A utilização das tic no estudo da história e geografia de portugal no 2.º ciclo de educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/15767 |
Resumo: | Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_7b213cdc81b26b78ac0e5fa01c709fa1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15767 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A utilização das tic no estudo da história e geografia de portugal no 2.º ciclo de educação básicaTICHistória e Geografia de Portugal2.º CEBInovaçãoFormação de professoresHistory and Geography of PortugalICTInnovationTeacher’s trainingRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino BásicoAs tecnologias fazem parte da nossa vida, ocupam um papel fundamental durante o nosso dia-a-dia, mas também no mundo escolar e na pedagogia. As escolas têm vindo a equipar-se com tecnologias que ajudam os professores e os alunos nos processos de ensino-aprendizagem respetivamente. Partindo desta ideia, da prática pedagógica no 2.º Ciclo de Educação Básica (CEB) e da motivação intrínseca do investigador, realizou-se um estudo para perceber de que forma a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), podem ajudar os alunos do 2.º CEB no estudo da História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo. O desenvolvimento deste estudo ocorreu durante a prática pedagógica em 2.º CEB em duas turmas de 6.º ano. A partir dos resultados obtidos, conclui-se que os recursos tecnológicos motivam e estimulam os alunos para a aprendizagem, bem como os futuros professores.ABSTRACT Technologies are part of our lives, play a fundamental role in our daily lives, but also in the school world and in pedagogy. Schools have been equipping themselves with technologies that help teachers and students in the teaching-learning processes respectively. Based on this idea, the pedagogical practice in 2nd cycle of Basic Education (CBE) and the intrinsic motivation of the researcher, the study was carried out to understand how the use of Information and Communication Technologies (ICT), can help 2nd cycle students in the study of History and Geography of Portugal in 2nd cycle. The development of this study occurred during the teaching practice in 2nd CBE in two classes of 6th grade. From the results obtained, it was concluded that technological resources motivate and stimulate students to learn, as well as future teachers.Ferreira, Nuno MartinsRCIPLMadeira, Diogo da Silva Sá2023-03-07T10:35:36Z2022-07-182022-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15767TID:203188063porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:40Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15767Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:23.012126Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização das tic no estudo da história e geografia de portugal no 2.º ciclo de educação básica |
title |
A utilização das tic no estudo da história e geografia de portugal no 2.º ciclo de educação básica |
spellingShingle |
A utilização das tic no estudo da história e geografia de portugal no 2.º ciclo de educação básica Madeira, Diogo da Silva Sá TIC História e Geografia de Portugal 2.º CEB Inovação Formação de professores History and Geography of Portugal ICT Innovation Teacher’s training |
title_short |
A utilização das tic no estudo da história e geografia de portugal no 2.º ciclo de educação básica |
title_full |
A utilização das tic no estudo da história e geografia de portugal no 2.º ciclo de educação básica |
title_fullStr |
A utilização das tic no estudo da história e geografia de portugal no 2.º ciclo de educação básica |
title_full_unstemmed |
A utilização das tic no estudo da história e geografia de portugal no 2.º ciclo de educação básica |
title_sort |
A utilização das tic no estudo da história e geografia de portugal no 2.º ciclo de educação básica |
author |
Madeira, Diogo da Silva Sá |
author_facet |
Madeira, Diogo da Silva Sá |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Nuno Martins RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Madeira, Diogo da Silva Sá |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TIC História e Geografia de Portugal 2.º CEB Inovação Formação de professores History and Geography of Portugal ICT Innovation Teacher’s training |
topic |
TIC História e Geografia de Portugal 2.º CEB Inovação Formação de professores History and Geography of Portugal ICT Innovation Teacher’s training |
description |
Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-18 2022-07-18T00:00:00Z 2023-03-07T10:35:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/15767 TID:203188063 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/15767 |
identifier_str_mv |
TID:203188063 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133506698215424 |