Perceções sobre a liderança do diretor de um agrupamento: diretor versus conselho pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Samagaio, Sónia Cristina Martins Pereira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/18484
Resumo: O tema da presente investigação insere-se no âmbito da liderança escolar. Pretende identificar e caracterizar o(s) estilo(s) e os efeitos da liderança exercida pela Diretora de um agrupamento de escolas, através da perceção dos Membros do Conselho Pedagógico e da própria. A fundamentação teórica encontra-se sustentada na teoria “Full- -Range” de liderança, de Bass e Avolio (1990,1994,2004), que comtempla a liderança transformacional, transacional, “laissez- -faire” e três resultados de liderança (satisfação, esforço extra e eficácia). Em termos metodológicos, a investigação assumiu a forma de um estudo de caso único, recorrendo a técnicas de recolha e tratamento de informação com carácter quantitativo e qualitativo. Como instrumentos de recolha de dados utilizou o “Questionário Multifatorial de Liderança” (QML), da autoria de Bass e Avolio (2004), a entrevista semiestruturada e a análise documental. Para a análise dos dados recolhidos recorreu à estatística descritiva, à análise qualitativa comparativa na versão “fuzzy-set” (fsQCA) e à análise de conteúdo. As principais conclusões do estudo indicam que o estilo de liderança preconizado pela Diretora é do tipo transformacional, seguido do transacional e com menos expressão surge o “laissez- -faire”. Também é reconhecido o efeito positivo do seu estilo de liderança ao nível da satisfação, do esforço extra e da eficácia. No entanto, verificamos que esses efeitos positivos não ocorrem apenas quando um dos estilos de liderança está presente, mas sim de duas combinações de estilos de liderança diferentes.
id RCAP_7d668a5f480631b375014a178db95e78
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/18484
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perceções sobre a liderança do diretor de um agrupamento: diretor versus conselho pedagógicoAdministração escolarLiderançaDiretores de estabelecimento de ensinoOrganização escolarTomada de decisãoO tema da presente investigação insere-se no âmbito da liderança escolar. Pretende identificar e caracterizar o(s) estilo(s) e os efeitos da liderança exercida pela Diretora de um agrupamento de escolas, através da perceção dos Membros do Conselho Pedagógico e da própria. A fundamentação teórica encontra-se sustentada na teoria “Full- -Range” de liderança, de Bass e Avolio (1990,1994,2004), que comtempla a liderança transformacional, transacional, “laissez- -faire” e três resultados de liderança (satisfação, esforço extra e eficácia). Em termos metodológicos, a investigação assumiu a forma de um estudo de caso único, recorrendo a técnicas de recolha e tratamento de informação com carácter quantitativo e qualitativo. Como instrumentos de recolha de dados utilizou o “Questionário Multifatorial de Liderança” (QML), da autoria de Bass e Avolio (2004), a entrevista semiestruturada e a análise documental. Para a análise dos dados recolhidos recorreu à estatística descritiva, à análise qualitativa comparativa na versão “fuzzy-set” (fsQCA) e à análise de conteúdo. As principais conclusões do estudo indicam que o estilo de liderança preconizado pela Diretora é do tipo transformacional, seguido do transacional e com menos expressão surge o “laissez- -faire”. Também é reconhecido o efeito positivo do seu estilo de liderança ao nível da satisfação, do esforço extra e da eficácia. No entanto, verificamos que esses efeitos positivos não ocorrem apenas quando um dos estilos de liderança está presente, mas sim de duas combinações de estilos de liderança diferentes.This research falls within the context of educational leadership. The purpose is to identify and characterize the style(s) and the effects of leadership exercised by the school director, based on the perception of the pedagogical council members and herself. The theoretical background is based on Bass and Avolio’s “Full- -Range Leadership Theory” (1990,1994,2004), which comprises transformational, transactional and “laissez-Faire” leadership and three leadership outcomes (satisfaction, extra effort and effectiveness). Regarding to the methodology, the research followed a single case study approach, using techniques for collecting and processing information with quantitative and qualitative nature. Data were collected through the “Multifactor Leadership Questionnaire”, originally developed by Avolio and Bass (2004), semi-structured interviews and document analysis. Data were analyzed using descriptive statistics, “fuzzy-set” Qualitative Comparative Analysis (fsQCA) and content analysis. The results show that transformational leadership is the main style of perceived leadership, followed by transactional and at lower level the “laissez-faire” leadership. There is also evidence of the positive effect of the director's leadership style at the satisfaction, extra effort and effectiveness levels of the pedagogical council members. However, we found that these positive effects do not occur only when one of the leadership styles is present, but two combinations of different leadership styles.Universidade de Aveiro2017-10-11T09:09:01Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/18484TID:201935287porSamagaio, Sónia Cristina Martins Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:35:04Zoai:ria.ua.pt:10773/18484Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:53:13.113391Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perceções sobre a liderança do diretor de um agrupamento: diretor versus conselho pedagógico
title Perceções sobre a liderança do diretor de um agrupamento: diretor versus conselho pedagógico
spellingShingle Perceções sobre a liderança do diretor de um agrupamento: diretor versus conselho pedagógico
Samagaio, Sónia Cristina Martins Pereira
Administração escolar
Liderança
Diretores de estabelecimento de ensino
Organização escolar
Tomada de decisão
title_short Perceções sobre a liderança do diretor de um agrupamento: diretor versus conselho pedagógico
title_full Perceções sobre a liderança do diretor de um agrupamento: diretor versus conselho pedagógico
title_fullStr Perceções sobre a liderança do diretor de um agrupamento: diretor versus conselho pedagógico
title_full_unstemmed Perceções sobre a liderança do diretor de um agrupamento: diretor versus conselho pedagógico
title_sort Perceções sobre a liderança do diretor de um agrupamento: diretor versus conselho pedagógico
author Samagaio, Sónia Cristina Martins Pereira
author_facet Samagaio, Sónia Cristina Martins Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Samagaio, Sónia Cristina Martins Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Administração escolar
Liderança
Diretores de estabelecimento de ensino
Organização escolar
Tomada de decisão
topic Administração escolar
Liderança
Diretores de estabelecimento de ensino
Organização escolar
Tomada de decisão
description O tema da presente investigação insere-se no âmbito da liderança escolar. Pretende identificar e caracterizar o(s) estilo(s) e os efeitos da liderança exercida pela Diretora de um agrupamento de escolas, através da perceção dos Membros do Conselho Pedagógico e da própria. A fundamentação teórica encontra-se sustentada na teoria “Full- -Range” de liderança, de Bass e Avolio (1990,1994,2004), que comtempla a liderança transformacional, transacional, “laissez- -faire” e três resultados de liderança (satisfação, esforço extra e eficácia). Em termos metodológicos, a investigação assumiu a forma de um estudo de caso único, recorrendo a técnicas de recolha e tratamento de informação com carácter quantitativo e qualitativo. Como instrumentos de recolha de dados utilizou o “Questionário Multifatorial de Liderança” (QML), da autoria de Bass e Avolio (2004), a entrevista semiestruturada e a análise documental. Para a análise dos dados recolhidos recorreu à estatística descritiva, à análise qualitativa comparativa na versão “fuzzy-set” (fsQCA) e à análise de conteúdo. As principais conclusões do estudo indicam que o estilo de liderança preconizado pela Diretora é do tipo transformacional, seguido do transacional e com menos expressão surge o “laissez- -faire”. Também é reconhecido o efeito positivo do seu estilo de liderança ao nível da satisfação, do esforço extra e da eficácia. No entanto, verificamos que esses efeitos positivos não ocorrem apenas quando um dos estilos de liderança está presente, mas sim de duas combinações de estilos de liderança diferentes.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2017-10-11T09:09:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/18484
TID:201935287
url http://hdl.handle.net/10773/18484
identifier_str_mv TID:201935287
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137583280685056