A educação para a cidadania: o espaço curricularmente adiado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, José Augusto
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/10188
Resumo: Num período de mudança constante, a escola pública é questionada pelos sentidos social e educativo que a tornam objecto de discussão obrigatória no campo das opções políticas e económicas. Como espaço aberto de construção do percurso das pessoas, a escola pública é um mecanismo complexo que exige não só o questionamento do conhecimento, que a coloca na base dos conflitos, mas também a interrogação sobre os modos de tornar a cidadania num projecto educativo que não esteja continuamente a ser adiado. Aproveitando o testemunho brasileiro, recolhemos ideias sobre a cidadania na estrutura do processo curricular português e problematizamos as medidas mais recentes ao nível da administração central.
id RCAP_79492502a6e3e720393f47ed6f5f6f69
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10188
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A educação para a cidadania: o espaço curricularmente adiadoEscola públicaCurrículoCidadaniaEscuela publicaCiudadaniaPublic schoolCurriculumCitizenshipNum período de mudança constante, a escola pública é questionada pelos sentidos social e educativo que a tornam objecto de discussão obrigatória no campo das opções políticas e económicas. Como espaço aberto de construção do percurso das pessoas, a escola pública é um mecanismo complexo que exige não só o questionamento do conhecimento, que a coloca na base dos conflitos, mas também a interrogação sobre os modos de tornar a cidadania num projecto educativo que não esteja continuamente a ser adiado. Aproveitando o testemunho brasileiro, recolhemos ideias sobre a cidadania na estrutura do processo curricular português e problematizamos as medidas mais recentes ao nível da administração central.En un período de cambio constante, la escuela pública es interrogada por los sentidos social e educativo que hacen de ella un objecto de discusión obligada en el campo de las opciones políticas y económicas. Como espacio abierto de construcción de la vivencia de las personas, la escuela pública es un complejo mecanismo que la hace una plataforma de conflictos, sino también la interrogación sobre los modos de hacer de la ciudadanía um proyecto educativo que no esté aplazándola continuamente. Beneficiando del ejemplo brasileiro, hemos recogido algunas ideas acerca de la ciudadanía en la estructura dei proceso curricular portugués y hemos problematizado las más recientes medidas a nivel de la administración central.In a permanently changing time, the social and educational meaning assumed by the public school is questioned, thus making it a compulsory object of debate within political and economical options. As an open space for personal construction, the public school is a complex mechanism that requires inquiry not only into the knowledge that makes it the basis for conflicts, but also into ways to prevent the postponement of citizenship as an educational project. Taking account of the experience in Brazil, we present ideas about citizenship in the Portuguese curricular structure and analyses the most recent measures taken at the central administration level.Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de EducaçãoUniversidade do MinhoPacheco, José Augusto20002000-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/10188por“Teias”. ISSN 1518-5370. 1:2 (Jul./Dez. 2000) 99-133.1518-5370info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:34:38Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10188Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:30:22.064263Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A educação para a cidadania: o espaço curricularmente adiado
title A educação para a cidadania: o espaço curricularmente adiado
spellingShingle A educação para a cidadania: o espaço curricularmente adiado
Pacheco, José Augusto
Escola pública
Currículo
Cidadania
Escuela publica
Ciudadania
Public school
Curriculum
Citizenship
title_short A educação para a cidadania: o espaço curricularmente adiado
title_full A educação para a cidadania: o espaço curricularmente adiado
title_fullStr A educação para a cidadania: o espaço curricularmente adiado
title_full_unstemmed A educação para a cidadania: o espaço curricularmente adiado
title_sort A educação para a cidadania: o espaço curricularmente adiado
author Pacheco, José Augusto
author_facet Pacheco, José Augusto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacheco, José Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Escola pública
Currículo
Cidadania
Escuela publica
Ciudadania
Public school
Curriculum
Citizenship
topic Escola pública
Currículo
Cidadania
Escuela publica
Ciudadania
Public school
Curriculum
Citizenship
description Num período de mudança constante, a escola pública é questionada pelos sentidos social e educativo que a tornam objecto de discussão obrigatória no campo das opções políticas e económicas. Como espaço aberto de construção do percurso das pessoas, a escola pública é um mecanismo complexo que exige não só o questionamento do conhecimento, que a coloca na base dos conflitos, mas também a interrogação sobre os modos de tornar a cidadania num projecto educativo que não esteja continuamente a ser adiado. Aproveitando o testemunho brasileiro, recolhemos ideias sobre a cidadania na estrutura do processo curricular português e problematizamos as medidas mais recentes ao nível da administração central.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2000-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/10188
url http://hdl.handle.net/1822/10188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv “Teias”. ISSN 1518-5370. 1:2 (Jul./Dez. 2000) 99-133.
1518-5370
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132807394492416