O Espaço e o Tempo da Cidadania na Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, F.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/109666
https://doi.org/10.14195/1647-8614_49-1_1
Resumo: O presente artigo visa demonstrar que a Cidadania é um conceito multi‑ dimensional, dinâmico e polissémico que se impõe como um claro desafio para a educação formal. O continuum histórico, político, social e cultural que sustenta a complexidade da Cidadania marca igualmente a existência de estratégias curriculares distintas, ao longo do tempo, tanto na Europa como em Portugal (Eurydice, 2005, 2012; Menezes 2003a). Neste alinhamento, com base numa revisão da literatura: i) sintetizam‑se abordagens pedagógicas no domínio da Educação para a Cidadania (EpC), com base nas diferentes conceções de Cidadania apresentadas e; ii) evidencia‑se o percurso da Educação para a Cidadania no Sistema Educativo Português, assim como as várias medidas legislativas e estratégias curriculares que deram corpo à teia de “experiências pedagógicas” neste domínio. Concluímos este trabalho com evidências de um “esmorecimento” político e curricular no campo da EpC, vigente na atual política governamental portuguesa, após a publicação do Decreto‑Lei n.º 139/2012, procurando destacar‑se alguns dos principais ensinamentos que décadas de “prioridade retórica” (Menezes & Ferreira, 2012, p. 134) nos revelam.
id RCAP_7d0812ac186a7908cdc91ad1bfc2cbb3
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/109666
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Espaço e o Tempo da Cidadania na EducaçãoThe Space and Time of Citizenship in EducationEducación y Ciudadanía: Tiempo y Espaciocidadaniaeducação para a cidadaniamodelos pedagógicoscurrículoreorganização curricularcitizenshipcitizenship educationpedagogical modelscurriculumcurriculum reformciudadaníaeducación para la ciudadaníamodelo pedagógicocurriculumreorganización curricularO presente artigo visa demonstrar que a Cidadania é um conceito multi‑ dimensional, dinâmico e polissémico que se impõe como um claro desafio para a educação formal. O continuum histórico, político, social e cultural que sustenta a complexidade da Cidadania marca igualmente a existência de estratégias curriculares distintas, ao longo do tempo, tanto na Europa como em Portugal (Eurydice, 2005, 2012; Menezes 2003a). Neste alinhamento, com base numa revisão da literatura: i) sintetizam‑se abordagens pedagógicas no domínio da Educação para a Cidadania (EpC), com base nas diferentes conceções de Cidadania apresentadas e; ii) evidencia‑se o percurso da Educação para a Cidadania no Sistema Educativo Português, assim como as várias medidas legislativas e estratégias curriculares que deram corpo à teia de “experiências pedagógicas” neste domínio. Concluímos este trabalho com evidências de um “esmorecimento” político e curricular no campo da EpC, vigente na atual política governamental portuguesa, após a publicação do Decreto‑Lei n.º 139/2012, procurando destacar‑se alguns dos principais ensinamentos que décadas de “prioridade retórica” (Menezes & Ferreira, 2012, p. 134) nos revelam.This article aims to demonstrate that Citizenship is a multidimensional, dynamic and polysemic concept that imposes itself as a clear challenge to formal education. The historical, political, social and cultural continuum that supports the complexity of the Citizenship concept also determines the exist‑ ence of different curricular strategies over time, both in Europe and in Portugal (Eurydice, 2005, 2012; Menezes 2003a). In this sense, based on a literature review, we: i) synthesize pedagogical approaches in the field Citizenship Educa‑ tion, based on the different conceptions of Citizenship presented; ii) highlight the path of Citizenship Education in the Portuguese Education System, as well as the multiple legislative guidelines and curricular strategies that embodied the web of “educational experiences” in this area. We conclude this work with evidences of a political and curriculum “headwind” in Portugal in the field of Citizenship Education, after the publication of the Decree‑Law No. 139/2012, highlighting some of the key lessons that decades of “rhetoric priorities” in educational policy (Menezes & Ferreira, 2012, p. 134) show us.Este artículo tiene como objetivo demonstrar que la ciudadanía es un concepto multidimensional, dinámico y polisémico, que se impone como un claro desafío para la educación formal. El continuum histórico, político, social y cultural que apoya la complejidad de la Ciudadanía, marca, a la vez, la existencia de estrategias curriculares distintas tanto en Europa como en Portugal (Eurydice, 2012, 2005; Menezes 2003a). Así, con base en una revisión de la literatura: i) se sintetizan los enfoques pedagógicos en el campo de la Educación para la Ciudadanía (EpC), baseados en distintas concepciones de la ciudadanía, presentadas a lo largo del artículo; ii) se destaca la implementación de la Educación y Ciudadanía en el sistema educativo portugués, así como las varia‑ das directrices curriculares y legislativas, que han permitido la realización de “experiencias educativas” en esta área. Se concluye este trabajo con la evidencia de un retroceso político y curricular en el campo de la EpC tras la publicación del Decreto‑Ley Nº 139/2012, se destacando algunas de las lecciones clave que décadas de “prioridades retóricas” en la política educativa (Menezes & Ferreira, 2012, p. 134) nos enseñan.3B11-4739-01E9 | Fernanda Bazanella Nogueirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersionFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra2015-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/109666http://hdl.handle.net/10316/109666https://doi.org/10.14195/1647-8614_49-1_1por1647-86140870-418Xcv-prod-3368831Nogueira, F.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-20T09:59:50Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/109666Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:25:48.907731Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Espaço e o Tempo da Cidadania na Educação
The Space and Time of Citizenship in Education
Educación y Ciudadanía: Tiempo y Espacio
title O Espaço e o Tempo da Cidadania na Educação
spellingShingle O Espaço e o Tempo da Cidadania na Educação
Nogueira, F.
cidadania
educação para a cidadania
modelos pedagógicos
currículo
reorganização curricular
citizenship
citizenship education
pedagogical models
curriculum
curriculum reform
ciudadanía
educación para la ciudadanía
modelo pedagógico
curriculum
reorganización curricular
title_short O Espaço e o Tempo da Cidadania na Educação
title_full O Espaço e o Tempo da Cidadania na Educação
title_fullStr O Espaço e o Tempo da Cidadania na Educação
title_full_unstemmed O Espaço e o Tempo da Cidadania na Educação
title_sort O Espaço e o Tempo da Cidadania na Educação
author Nogueira, F.
author_facet Nogueira, F.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, F.
dc.subject.por.fl_str_mv cidadania
educação para a cidadania
modelos pedagógicos
currículo
reorganização curricular
citizenship
citizenship education
pedagogical models
curriculum
curriculum reform
ciudadanía
educación para la ciudadanía
modelo pedagógico
curriculum
reorganización curricular
topic cidadania
educação para a cidadania
modelos pedagógicos
currículo
reorganização curricular
citizenship
citizenship education
pedagogical models
curriculum
curriculum reform
ciudadanía
educación para la ciudadanía
modelo pedagógico
curriculum
reorganización curricular
description O presente artigo visa demonstrar que a Cidadania é um conceito multi‑ dimensional, dinâmico e polissémico que se impõe como um claro desafio para a educação formal. O continuum histórico, político, social e cultural que sustenta a complexidade da Cidadania marca igualmente a existência de estratégias curriculares distintas, ao longo do tempo, tanto na Europa como em Portugal (Eurydice, 2005, 2012; Menezes 2003a). Neste alinhamento, com base numa revisão da literatura: i) sintetizam‑se abordagens pedagógicas no domínio da Educação para a Cidadania (EpC), com base nas diferentes conceções de Cidadania apresentadas e; ii) evidencia‑se o percurso da Educação para a Cidadania no Sistema Educativo Português, assim como as várias medidas legislativas e estratégias curriculares que deram corpo à teia de “experiências pedagógicas” neste domínio. Concluímos este trabalho com evidências de um “esmorecimento” político e curricular no campo da EpC, vigente na atual política governamental portuguesa, após a publicação do Decreto‑Lei n.º 139/2012, procurando destacar‑se alguns dos principais ensinamentos que décadas de “prioridade retórica” (Menezes & Ferreira, 2012, p. 134) nos revelam.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/109666
http://hdl.handle.net/10316/109666
https://doi.org/10.14195/1647-8614_49-1_1
url http://hdl.handle.net/10316/109666
https://doi.org/10.14195/1647-8614_49-1_1
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-8614
0870-418X
cv-prod-3368831
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134140157657088