A educação para a cidadania: o espaço curricularmente adiado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/10188 |
Resumo: | Num período de mudança constante, a escola pública é questionada pelos sentidos social e educativo que a tornam objecto de discussão obrigatória no campo das opções políticas e económicas. Como espaço aberto de construção do percurso das pessoas, a escola pública é um mecanismo complexo que exige não só o questionamento do conhecimento, que a coloca na base dos conflitos, mas também a interrogação sobre os modos de tornar a cidadania num projecto educativo que não esteja continuamente a ser adiado. Aproveitando o testemunho brasileiro, recolhemos ideias sobre a cidadania na estrutura do processo curricular português e problematizamos as medidas mais recentes ao nível da administração central. |
id |
RCAP_79492502a6e3e720393f47ed6f5f6f69 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10188 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A educação para a cidadania: o espaço curricularmente adiadoEscola públicaCurrículoCidadaniaEscuela publicaCiudadaniaPublic schoolCurriculumCitizenshipNum período de mudança constante, a escola pública é questionada pelos sentidos social e educativo que a tornam objecto de discussão obrigatória no campo das opções políticas e económicas. Como espaço aberto de construção do percurso das pessoas, a escola pública é um mecanismo complexo que exige não só o questionamento do conhecimento, que a coloca na base dos conflitos, mas também a interrogação sobre os modos de tornar a cidadania num projecto educativo que não esteja continuamente a ser adiado. Aproveitando o testemunho brasileiro, recolhemos ideias sobre a cidadania na estrutura do processo curricular português e problematizamos as medidas mais recentes ao nível da administração central.En un período de cambio constante, la escuela pública es interrogada por los sentidos social e educativo que hacen de ella un objecto de discusión obligada en el campo de las opciones políticas y económicas. Como espacio abierto de construcción de la vivencia de las personas, la escuela pública es un complejo mecanismo que la hace una plataforma de conflictos, sino también la interrogación sobre los modos de hacer de la ciudadanía um proyecto educativo que no esté aplazándola continuamente. Beneficiando del ejemplo brasileiro, hemos recogido algunas ideas acerca de la ciudadanía en la estructura dei proceso curricular portugués y hemos problematizado las más recientes medidas a nivel de la administración central.In a permanently changing time, the social and educational meaning assumed by the public school is questioned, thus making it a compulsory object of debate within political and economical options. As an open space for personal construction, the public school is a complex mechanism that requires inquiry not only into the knowledge that makes it the basis for conflicts, but also into ways to prevent the postponement of citizenship as an educational project. Taking account of the experience in Brazil, we present ideas about citizenship in the Portuguese curricular structure and analyses the most recent measures taken at the central administration level.Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de EducaçãoUniversidade do MinhoPacheco, José Augusto20002000-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/10188por“Teias”. ISSN 1518-5370. 1:2 (Jul./Dez. 2000) 99-133.1518-5370info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:34:38Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10188Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:30:22.064263Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação para a cidadania: o espaço curricularmente adiado |
title |
A educação para a cidadania: o espaço curricularmente adiado |
spellingShingle |
A educação para a cidadania: o espaço curricularmente adiado Pacheco, José Augusto Escola pública Currículo Cidadania Escuela publica Ciudadania Public school Curriculum Citizenship |
title_short |
A educação para a cidadania: o espaço curricularmente adiado |
title_full |
A educação para a cidadania: o espaço curricularmente adiado |
title_fullStr |
A educação para a cidadania: o espaço curricularmente adiado |
title_full_unstemmed |
A educação para a cidadania: o espaço curricularmente adiado |
title_sort |
A educação para a cidadania: o espaço curricularmente adiado |
author |
Pacheco, José Augusto |
author_facet |
Pacheco, José Augusto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pacheco, José Augusto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola pública Currículo Cidadania Escuela publica Ciudadania Public school Curriculum Citizenship |
topic |
Escola pública Currículo Cidadania Escuela publica Ciudadania Public school Curriculum Citizenship |
description |
Num período de mudança constante, a escola pública é questionada pelos sentidos social e educativo que a tornam objecto de discussão obrigatória no campo das opções políticas e económicas. Como espaço aberto de construção do percurso das pessoas, a escola pública é um mecanismo complexo que exige não só o questionamento do conhecimento, que a coloca na base dos conflitos, mas também a interrogação sobre os modos de tornar a cidadania num projecto educativo que não esteja continuamente a ser adiado. Aproveitando o testemunho brasileiro, recolhemos ideias sobre a cidadania na estrutura do processo curricular português e problematizamos as medidas mais recentes ao nível da administração central. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000 2000-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/10188 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/10188 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
“Teias”. ISSN 1518-5370. 1:2 (Jul./Dez. 2000) 99-133. 1518-5370 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132807394492416 |