Necessidades dos pais de crianças com NEE incluídas em jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Helena
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Serrano, João, Afonso, Paulo, Batista, Marco, Honório, Samuel, Branco, Ana Rita
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/6183
Resumo: Este estudo pretende identificar as necessidades (de informação, de apoio, explicar aos outros, serviços da comunidade, financeiras e funcionamento da vida familiar) mais frequentes e prioritárias de pais cujos filhos apresentam Necessidades Educativas Especiais incluídos num Jardim-de-infância e relacioná-las com as ca-racterísticas desses pais (composição do agregado familiar, situação familiar, situação laboral). Da análise constatamos que os tipos de necessidades mais frequente e prioritárias para os pais foram as Necessidades de Informação, as de Apoio e as Financeiras. Quando relacionadas as características dos pais e os tipos de Necessidades, constatou-se uma forte conver-gência na tendência de respostas mais vezes assinaladas ao nível da composição do agregado familiar, pelo que podemos concluir que não é a tipologia do agregado familiar que condiciona haver mais ou menos di-ficuldades nas necessidades. Ao nível da situação familiar concluímos que nas Necessidades de Informação, de Apoio, e de Explicar aos Outros verificou-se convergência ao nível da tendência de respostas mais vezes ocorridas. Nas restantes ne-cessidades essa convergência não se verificou. No caso da situação laboral, na maioria das necessidades existiu convergência na tendência de resposta em termos de situação laboral, pelo que constatamos que não será o tipo situação laboral dos sujeitos do es-tudo a influenciar o tipo de necessidades assinaladas.
id RCAP_7b15ad7c48265336dd2de6e74b2bf37f
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6183
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Necessidades dos pais de crianças com NEE incluídas em jardim de infânciaCriança com NEENecessidades dos paisEducação pré-escolarInclusãoChild with SEN (Special Education Needs)Parents' needsPre-school educationInclusionEste estudo pretende identificar as necessidades (de informação, de apoio, explicar aos outros, serviços da comunidade, financeiras e funcionamento da vida familiar) mais frequentes e prioritárias de pais cujos filhos apresentam Necessidades Educativas Especiais incluídos num Jardim-de-infância e relacioná-las com as ca-racterísticas desses pais (composição do agregado familiar, situação familiar, situação laboral). Da análise constatamos que os tipos de necessidades mais frequente e prioritárias para os pais foram as Necessidades de Informação, as de Apoio e as Financeiras. Quando relacionadas as características dos pais e os tipos de Necessidades, constatou-se uma forte conver-gência na tendência de respostas mais vezes assinaladas ao nível da composição do agregado familiar, pelo que podemos concluir que não é a tipologia do agregado familiar que condiciona haver mais ou menos di-ficuldades nas necessidades. Ao nível da situação familiar concluímos que nas Necessidades de Informação, de Apoio, e de Explicar aos Outros verificou-se convergência ao nível da tendência de respostas mais vezes ocorridas. Nas restantes ne-cessidades essa convergência não se verificou. No caso da situação laboral, na maioria das necessidades existiu convergência na tendência de resposta em termos de situação laboral, pelo que constatamos que não será o tipo situação laboral dos sujeitos do es-tudo a influenciar o tipo de necessidades assinaladas.This study intends to identify the most frequent and priority needs of parents whose children have Special Educational Needs included in a kindergarten and relate them to the needs (information, support, explana-tion to others, community services, financial and family functioning) and parents contexts (Family household, family situation, employment status). From the analysis we found that the most frequent and priority types of needs for parents were the Infor-mation Needs, the Support Needs and the Financial Needs. Once we related the characteristics of the par-ents and the types of needs, there was a strong convergence in the tendency of more frequent answers at the level of the Family Household, reason why we can conclude that it is not this variable that conditions having more or less difficulties in the needs. At the level of the family situation we conclude that in the Information Needs, Support, and Explanation to Others, there was a convergence for a tendency level for more frequent answers. In other needs this conver-gence did not occur. In the case of labour situation, in most needs, there was convergence for a tendency to respond according to their labour situation, so we found that is not the type of employment of these sub-jects that is going to influence the type of needs indicated.Instituto Politécnico de Leiria – Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Centro de Investigação em Inclusão e Acessibilidade em Ação (iACT)Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMesquita, HelenaSerrano, JoãoAfonso, PauloBatista, MarcoHonório, SamuelBranco, Ana Rita2018-09-21T08:43:56Z2017-062017-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6183porMesquita, H., Serrano, J.; Afonso, P.; Batista, M.; Honório, S. & Branco, A. R. (2017). Necessidades dos pais de crianças com NEE incluídas em jardim de infância. In: Freire, C. S.; Mangas, C.& Sousa, C. (Org.) (2017). Livro de Atas da IV Conferência Internacional para a Inclusão 2016, Leiria: Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Centro de Investigação em Inclusão e Acessibilidade em Ação, pp. 53-65.978-989-8797-14-8info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:45:59Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6183Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:53.312459Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Necessidades dos pais de crianças com NEE incluídas em jardim de infância
title Necessidades dos pais de crianças com NEE incluídas em jardim de infância
spellingShingle Necessidades dos pais de crianças com NEE incluídas em jardim de infância
Mesquita, Helena
Criança com NEE
Necessidades dos pais
Educação pré-escolar
Inclusão
Child with SEN (Special Education Needs)
Parents' needs
Pre-school education
Inclusion
title_short Necessidades dos pais de crianças com NEE incluídas em jardim de infância
title_full Necessidades dos pais de crianças com NEE incluídas em jardim de infância
title_fullStr Necessidades dos pais de crianças com NEE incluídas em jardim de infância
title_full_unstemmed Necessidades dos pais de crianças com NEE incluídas em jardim de infância
title_sort Necessidades dos pais de crianças com NEE incluídas em jardim de infância
author Mesquita, Helena
author_facet Mesquita, Helena
Serrano, João
Afonso, Paulo
Batista, Marco
Honório, Samuel
Branco, Ana Rita
author_role author
author2 Serrano, João
Afonso, Paulo
Batista, Marco
Honório, Samuel
Branco, Ana Rita
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Mesquita, Helena
Serrano, João
Afonso, Paulo
Batista, Marco
Honório, Samuel
Branco, Ana Rita
dc.subject.por.fl_str_mv Criança com NEE
Necessidades dos pais
Educação pré-escolar
Inclusão
Child with SEN (Special Education Needs)
Parents' needs
Pre-school education
Inclusion
topic Criança com NEE
Necessidades dos pais
Educação pré-escolar
Inclusão
Child with SEN (Special Education Needs)
Parents' needs
Pre-school education
Inclusion
description Este estudo pretende identificar as necessidades (de informação, de apoio, explicar aos outros, serviços da comunidade, financeiras e funcionamento da vida familiar) mais frequentes e prioritárias de pais cujos filhos apresentam Necessidades Educativas Especiais incluídos num Jardim-de-infância e relacioná-las com as ca-racterísticas desses pais (composição do agregado familiar, situação familiar, situação laboral). Da análise constatamos que os tipos de necessidades mais frequente e prioritárias para os pais foram as Necessidades de Informação, as de Apoio e as Financeiras. Quando relacionadas as características dos pais e os tipos de Necessidades, constatou-se uma forte conver-gência na tendência de respostas mais vezes assinaladas ao nível da composição do agregado familiar, pelo que podemos concluir que não é a tipologia do agregado familiar que condiciona haver mais ou menos di-ficuldades nas necessidades. Ao nível da situação familiar concluímos que nas Necessidades de Informação, de Apoio, e de Explicar aos Outros verificou-se convergência ao nível da tendência de respostas mais vezes ocorridas. Nas restantes ne-cessidades essa convergência não se verificou. No caso da situação laboral, na maioria das necessidades existiu convergência na tendência de resposta em termos de situação laboral, pelo que constatamos que não será o tipo situação laboral dos sujeitos do es-tudo a influenciar o tipo de necessidades assinaladas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06
2017-06-01T00:00:00Z
2018-09-21T08:43:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/6183
url http://hdl.handle.net/10400.11/6183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mesquita, H., Serrano, J.; Afonso, P.; Batista, M.; Honório, S. & Branco, A. R. (2017). Necessidades dos pais de crianças com NEE incluídas em jardim de infância. In: Freire, C. S.; Mangas, C.& Sousa, C. (Org.) (2017). Livro de Atas da IV Conferência Internacional para a Inclusão 2016, Leiria: Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Centro de Investigação em Inclusão e Acessibilidade em Ação, pp. 53-65.
978-989-8797-14-8
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Leiria – Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Centro de Investigação em Inclusão e Acessibilidade em Ação (iACT)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Leiria – Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Centro de Investigação em Inclusão e Acessibilidade em Ação (iACT)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130830486896640