id |
RCAP_7afcef1a0ac9761bbc0cf3d1ee3f74c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/56998 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Qualidade do ensino na educação superior: sentidos sobre a avaliaçãoCalidad docente en la educación superior: sentidos de la evaluaciónQuality of teaching in higher education: meanings on the evaluation processEducação superiorAvaliação da educaçãoInquéritos pedagógicosQualidade do ensinoEducación superiorEvaluación de la educaciónInvestigaciones pedagógicasCalidad de la enseñanzaHigher educationTeaching evaluationPedagogic inquiryTeaching qualityCiências Sociais::Ciências da EducaçãoA prática de avaliar o ensino docente é largamente utilizada na educação superior sob o argumento de assegurar e aperfeiçoar a qualidade da formação, entretanto, está permeada por uma série de tensões e conflitos. Com objetivo de apreender os sentidos atribuídos à avaliação do ensino, estudantes e professores de uma universidade pública foram entrevistados e, para enquadramento das entrevistas, o Manual da Qualidade da universidade foi analisado. Estudantes e professores são favoráveis à avaliação do ensino, mas ressaltam a pouca difusão dos resultados e a fraca utilização do feedback recolhido. Os professores requerem estratégias de apoio institucional. A universidade tem um complexo sistema de qualidade centrado na coleta da informação, carecendo de medidas de apoio e promoção do ensino. Identificam-se como desafios a efetiva implementação da aprendizagem centrada no estudante e a capacidade de reunir evidências que a demonstrem, tomando as práticas de ensino-aprendizagem.La práctica de evaluar la enseñanza es ampliamente utilizada en la educación superior para asegurar y mejorar la calidad de la formación, sin embargo, está impregnada por una serie de tensiones y conflictos. Para aprehender los significados atribuidos a la evaluación de la enseñanza, se entrevistó a estudiantes y profesores de una universidad pública. Como marco de las entrevistas se analizó el Manual de Calidad de la universidad. Estudiantes y profesores son favorables a la evaluación de la enseñanza, pero subrayan la poca difusión de los resultados y el poco uso práctico del feedback que se obtiene. Los docentes requieren estrategias de apoyo institucional. La universidad posee un complejo sistema de calidad centrado en la recogida de la información, y carece de implementación de medidas de apoyo y promoción de la enseñanza. Se identifican como desafíos la efectiva implantación del aprendizaje centrado en el estudiante y la capacidad de reunir evidencias que lo demuestren, por medio de las prácticas de enseñanza-aprendizaje.Teaching evaluation is widely used in higher education under the argument of ensuring and improving the quality of student experience; however, it is embedded in a series of tensions and conflicts. With the objective of understanding the meanings attributed to teaching evaluation, students and professors of a public university were interviewed. In addition, the Manual of the Quality of the university for framing such interviews was analyzed. Students and professors are in favor of teaching evaluation, but they emphasize the lack of publicity given to the results, and the weak practical use of the feedback collected. Professors require institutional support. The university has a complex system of quality centered around the collection of information, lacking both support measures and the promotion of teaching. The effective application of student-centered learning, and the ability to gather evidence to demonstrate it using teaching-learning practices, are identified as the challenges.info:eu-repo/semantics/publishedVersionFundação Carlos ChagasUniversidade do MinhoBisinoto, CynthiaAlmeida, Leandro S.20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/56998porBisinoto, C., & Almeida, L. S. (2017). Qualidade do ensino na educação superior: Sentidos sobre a avaliação. Estudos em Avaliação Educacional, 28(69), 774-803. doi:10.18222/eae.v28i69.43701984-932X10.18222/eae.v28i69.4370http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/4370info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:21:34Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/56998Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:14:51.642691Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Qualidade do ensino na educação superior: sentidos sobre a avaliação Calidad docente en la educación superior: sentidos de la evaluación Quality of teaching in higher education: meanings on the evaluation process |
title |
Qualidade do ensino na educação superior: sentidos sobre a avaliação |
spellingShingle |
Qualidade do ensino na educação superior: sentidos sobre a avaliação Bisinoto, Cynthia Educação superior Avaliação da educação Inquéritos pedagógicos Qualidade do ensino Educación superior Evaluación de la educación Investigaciones pedagógicas Calidad de la enseñanza Higher education Teaching evaluation Pedagogic inquiry Teaching quality Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Qualidade do ensino na educação superior: sentidos sobre a avaliação |
title_full |
Qualidade do ensino na educação superior: sentidos sobre a avaliação |
title_fullStr |
Qualidade do ensino na educação superior: sentidos sobre a avaliação |
title_full_unstemmed |
Qualidade do ensino na educação superior: sentidos sobre a avaliação |
title_sort |
Qualidade do ensino na educação superior: sentidos sobre a avaliação |
author |
Bisinoto, Cynthia |
author_facet |
Bisinoto, Cynthia Almeida, Leandro S. |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Leandro S. |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bisinoto, Cynthia Almeida, Leandro S. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação superior Avaliação da educação Inquéritos pedagógicos Qualidade do ensino Educación superior Evaluación de la educación Investigaciones pedagógicas Calidad de la enseñanza Higher education Teaching evaluation Pedagogic inquiry Teaching quality Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação superior Avaliação da educação Inquéritos pedagógicos Qualidade do ensino Educación superior Evaluación de la educación Investigaciones pedagógicas Calidad de la enseñanza Higher education Teaching evaluation Pedagogic inquiry Teaching quality Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
A prática de avaliar o ensino docente é largamente utilizada na educação superior sob o argumento de assegurar e aperfeiçoar a qualidade da formação, entretanto, está permeada por uma série de tensões e conflitos. Com objetivo de apreender os sentidos atribuídos à avaliação do ensino, estudantes e professores de uma universidade pública foram entrevistados e, para enquadramento das entrevistas, o Manual da Qualidade da universidade foi analisado. Estudantes e professores são favoráveis à avaliação do ensino, mas ressaltam a pouca difusão dos resultados e a fraca utilização do feedback recolhido. Os professores requerem estratégias de apoio institucional. A universidade tem um complexo sistema de qualidade centrado na coleta da informação, carecendo de medidas de apoio e promoção do ensino. Identificam-se como desafios a efetiva implementação da aprendizagem centrada no estudante e a capacidade de reunir evidências que a demonstrem, tomando as práticas de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/56998 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/56998 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Bisinoto, C., & Almeida, L. S. (2017). Qualidade do ensino na educação superior: Sentidos sobre a avaliação. Estudos em Avaliação Educacional, 28(69), 774-803. doi:10.18222/eae.v28i69.4370 1984-932X 10.18222/eae.v28i69.4370 http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/4370 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132591695069184 |