As crenças de controlo dos alunos do 3º ciclo e do ensino secundário face à inclusão dos seus pares com deficiência nas aulas de Educação Física : o contato e o nível de ensino
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/8410 |
Resumo: | Este estudo tem como título “As crenças de controlo dos alunos do 3º Ciclo e do ensino Secundário face à inclusão dos seus pares com deficiência nas aulas de Educação Física – o contacto e o nível de ensino” e como objetivo analisar as atitudes dos alunos verificando se as mesmas, face à inclusão dos seus pares com NEE nas aulas de Educação Física, variam em função do nível de ensino. A amostra recolhida contabiliza um total de 1611 alunos com idades compreendidas entre os 11 anos 21 anos de idade. Estes números subdividem-se em 1261 alunos frequentadores do 3º Ciclo de escolaridade, com idades compreendidas entre os 11 e os 18 anos de idade, apresentando uma média de idades de 13,66 (± 1,8) e em 350 alunos, frequentadores do ensino Secundário, com idades compreendidas entre os 14 e os 21 anos, sendo que a média de idades é de 16,09 (± 2,3). O instrumento utilizado foi o questionário “A atitude dos alunos sobre a inclusão dos seus pares com deficiência” (Leitão, AID-EF, 2014), com utilização da Escala de Likert adaptada, através de seis parâmetros (1 – 6). Para a devida reflexão, análise e tratamento estatístico dos dados recolhidos foi utilizado o software SPSS Statistics, onde se irá recorrer ao teste estatístico T de Student. Através dos resultados obtidos no presente estudo, tendo em conta a comparação entre o 3º Ciclo e o ensino Secundário, verifica-se que se encontram diferenças significativas nas Crenças de Controlo Interno e Externo nas turmas com presença de alunos com NEE, onde as atitudes mais positivas face à inclusão dos mesmos se encontram nos alunos do ensino Secundário. Nas turmas com ausência de alunos com NEE, apesar de se verificarem atitudes positivas face à possível inclusão dos mesmos, não se pode afirmar que existam diferenças significativas nas Crenças de Controlo Interno e Externo nos alunos destes dois níveis de ensino. |
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As crenças de controlo dos alunos do 3º ciclo e do ensino secundário face à inclusão dos seus pares com deficiência nas aulas de Educação Física : o contato e o nível de ensinoMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIODESPORTOEDUCAÇÃO FÍSICAINCLUSÃO DESPORTIVANECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAISCOMPORTAMENTOATITUDESTEORIAS COMPORTAMENTAISESTUDOS DE CASOSPORTPHYSICAL EDUCATIONSPORT INCLUSIONSPECIAL EDUCATIONAL NEEDSBEHAVIOURATTITUDESBEHAVIOURAL THEORIESCASE STUDIESEste estudo tem como título “As crenças de controlo dos alunos do 3º Ciclo e do ensino Secundário face à inclusão dos seus pares com deficiência nas aulas de Educação Física – o contacto e o nível de ensino” e como objetivo analisar as atitudes dos alunos verificando se as mesmas, face à inclusão dos seus pares com NEE nas aulas de Educação Física, variam em função do nível de ensino. A amostra recolhida contabiliza um total de 1611 alunos com idades compreendidas entre os 11 anos 21 anos de idade. Estes números subdividem-se em 1261 alunos frequentadores do 3º Ciclo de escolaridade, com idades compreendidas entre os 11 e os 18 anos de idade, apresentando uma média de idades de 13,66 (± 1,8) e em 350 alunos, frequentadores do ensino Secundário, com idades compreendidas entre os 14 e os 21 anos, sendo que a média de idades é de 16,09 (± 2,3). O instrumento utilizado foi o questionário “A atitude dos alunos sobre a inclusão dos seus pares com deficiência” (Leitão, AID-EF, 2014), com utilização da Escala de Likert adaptada, através de seis parâmetros (1 – 6). Para a devida reflexão, análise e tratamento estatístico dos dados recolhidos foi utilizado o software SPSS Statistics, onde se irá recorrer ao teste estatístico T de Student. Através dos resultados obtidos no presente estudo, tendo em conta a comparação entre o 3º Ciclo e o ensino Secundário, verifica-se que se encontram diferenças significativas nas Crenças de Controlo Interno e Externo nas turmas com presença de alunos com NEE, onde as atitudes mais positivas face à inclusão dos mesmos se encontram nos alunos do ensino Secundário. Nas turmas com ausência de alunos com NEE, apesar de se verificarem atitudes positivas face à possível inclusão dos mesmos, não se pode afirmar que existam diferenças significativas nas Crenças de Controlo Interno e Externo nos alunos destes dois níveis de ensino.This study is entitled “Elementary and Secondary students’ beliefs of control towards the inclusion of their peers with disabilities in Physical Education classes – the contact and the school level” and its aim is to analyse the students’ attitudes towards the inclusion of their peers with disabilities in Physical Education classes and to find out if those attitudes vary according to the students’ school level. The sample consists of 1611 students in the 11-21 age range. These numbers include 1261 elementary students aged between 11 and 18, whose average age is 13,66 (± 1,8) and 350 secondary students aged between 14 and 21, with an average age of 16,09 (± 2,3). The survey instrument used in this study was the “Students’ attitude towards the inclusion of their peers with disability” questionnaire (Leitão, AID- EF, 2014), whose responses were rated on an adapted 6-point Likert type scale. The software SPSS Statistics was used for data management and statistical analysis through the statistical Student’s t-test. The results of the present study revealed that there are significant differences in the Beliefs of Internal and External Control when comparing elementary and secondary classes that include students with disabilities, being secondary students the ones that show the most positive attitudes towards the inclusion of students with disabilities. In classes where there are no students with special needs, there is no evidence of significant differences in the Beliefs of Internal and External Control in students attending these two school levels. However, students show positive attitudes towards the possible inclusion of disabled classmates.2018-01-08T19:21:00Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/8410TID:201776650porPereira, Miguel Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:03:09Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8410Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:22.903373Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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