Perceções sobre a liderança do diretor de um agrupamento: diretor versus conselho pedagógico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/18484 |
Resumo: | O tema da presente investigação insere-se no âmbito da liderança escolar. Pretende identificar e caracterizar o(s) estilo(s) e os efeitos da liderança exercida pela Diretora de um agrupamento de escolas, através da perceção dos Membros do Conselho Pedagógico e da própria. A fundamentação teórica encontra-se sustentada na teoria “Full- -Range” de liderança, de Bass e Avolio (1990,1994,2004), que comtempla a liderança transformacional, transacional, “laissez- -faire” e três resultados de liderança (satisfação, esforço extra e eficácia). Em termos metodológicos, a investigação assumiu a forma de um estudo de caso único, recorrendo a técnicas de recolha e tratamento de informação com carácter quantitativo e qualitativo. Como instrumentos de recolha de dados utilizou o “Questionário Multifatorial de Liderança” (QML), da autoria de Bass e Avolio (2004), a entrevista semiestruturada e a análise documental. Para a análise dos dados recolhidos recorreu à estatística descritiva, à análise qualitativa comparativa na versão “fuzzy-set” (fsQCA) e à análise de conteúdo. As principais conclusões do estudo indicam que o estilo de liderança preconizado pela Diretora é do tipo transformacional, seguido do transacional e com menos expressão surge o “laissez- -faire”. Também é reconhecido o efeito positivo do seu estilo de liderança ao nível da satisfação, do esforço extra e da eficácia. No entanto, verificamos que esses efeitos positivos não ocorrem apenas quando um dos estilos de liderança está presente, mas sim de duas combinações de estilos de liderança diferentes. |
id |
RCAP_7d668a5f480631b375014a178db95e78 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/18484 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Perceções sobre a liderança do diretor de um agrupamento: diretor versus conselho pedagógicoAdministração escolarLiderançaDiretores de estabelecimento de ensinoOrganização escolarTomada de decisãoO tema da presente investigação insere-se no âmbito da liderança escolar. Pretende identificar e caracterizar o(s) estilo(s) e os efeitos da liderança exercida pela Diretora de um agrupamento de escolas, através da perceção dos Membros do Conselho Pedagógico e da própria. A fundamentação teórica encontra-se sustentada na teoria “Full- -Range” de liderança, de Bass e Avolio (1990,1994,2004), que comtempla a liderança transformacional, transacional, “laissez- -faire” e três resultados de liderança (satisfação, esforço extra e eficácia). Em termos metodológicos, a investigação assumiu a forma de um estudo de caso único, recorrendo a técnicas de recolha e tratamento de informação com carácter quantitativo e qualitativo. Como instrumentos de recolha de dados utilizou o “Questionário Multifatorial de Liderança” (QML), da autoria de Bass e Avolio (2004), a entrevista semiestruturada e a análise documental. Para a análise dos dados recolhidos recorreu à estatística descritiva, à análise qualitativa comparativa na versão “fuzzy-set” (fsQCA) e à análise de conteúdo. As principais conclusões do estudo indicam que o estilo de liderança preconizado pela Diretora é do tipo transformacional, seguido do transacional e com menos expressão surge o “laissez- -faire”. Também é reconhecido o efeito positivo do seu estilo de liderança ao nível da satisfação, do esforço extra e da eficácia. No entanto, verificamos que esses efeitos positivos não ocorrem apenas quando um dos estilos de liderança está presente, mas sim de duas combinações de estilos de liderança diferentes.This research falls within the context of educational leadership. The purpose is to identify and characterize the style(s) and the effects of leadership exercised by the school director, based on the perception of the pedagogical council members and herself. The theoretical background is based on Bass and Avolio’s “Full- -Range Leadership Theory” (1990,1994,2004), which comprises transformational, transactional and “laissez-Faire” leadership and three leadership outcomes (satisfaction, extra effort and effectiveness). Regarding to the methodology, the research followed a single case study approach, using techniques for collecting and processing information with quantitative and qualitative nature. Data were collected through the “Multifactor Leadership Questionnaire”, originally developed by Avolio and Bass (2004), semi-structured interviews and document analysis. Data were analyzed using descriptive statistics, “fuzzy-set” Qualitative Comparative Analysis (fsQCA) and content analysis. The results show that transformational leadership is the main style of perceived leadership, followed by transactional and at lower level the “laissez-faire” leadership. There is also evidence of the positive effect of the director's leadership style at the satisfaction, extra effort and effectiveness levels of the pedagogical council members. However, we found that these positive effects do not occur only when one of the leadership styles is present, but two combinations of different leadership styles.Universidade de Aveiro2017-10-11T09:09:01Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/18484TID:201935287porSamagaio, Sónia Cristina Martins Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:35:04Zoai:ria.ua.pt:10773/18484Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:53:13.113391Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perceções sobre a liderança do diretor de um agrupamento: diretor versus conselho pedagógico |
title |
Perceções sobre a liderança do diretor de um agrupamento: diretor versus conselho pedagógico |
spellingShingle |
Perceções sobre a liderança do diretor de um agrupamento: diretor versus conselho pedagógico Samagaio, Sónia Cristina Martins Pereira Administração escolar Liderança Diretores de estabelecimento de ensino Organização escolar Tomada de decisão |
title_short |
Perceções sobre a liderança do diretor de um agrupamento: diretor versus conselho pedagógico |
title_full |
Perceções sobre a liderança do diretor de um agrupamento: diretor versus conselho pedagógico |
title_fullStr |
Perceções sobre a liderança do diretor de um agrupamento: diretor versus conselho pedagógico |
title_full_unstemmed |
Perceções sobre a liderança do diretor de um agrupamento: diretor versus conselho pedagógico |
title_sort |
Perceções sobre a liderança do diretor de um agrupamento: diretor versus conselho pedagógico |
author |
Samagaio, Sónia Cristina Martins Pereira |
author_facet |
Samagaio, Sónia Cristina Martins Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Samagaio, Sónia Cristina Martins Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração escolar Liderança Diretores de estabelecimento de ensino Organização escolar Tomada de decisão |
topic |
Administração escolar Liderança Diretores de estabelecimento de ensino Organização escolar Tomada de decisão |
description |
O tema da presente investigação insere-se no âmbito da liderança escolar. Pretende identificar e caracterizar o(s) estilo(s) e os efeitos da liderança exercida pela Diretora de um agrupamento de escolas, através da perceção dos Membros do Conselho Pedagógico e da própria. A fundamentação teórica encontra-se sustentada na teoria “Full- -Range” de liderança, de Bass e Avolio (1990,1994,2004), que comtempla a liderança transformacional, transacional, “laissez- -faire” e três resultados de liderança (satisfação, esforço extra e eficácia). Em termos metodológicos, a investigação assumiu a forma de um estudo de caso único, recorrendo a técnicas de recolha e tratamento de informação com carácter quantitativo e qualitativo. Como instrumentos de recolha de dados utilizou o “Questionário Multifatorial de Liderança” (QML), da autoria de Bass e Avolio (2004), a entrevista semiestruturada e a análise documental. Para a análise dos dados recolhidos recorreu à estatística descritiva, à análise qualitativa comparativa na versão “fuzzy-set” (fsQCA) e à análise de conteúdo. As principais conclusões do estudo indicam que o estilo de liderança preconizado pela Diretora é do tipo transformacional, seguido do transacional e com menos expressão surge o “laissez- -faire”. Também é reconhecido o efeito positivo do seu estilo de liderança ao nível da satisfação, do esforço extra e da eficácia. No entanto, verificamos que esses efeitos positivos não ocorrem apenas quando um dos estilos de liderança está presente, mas sim de duas combinações de estilos de liderança diferentes. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-01T00:00:00Z 2016 2017-10-11T09:09:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/18484 TID:201935287 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/18484 |
identifier_str_mv |
TID:201935287 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137583280685056 |