Refletindo sobre a Prática Pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/6083 |
Resumo: | O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em dois tópicos: dimensão reflexiva e dimensão investigativa. Tem, assim, como principal objetivo dar a conhecer o meu percurso ao longo das práticas, assim como apresentar os pilares que sustentam a minha ação pedagógica. O estudo investigativo aqui apresentado é um estudo de caso desenvolvido na Prática Pedagógica em Jardim de Infância. Este tem como objetivos: compreender como as atividades enviadas, durante o período do primeiro confinamento, foram vistas pelas famílias e pelas crianças; identificar as principais dificuldades sentidas pelas famílias e compreender a forma como as Tecnologias da Informação e Comunicação facilitaram a relação escola-família, durante o confinamento. Assim, as perguntas de partidas foram as seguintes: “Qual o papel das TIC na manutenção da relação escola-família, num período de confinamento?”, “Quais as dificuldades sentidas pelas famílias na dinamização das atividades sugeridas pelos mestrandos e pelas educadoras de infância, no período confinamento?” e “Em que medida as propostas educativas sugeridas foram importantes para as crianças e as famílias, durante o período de confinamento?”. As técnicas de recolha de dados foram a observação participante, os registos fotográficos/videográficos e os inquéritos por questionário e por entrevista. A análise dos dados foi realizada através de análise especulativa e análise estatística. Com o término da investigação, podese perceber que as TIC facilitaram, na maioria dos casos, a comunicação entre a escola e a família, contudo não foram suficientes para todas as famílias se envolverem; que a maior dificuldade reportada foi a gestão do tempo e que, através das atividades enviadas, foi possível manter a relação entre as crianças e a escola, dando continuidade às aprendizagens. |
id |
RCAP_7b07e52edf239d80eb19170c3d7c3df8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/6083 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Refletindo sobre a Prática PedagógicaAs TIC na manutenção da relação escola-família, em contexto de JI, no período de confinamentoEducação Pré-escolarEnsino básico do 1º cicloTecnologia educativaAprendizagemRelação escola-famíliaPandemiaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em dois tópicos: dimensão reflexiva e dimensão investigativa. Tem, assim, como principal objetivo dar a conhecer o meu percurso ao longo das práticas, assim como apresentar os pilares que sustentam a minha ação pedagógica. O estudo investigativo aqui apresentado é um estudo de caso desenvolvido na Prática Pedagógica em Jardim de Infância. Este tem como objetivos: compreender como as atividades enviadas, durante o período do primeiro confinamento, foram vistas pelas famílias e pelas crianças; identificar as principais dificuldades sentidas pelas famílias e compreender a forma como as Tecnologias da Informação e Comunicação facilitaram a relação escola-família, durante o confinamento. Assim, as perguntas de partidas foram as seguintes: “Qual o papel das TIC na manutenção da relação escola-família, num período de confinamento?”, “Quais as dificuldades sentidas pelas famílias na dinamização das atividades sugeridas pelos mestrandos e pelas educadoras de infância, no período confinamento?” e “Em que medida as propostas educativas sugeridas foram importantes para as crianças e as famílias, durante o período de confinamento?”. As técnicas de recolha de dados foram a observação participante, os registos fotográficos/videográficos e os inquéritos por questionário e por entrevista. A análise dos dados foi realizada através de análise especulativa e análise estatística. Com o término da investigação, podese perceber que as TIC facilitaram, na maioria dos casos, a comunicação entre a escola e a família, contudo não foram suficientes para todas as famílias se envolverem; que a maior dificuldade reportada foi a gestão do tempo e que, através das atividades enviadas, foi possível manter a relação entre as crianças e a escola, dando continuidade às aprendizagens.Barata, Clarinda Luísa FerreiraIC-OnlineDionísio, Sara Isabel Simões2021-08-12T10:56:34Z2021-07-232021-07-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/6083TID:202756343porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:52:21Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/6083Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:49:25.044208Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica As TIC na manutenção da relação escola-família, em contexto de JI, no período de confinamento |
title |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica |
spellingShingle |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica Dionísio, Sara Isabel Simões Educação Pré-escolar Ensino básico do 1º ciclo Tecnologia educativa Aprendizagem Relação escola-família Pandemia Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica |
title_full |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica |
title_fullStr |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica |
title_full_unstemmed |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica |
title_sort |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica |
author |
Dionísio, Sara Isabel Simões |
author_facet |
Dionísio, Sara Isabel Simões |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barata, Clarinda Luísa Ferreira IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dionísio, Sara Isabel Simões |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-escolar Ensino básico do 1º ciclo Tecnologia educativa Aprendizagem Relação escola-família Pandemia Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Pré-escolar Ensino básico do 1º ciclo Tecnologia educativa Aprendizagem Relação escola-família Pandemia Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em dois tópicos: dimensão reflexiva e dimensão investigativa. Tem, assim, como principal objetivo dar a conhecer o meu percurso ao longo das práticas, assim como apresentar os pilares que sustentam a minha ação pedagógica. O estudo investigativo aqui apresentado é um estudo de caso desenvolvido na Prática Pedagógica em Jardim de Infância. Este tem como objetivos: compreender como as atividades enviadas, durante o período do primeiro confinamento, foram vistas pelas famílias e pelas crianças; identificar as principais dificuldades sentidas pelas famílias e compreender a forma como as Tecnologias da Informação e Comunicação facilitaram a relação escola-família, durante o confinamento. Assim, as perguntas de partidas foram as seguintes: “Qual o papel das TIC na manutenção da relação escola-família, num período de confinamento?”, “Quais as dificuldades sentidas pelas famílias na dinamização das atividades sugeridas pelos mestrandos e pelas educadoras de infância, no período confinamento?” e “Em que medida as propostas educativas sugeridas foram importantes para as crianças e as famílias, durante o período de confinamento?”. As técnicas de recolha de dados foram a observação participante, os registos fotográficos/videográficos e os inquéritos por questionário e por entrevista. A análise dos dados foi realizada através de análise especulativa e análise estatística. Com o término da investigação, podese perceber que as TIC facilitaram, na maioria dos casos, a comunicação entre a escola e a família, contudo não foram suficientes para todas as famílias se envolverem; que a maior dificuldade reportada foi a gestão do tempo e que, através das atividades enviadas, foi possível manter a relação entre as crianças e a escola, dando continuidade às aprendizagens. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-12T10:56:34Z 2021-07-23 2021-07-23T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/6083 TID:202756343 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/6083 |
identifier_str_mv |
TID:202756343 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136986633601024 |