Pedagogia por projetos em educação visual
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/10981 |
Resumo: | De acordo com o Currículo Nacional do Ensino Básico – Competências Essenciais (2001), a disciplina de Educação Visual é de extrema importância para a educação global dos alunos como forma de estruturação do pensamento através do ver e do olhar. A Educação Visual está, presentemente, organizada por unidades de trabalho entendidas como projetos que devem compreender um processo e um produto final. Estes projetos pressupõem ainda que o aluno atinja uma série de metas e competências à saída de cada um dos três ciclos que constituem o Ensino Básico Nacional. Apesar da reorganização curricular da disciplina compreender a prática pedagógica de ensino através de projetos, será que este tipo de práticas aumenta a motivação dos alunos pela disciplina? Mais especificamente poderá a pedagogia por projetos estimular e desenvolver a motivação dos alunos pela disciplina de Educação Visual? Através de um estudo de caso e do método de investigação-ação numa Escola Secundária do distrito de Aveiro no ano letivo de 2011/12, com alunos do 7º ano, analisa-se o acréscimo de motivação destes alunos pela disciplina de Educação Visual, após a utilização de uma pedagogia por projetos em sala de aula no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. O projeto realizado estava intrinsecamente ligado ao meio e à cultura local, pretendendo ainda acrescentar algo de novo à comunidade através de uma exposição dos trabalhos num centro cultural da cidade. Ao longo da realização do projeto, verificou-se um aumento da envolvência dos alunos com o trabalho e, consequentemente, um acréscimo da motivação dos mesmos para a disciplina de Educação Visual. A amplificação da motivação dos alunos através do projeto originou uma mudança nas suas atitudes, tornando-se mais ativos e empenhados durante a realização do trabalho, dentro e fora do horário letivo. Desta forma, a realização de projetos na disciplina de Educação Visual pode promover o aumento da motivação dos alunos e, consequentemente, a melhoria do ambiente na sala de aula e das suas aprendizagens. |
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De acordo com o Currículo Nacional do Ensino Básico – Competências Essenciais (2001), a disciplina de Educação Visual é de extrema importância para a educação global dos alunos como forma de estruturação do pensamento através do ver e do olhar. A Educação Visual está, presentemente, organizada por unidades de trabalho entendidas como projetos que devem compreender um processo e um produto final. Estes projetos pressupõem ainda que o aluno atinja uma série de metas e competências à saída de cada um dos três ciclos que constituem o Ensino Básico Nacional. Apesar da reorganização curricular da disciplina compreender a prática pedagógica de ensino através de projetos, será que este tipo de práticas aumenta a motivação dos alunos pela disciplina? Mais especificamente poderá a pedagogia por projetos estimular e desenvolver a motivação dos alunos pela disciplina de Educação Visual? Através de um estudo de caso e do método de investigação-ação numa Escola Secundária do distrito de Aveiro no ano letivo de 2011/12, com alunos do 7º ano, analisa-se o acréscimo de motivação destes alunos pela disciplina de Educação Visual, após a utilização de uma pedagogia por projetos em sala de aula no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. O projeto realizado estava intrinsecamente ligado ao meio e à cultura local, pretendendo ainda acrescentar algo de novo à comunidade através de uma exposição dos trabalhos num centro cultural da cidade. Ao longo da realização do projeto, verificou-se um aumento da envolvência dos alunos com o trabalho e, consequentemente, um acréscimo da motivação dos mesmos para a disciplina de Educação Visual. A amplificação da motivação dos alunos através do projeto originou uma mudança nas suas atitudes, tornando-se mais ativos e empenhados durante a realização do trabalho, dentro e fora do horário letivo. Desta forma, a realização de projetos na disciplina de Educação Visual pode promover o aumento da motivação dos alunos e, consequentemente, a melhoria do ambiente na sala de aula e das suas aprendizagens. |
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